Presbiopia ou fadiga ocular

Além de dificultar a visão de perto, a presbiopia pode causar olhos vermelhos e coceira. Saiba mais sobre esse problema neste artigo.
Presbiopia ou fadiga ocular

Última atualização: 14 Abril, 2021

A presbiopia é um defeito da visão que costumamos chamar de fadiga ocular. Certamente você já percebeu que a maioria das pessoas com mais de 50 anos começa a se afastar dos livros, telefones celulares ou de qualquer outra coisa porque não consegue ver bem de perto.

Este é um processo que atinge cerca de 85% das pessoas com mais de 45 anos. Consiste no fato de que o cristalino, que é a lente transparente do olho, perde a sua elasticidade, e a visão de perto fica mais difícil.

Infelizmente, a presbiopia não pode ser evitada. No entanto, pode ser tratada e melhorada. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre a presbiopia para facilitar a identificação dos sintomas.

O que é a presbiopia?

O cristalino é uma parte transparente do olho que age como uma lente natural. Sua função é focar os raios de luz na retina para que o processo da visão ocorra corretamente.

Com o passar dos anos, a lente se torna cada vez mais opaca e menos elástica. Essa perda de elasticidade é o que determina a presbiopia. Na verdade, é um processo normal e fisiológico que acompanha o envelhecimento. Portanto, a presbiopia não pode ser classificada como uma doença.

O que acontece é que a capacidade de ver claramente as coisas mais próximas é perdida. Ou seja, a visão de perto se deteriora. Os sintomas começam a aparecer a partir dos 40 ou 45 anos. 

Fadiga ocular

Quais são os sintomas da presbiopia?

O sintoma principal e mais óbvio é que se torna difícil focalizar objetos de perto. Isso é fácil de perceber ao ler um livro ou assistir a algo na tela do celular. Pessoas com presbiopia começam a afastar esses objetos para enxergar claramente.

Outro dos sintomas mais frequentes é a dor de cabeça, que surge principalmente durante a leitura. Além disso, os olhos sofrem e ficam cansados. Muitas pessoas sentem coceira, olhos secos, vermelhidão e lacrimejamento.

Além disso, os sintomas costumam piorar à noite e em situações em que a luz é mais fraca ou há mais sombras. Na verdade, à medida que a idade aumenta, o problema se torna cada vez mais intensificado e os sintomas pioram.

Existe uma maneira de prevenir ou tratar a presbiopia?

A verdade é que, por se tratar de um processo natural, ele não pode ser evitado. Existem algumas maneiras de atrasar o seu aparecimento, embora elas não tenham se mostrado realmente úteis. A ideia é manter uma higiene ocular adequada.

Antes de mais nada, é importante descansar os olhos de vez em quando, principalmente quando estiver trabalhando constantemente no computador. É aconselhável fazer intervalos de meia hora para relaxar os olhos.

Da mesma forma, é recomendável passar algum tempo ao ar livre com luz natural. Além disso, quando for passear ou tomar sol, é preciso proteger os olhos com óculos escuros. Estas são medidas básicas para cuidar da visão.

Mulher usando óculos escuros

Tratamento

O tratamento da presbiopia é baseado no uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Primeiro, os óculos podem ser de leitura, bifocais ou progressivos. Os de leitura sempre foram os mais usados, mas são cada vez menos recomendados, pois servem apenas para uma atividade muito específica.

Os óculos bifocais estão quase fora de uso. No entanto, os óculos progressivos permitem que você concentre sua visão em todas as distâncias, tanto de longe quanto de perto. A parte superior da lente corrige a visão de longe, enquanto a parte inferior melhora a visão de perto. A mudança entre as zonas é progressiva.

Embora seja uma opção um pouco mais complexa, atualmente existem várias técnicas cirúrgicas que podem melhorar significativamente a presbiopia. O melhor é consultar um oftalmologista e pedir que o profissional ajude a decidir o melhor tratamento com base nos seus sintomas, na sua idade e nas suas condições gerais.

Conclusão

A presbiopia, também chamada de fadiga ocular, é um processo normal que acompanha o envelhecimento. Por causa dela, o cristalino se torna menos elástico com o tempo, e a visão de perto se torna difícil. Isso não pode ser evitado, mas atualmente existem muitas maneiras de melhorar esses defeitos de visão.

Pode interessar a você...
Super alimentos para cuidar da sua vista
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Super alimentos para cuidar da sua vista

Você sabia que a cenoura é rica em antioxidantes, vitamina A e luteína? Todos esses nutrientes podem ajudá-lo a cuidar da sua vista.