6 dicas para desenvolver talentos em seus filhos

14 de julho de 2019
Muitos pais e mães se preocupam em descobrir e ajudar a melhorar os talentos em seus filhos. A idade pré-escolar é a hora de começar a explorar suas habilidades.

Alguns pintam, e outros gostam de música ou futebol. Cada menino ou menina tem habilidades para alguma coisa, por isso toto pai quer saber como desenvolver talentos em seus filhos.

A idade pré-escolar é a hora de começar a explorar suas habilidades e destrezas. O desenvolvimento de talentos não apenas estimula sua autoestima, mas também ajuda a impulsionar seus interesses no futuro.

Como descobrir talentos em seus filhos?

Menina com talento para a leitura

Fazer o que é bom é uma fonte de bem-estar para a criança. Se, além disso, você puder começar a desenvolver talentos em seus filhos desde cedo, poderá alcançar níveis de excelência. O fortalecimento de experiências como essa pode marcá-los positivamente pelo resto de sua vida.

Para descobrir e desenvolver o talento de seu filho você deve dedicar tempo para estar com ele, e seguir estas 6 recomendações:

1. Observe seu filho

Observe-o. Qualquer hora é boa para isso: enquanto faz o dever de casa, brinca, ou em qualquer outra atividade que você faça com ele em família. Concentre-se em observar o que mais ele gosta, ou em que é bom.

Avalie se gosta de música, se gosta de dançar ou se prefere pintar, se tem uma boa memória, ou se inventa jogos ou histórias. Eles podem mostrar interesse em idiomas, ou aprender a ler rápido. Veja se usam as duas mãos para escrever, ou tem facilidade para esportes. Qualquer um destes podem ser sinais que apontam para as habilidades que seu filho tem.

Leia também: Conselhos para que o cabelo de seus filhos cresça forte e bonito.

2. Dê-lhe liberdade para explorar

Isso o ajuda a conhecer coisas novas e diferentes. Assim, você estará aumentando nele o prazer de descobrir novas experiências. Não importa tanto conseguir um determinado resultado, mas sim o processo. Isto é, dê a ele a oportunidade de testar suas habilidades. Esta é uma estratégia eficaz para saber qual é o talento de seu filho.

Se você deixá-lo explorar e conhecer suas próprias possibilidades, pouco a pouco ele vai descobrir em que é apaixonado e quais são suas habilidades. E, na medida em que as exercita, o grau de realização da tarefa em questão será ainda melhor.

3. Avalie seu ritmo

Seu filho pode surpreender você com a velocidade com que ele aprende ou domina o conhecimento. Ou, pelo contrário, pode precisar de mais tempo para descobrir o que gosta. Um bom conselho, nesse sentido, é evitar sobrecarregá-lo com um excesso de atividades extras. Se você o sobrecarregar, ele vai se cansar. E, depois da fadiga, o desinteresse geralmente aparece.

Orientar o seu pequeno para o pleno conhecimento de seus interesses pessoais, de suas habilidades físicas e mentais, requer tempo. Então, vá com calma, brinque com ele, deixe-o explorar, colocar-se à prova, cometer erros e começar de novo. Tudo isso faz parte da aventura, e é o que a torna realmente emocionante.

4. Evite comparações para fortalecer o desenvolvimento de talentos em seus filhos

Nunca compare a inteligência ou as habilidades de seu filho com as de outra criança. Menos ainda, com a dos irmãos, se ele os tiver. Cada criança é única e, como tal, merece ser tratada de acordo com a sua individualidade.

O talento pode ser hereditário ou não. Pode ser inato ou alcançado pelo desenvolvimento de certas habilidades. Assim, você precisa ter em mente que seu filho não será músico só porque sua avó era, ou jogador de futebol só porque um dos irmãos também é.

Pense também que suas paixões não necessariamente têm que ser as do seu filho. Por mais que você queira incuti-las, ele, como um ser independente, procurará desenvolver as suas próprias, que podem ou não coincidir com as de seus pais. Se você impuser seus gostos ou preferências, longe de descobrir seu talento, só receberá a rejeição daquilo que você procura encorajar.

5. Ame seu filho

Criança com talento na arte

Você se pergunta o que o amor tem a ver com descobrir os talentos do seu filho? Bem, o amor é importante em tudo que pretendemos fazer, influenciar ou capacitar em nossos filhos.

Ame seu filho tal como ele é. Não queira ver nele o que você imagina ou o que gostaria de ter. Essa ideia não corresponde à realidade. Não se engane, imaginando que seu filho será ou desfrutará de algo que ele não gosta, ou para o qual ele não tem habilidades especiais.

Você também pode estar interessado em ler: O frasco da calma: uma artesania espetacular para os seus filhos.

6. Para desenvolver talentos em seus filhos, não faça da sua paixão uma obrigação

Depois de determinar o talento do seu filho seja prudente e não faça disso uma obrigação. Deixe-o aproveitar o que ele faz. Deixe-o aprender, descobrir, realizar-se. Apenas o seu interesse justifica a razão de ser desta experiência. Tampouco o repreenda por seu desempenho. Essa pressão é contraproducente. Se, nessa ocasião, o que ele estava tentando fazer não tenha saído tão bem, reconheça seu esforço e incentive-o a melhorar.

A liberdade com a qual seus filhos podem chegar perto do que eles são apaixonados pode ser o gatilho para descobrir o seu talento. E lembre-se: o talento não é sinônimo de gênio. Muitas vezes é o suficiente ser bom em alguma coisa. Não precisa ser o melhor. Pelo contrário, a obrigação reduz o prazer, e poderia frustrar seu interesse e desempenho na atividade que estava começando a gostar.

  • Gardner, H. (2000). Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century. Nueva York: Basic Books.
  • Gardner, H. (1993). Multiple intelligences: the theory in practice. Nueva York: Basic Books.
  • Geake, J. (2008). “Neuromythologies in education”, Educational Research, 50 (2): 123-133.
  • Nikolova, K., and Taneva-Shopova, S. (2007). “Multiple intelligences theory and educational practice”, Annual Assess, 26 (2): 105-109.