Melhor Com Saúde
 

Como a diabetes afeta a visão?

A diabetes está relacionada ao edema macular, catarata e retinopatia diabética, entre outras alterações que afetam a visão.

Como a diabetes afeta a visão?

Última atualização: 12 Dezembro, 2020

O diabético é um doente crônico, e todo o seu organismo é alterado pela doença. Neste artigo, falaremos especificamente a respeito de como a diabetes afeta a visão.

Essa doença crônica não permite que o organismo produza ou use a insulina de forma adequada. A insulina é a ‘chave’ que permite que a glicose passe do sangue para as células. Quando isso não acontece, a glicose aumenta sua concentração no sangue.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 422 milhões de diabéticos no mundo. Na verdade, acredita-se que a diabetes seja a sétima causa de morte em 2030.

A incidência continua aumentando devido ao nosso estilo de vida inadequado. A alimentação e o sedentarismo desempenham um papel muito importante no desenvolvimento desta patologia, embora outros fatores, como a genética, também influenciem.

Estima-se que cerca de 15% dos diabéticos tipo 1 e quase 40% dos diabéticos tipo 2 sofram de retinopatia diabética. Esta é uma complicação que ocorre nos olhos e leva a uma perda progressiva da visão. Neste artigo, explicamos como a diabetes afeta a visão.

Como a diabetes afeta a visão?

Consulta com oftalmologista

A diabetes, como já mencionamos, causa um aumento nos níveis de glicose no sangue. Isso, normalmente, não provocaria nenhum dano aos olhos.

No entanto, quando não se controla a diabetes e a glicose permanece alta por um longo tempo, podem ocorrer danos aos vasos sanguíneos do organismo. Na verdade, isso geralmente acontece em pessoas que nem sabem que são diabéticas.

A princípio, o que acontece é que a glicose faz com que o fluido vaze para os tecidos. É o que se conhece como edema, que se traduz em inchaço de qualquer área do corpo devido ao acúmulo desse líquido.

Além disso, a diabetes mal controlada também estimula a formação de novos vasos sanguíneos nos olhos. Esses vasos são fracos, portanto, tendem a se romper e causar sangramento. Eles tendem a se formar em torno da retina, o que é uma das causas da deficiência visual.

Também é verdade que a diabetes pode aumentar a pressão dentro do olho. Todas essas situações (aumento da pressão, criação de vasos fracos e edema), acabam fazendo com que a visão se altere.

As doenças oculares mais relacionadas à diabetes são:

  • Retinopatia diabética.
  • Catarata.
  • Edema macular.

A seguir, explicamos em que consiste cada uma delas.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma lesão da retina, o tecido do olho sensível à luz que permite a visão. É uma patologia progressiva em que, inicialmente, pequenas áreas de inflamação aparecem nos vasos sanguíneos que fornecem sangue à retina.

Com o passar do tempo, esses vasos ficam obstruídos e o fluxo sanguíneo para essa área é reduzido. Na ausência de sangue oxigenado, o corpo cria novos vasos sanguíneos para poder nutrir a retina.

O problema é que os novos vasos criados são fracos e têm uma grande tendência a se romperem. Quando isso acontece, a presença de sangue naquela área faz com que a visão se altere, pois impede que a retina permaneça nas condições necessárias.

O sintoma mais comum é a visão turva ou visão com manchas contínuas. Além disso, o paciente perde gradualmente a visão e, em algumas regiões, há uma perda completa.

Mulher com catarata

Não deixe de ler: Tudo sobre a cirurgia de catarata

Catarata por diabetes

A catarata consiste no fato de que o cristalino, que é uma lente transparente do olho que permite a passagem correta dos raios de luz, torna-se opaco e não permite a passagem da luz. Isso ocorre porque o cristalino tira o excesso de glicose do corpo para transformá-la em sorbitol, substância que, ao se acumular no cristalino, gera opacidade.

Edema macular por diabetes

A mácula é a parte do olho que nos permite ver em detalhes, e também é responsável pela visão central. O edema macular é um acúmulo de líquido em torno da mácula causado pela diabetes. Por causa disso, o processo de visão também não pode ser realizado corretamente.

Descubra também: O que é a hiperglicemia?

Conclusão: a diabetes afeta significativamente a visão

Existem muitas alterações que ocorrem na visão como resultado da diabetes. Portanto, é importante cuidar de si mesmo e ir ao médico se tiver alguma dúvida. É necessário manter um controle rígido do nível de glicose para evitar todas essas situações.

5 sinais de que seus olhos têm algum problema

5 sinais de que seus olhos têm algum problema

Os olhos são órgãos primordiais para o desenvolvimento do dia a dia de cada pessoa. Ainda que não cheguem a ser vitais, já que muitos não possuem o



  • Las cataratas y la diabetes | Visioon. (n.d.). Retrieved October 12, 2019, from https://visioon.es/cataratas-diabeticos/
  • Mathers, C. D., & Loncar, D. (2006). Projections of Global Mortality and Burden of Disease from 2002 to 2030. PLoS Medicine, 3(11), e442. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.0030442
  • Las enfermedades diabéticas del ojo | NIDDK. (n.d.). Retrieved October 12, 2019, from https://www.niddk.nih.gov/health-information/informacion-de-la-salud/diabetes/informacion-general/prevenir-problemas/ojos
  • ¿Cómo afecta la diabetes a la vista? | Blogs Quirónsalud. (n.d.). Retrieved October 12, 2019, from https://www.quironsalud.es/blogs/es/abrir-cerrar-ojos/afecta-diabetes-vista