Conselhos para que o cabelo dos seus filhos cresça forte e bonito

A alimentação das crianças é muito importante para o crescimento do cabelo, ainda que muitas vezes não associemos essas duas questões. Contamos a seguir outros fatores que influenciam o crescimento de um cabelo saudável e forte.
Conselhos para que o cabelo dos seus filhos cresça forte e bonito

Última atualização: 12 Julho, 2021

O cabelo das crianças costuma mudar muito com o tempo. Na fase da amamentação é normal que tenham pouca quantidade, mas quando você se der conta, ele estará muito volumoso. Então, será necessário que você saiba cuidar do cabelo de seus filhos para que ele cresça o mais forte e saudável possível.

Outro aspecto que devemos levar em consideração é que, além do uso de produtos convencionais, o cabelo exige certo padrão na rotina para ficar radiante e livre de agressões. Assim sendo, você terá que ensinar aos seus pequenos como eles podem cuidar dos fios todos os dias.

Características do crescimento do cabelo de seus filhos

Não se preocupe se seu filho ou sua filha nasceu com pouco cabelo e se você percebe que com o passar dos meses eles continuam sem crescer. É normal. Cada criança tem seu próprio padrão de crescimento capilar, e não há outra opção além de ter paciência.

Como detalha essa publicação na revista Clinics in Dermatology, o normal é que aos 3 anos o cabelo esteja cobrindo por completo a cabeça dos pequenos. Como você já deve saber, a cor do cabelo pode variar, assim como também pode ser liso, ondulado, com cachos, entre tantas outras opções.

Porém, também é preciso saber que o cabelo com o qual os bebês vêm ao mundo não é definitivo. Por exemplo, muitas crianças nascem com os fios muito claros que, com os anos, podem acabar escurecendo. Um processo similar pode ocorrer com os olhos.

A razão dessas características? Nos bebês, as células que produzem melanina ainda estão imaturas, então não podem produzir esses tons definitivos de cor de cabelo e olhos que sua herança genética determinou.

Durante os primeiros anos de vida, o cabelo passa por uma série de mudanças. Portanto, é importante saber cuidar dele.

Alimentação para que o cabelo dos seus filhos cresça forte

Como já se sabe, as crianças precisam de uma alimentação variada, equilibrada e muito rica em vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. Mas que tipo de nutrientes podem fazer com que os cabelos das crianças cresçam com mais força?

A biotina, por exemplo, é uma das vitaminas recomendadas para os pequenos. Embora as evidências ainda sejam bastante limitadas, uma pesquisa publicada em Skin Appendage Disorders determinou que esse nutriente ajudou a reduzir a perda excessiva de cabelo.

Por outro lado, como se observa em uma pesquisa publicada em Dermatology and Therapy, as deficiências de vitaminas e minerais, como as vitamina A, B, C, D e E, ferro, selênio e zinco, têm influência na saúde capilar e podem gerar problemas como a alopecia.

Portanto, o ideal é incluir na alimentação alguns alimentos que contêm tais nutrientes. Em geral, os alimentos recomendados são os seguintes:

  • Frutas e vegetais.
  • Leguminosas.
  • Cereais integrais.
  • Peixes gordos.
  • Carnes magras.
  • Laticínios.

Cuidado com o cabelo dos seus filhos

A Associação Americana da Academia de Dermatologia observa que, como pais, é importante ensinar as crianças a cuidar dos cabelos para que cresçam saudáveis ​​e bonitos. A esse respeito, afirma que muitas práticas comuns causam agressões nos cabelos e diminuem seu brilho.

Quais são os cuidados que você deve levar em consideração? Para que o cabelo dos seus filhos permaneça saudável, é conveniente que você melhore desde a lavagem, até os produtos que escolher para tratá-lo. A seguir, trazemos algumas dicas.

1. Frequência da lavagem

Segundo um estudo publicado na International Journal of Trichology, a frequência da lavagem do cabelo se baseia em preferências individuais e costuma ser influenciada pelo tamanho do cabelo, a cultura e outros fatores.

A frequência da lavagem pode variar dependendo do tipo de cabelo dos seus filhos, de acordo com a American Academy of Dermatology. No entanto, em geral não é prejudicial lavá-lo regularmente quando são usados produtos adequados.

Essa mesma pesquisa destaca que uma limpeza regular e frequente com um xampu com uma boa fórmula não danificará o cabelo. Por isso, você pode lavar o cabelo do seu filho regularmente, desde que use produtos apropriados que respeitem o seu pH natural.

2. Desembaraçar com cuidado

É normal que o cabelo comprido das meninas fique cheio de pequenos nós e que seja difícil de desembaraçar. Em relação a esse tema, você deve saber que é conveniente penteá-lo várias vezes ao dia.

Para tornar esse processo mais fácil, a Academia Americana de Dermatologia aconselha o uso de um pente de dentes largos com mais frequência do que escovas e, claro, o uso de condicionador.

3. Evitar o uso de ferramentas de calor

Não tem problema se, em uma ocasião específica, você quiser alisar o cabelo da sua filha para uma festa ou evento. Contudo, para evitar agressões e problemas capilares, você deve evitar ao máximo o uso desse tipo de ferramenta de calor.

Como detalhado em uma pesquisa publicada na International Journal of Cosmetic Science, esse tipo de aparelho causa danos na queratina capilar e pode levar a problemas de ressecamento e queda.

Hábitos saudáveis para cuidar do cabelo dos seus filhos

Além do que foi dito, é importante destacar a importância de ensinar bons hábitos às crianças, para que elas cuidem não só do cabelo, mas da saúde. Assim, dormir bem, fazer exercícios e evitar o consumo de doces e processados também podem ajudar a ter uma cabeleira forte e saudável. Tenha isso em mente!

Pode interessar a você...
5 dicas para cuidar do cabelo do bebê
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 dicas para cuidar do cabelo do bebê

O cabelo do bebê é frágil e delicado, e cuidar dele não precisa ser complicado. Uma rotina de lavagem adequada é suficiente para cuidar dele.



  • Wade, M. S., & Sinclair, R. D. (2002). Disorders of hair in infants and children other than alopecia. Clinics in Dermatology20(1), 16–28. https://doi.org/10.1016/S0738-081X(01)00226-7
  • Almohanna HM, Ahmed AA, Tsatalis JP, Tosti A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019;9(1):51–70. doi:10.1007/s13555-018-0278-6
  • Asifa N, Kusagur MS, SugaReddy. Prevalent Practices and Perceptions in Hair Cleansing. Int J Trichology. 2017;9(3):136–137. doi:10.4103/ijt.ijt_41_16
  • Zhou, Y & Rigoletto, Ray & Koelmel, D & Zhang, Guojin & Gillece, Tim & Foltis, Linda & Moore, David & Qu, X & Sun, C. (2011). The effect of various cosmetic pretreatments on protecting hair from thermal damage by hot flat ironing. Journal of cosmetic science. 62. 265-82.