Como manter uma respiração correta ao nadar

· 7 de fevereiro de 2019
Aprender a ter uma boa respiração ao nadar te permitirá um melhor desempenho durante os exercícios de natação. Além disso, evitará a sensação de fatiga e algumas tensões musculares.

Manter uma respiração correta ao nadar é uma das chaves para melhorar o desempenho e prevenir aquela sensação desconfortável de fadiga dentro da água. Embora no início seja um pouco chato manter uma respiração bem coordenada, é possível dominá-la com a prática.

Felizmente, as dicas para ter uma boa respiração ao nadar não são coisa de outro mundo. Você quer aprendê-las? Nesta oportunidade vamos compartilhar algumas estratégias para dominá-la. Coloque-as em prática!

Dicas para manter uma respiração correta ao nadar

Na hora de praticar natação é importante ter pulmões bem preparados. No entanto, a técnica para corrigir a respiração enquanto nada pode variar dependendo do tipo de nado. Em geral, o objetivo para dominá-la é aprimorar o desempenho dos exercícios, já que uma respiração suave e relaxada nos permite economizar uma energia valiosa.

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Respiração bilateral no nado crawl

Deve-se manter uma respiração correta ao nadar

A chave para manter a respiração correta ao nadar crawl fazê-lo bilateralmente. Esta técnica requer que o nadador mude o lado por onde respira após cada ciclo de braçada completo. Sua alternação pode ocorrer a cada 3 ou 5 braçadas.

Benefícios:

  • Reduz a pressão sobre a área do ombro.
  • Melhora o equilíbrio e o alinhamento do corpo.
  • Contribui para uma economia de energia maior.
  • Melhora a capacidade de localização e ajuda a controlar a visão de ambos os lados.

Respiração frontal para o estilo borboleta

No estilo de nado borboleta é mais fácil respirar. Para fazer isso corretamente, o nadador deve respirar para a frente, mantendo a cabeça o mais alta possível. Ou seja, puxe o ar ao levantar a cabeça e expulse-o quando colocá-la dentro d’água.

Uma variante que está sendo usada atualmente é respirar a cada dois ciclos de braçadas. Isso é chamado de “frequência de respiração 2 e 1” e é usada para conseguir um rendimento melhor.

Respiração no estilo costas

Muitos se sentem confortáveis ao nadar no estilo costas, já que a respiração é muito mais simples do que nas demais modalidades. Entretanto, não é aconselhável confiar, porque o nadador pode perder o controle da posição e engolir água.

Para que não haja nenhum inconveniente é fundamental prestar atenção os ritmos e a coordenação, tratando de inspirar o ar antes que o braço cruze a vertical da cabeça. Um erro habitual consiste em puxar e soltar o ar da maneira contínua, sem considerar o movimento do corpo ao nadar.

Respiração ao inverso

Na natação a respiração é feita ao contrário; o ar é puxado pela boca e é expelido pelo nariz. Este conselho é elementar para ter uma respiração correta ao nadar, já que ajuda a ser mais eficiente.

A expulsão do ar pelo nariz permite uma respiração mais controlada, visto que não solta todo o oxigênio de uma vez. Portanto, este permanece mais tempo nos pulmões e impede a sensação de afogamento.

Consequências de uma má respiração ao nadar

Não respiração correta ao nadar pode trazer risco de afogamento

Não executar uma respiração adequada ao nadar produz várias consequências negativas. Embora no processo de aprendizagem às vezes não se perceberam, ao longo do tempo tornar-se um obstáculo atingir um ótimo rendimento. As mais comuns são:

  • Maior resistência no avanço porque os quadris e os pés tendem a afundar mais do que deveriam.
  • Sensação de fadiga porque aumenta a necessidade de fazer movimentos desnecessários.
  • Falta de oxigênio geral em todo o corpo, o que aumenta o cansaço precoce.
  • Tontura quando há uma respiração em cada braçada.
  • Sensação de afogamento ao segurar a respiração por muito tempo.
  • Exaustão e tensão muscular pelo alto esforço.

Você sabia? Como a respiração incorreta pode afetar a sua saúde

Te preocupa ter uma respiração errada ao nadar? Tenha em conta as recomendações dadas para cada caso e tente fazê-las com naturalidade. Faça seus exercícios normais de natação, mas se centrando em ter uma respiração melhor.

Deste modo você conseguirá que seja cada vez mais espontânea e, além disso, você melhorará seu rendimento. Se te restam dúvidas ou você sente que está fazendo errado, peça a supervisão de um treinador.

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