Conselhos para que o cabelo de seus filhos cresça forte e bonito

02 Dezembro, 2019
A alimentação das crianças é muito importante para o crescimento do cabelo, ainda que muitas vezes não associemos essas duas questões. Contamos a seguir que outros fatores influenciam o crescimento de um cabelo saudável e forte.

O cabelo das crianças costuma mudar muito com o tempo. Na fase da amamentação é normal que tenham pouca quantidade, mas quando você se der conta, ele passará a ser muito volumoso. Então, será necessário que você saiba cuidar do cabelo de seus filhos para que ele cresça o mais forte e saudável possível.

Outro aspecto que devemos levar em consideração é que desde a infância devemos oferecer a eles ensinamentos corretos para que eles mesmos aprendam a cuidar dos cabelos, principalmente se forem meninas.

O cabelo não é só esse aspecto que transmite beleza e é atraente, também exige higiene e cuidados que devem ser aprendidos o quanto antes. Por esse motivo, te oferecemos algumas dicas simples para que o cabelo de seus filhos cresça o mais forte e bonito possível.

Características do crescimento do cabelo de seus filhos

Não se preocupe se seu filho ou sua filha nasceu com pouco cabelo e se percebe que com o passar dos meses eles continuam sem crescer. É normal. Cada criança dispõe de seu próprio padrão de crescimento capilar e não há outra opção além de ter paciência.

Como detalha essa publicação na revista Clinics in Dermatology,o normal é que aos 3 anos o cabelo esteja cobrindo por completo a cabeça dos pequenos. Como você já deve saber, a cor do cabelo pode variar, assim como também pode ser liso, ondulado, com cachos, entre tantas outras opções.

Porém, também é preciso saber que o cabelo com o qual os bebês vêm ao mundo não é o definitivo. Por exemplo, muitas crianças nascem com os fios muito claros que, com os anos, podem acabar escurecendo. Um processo similar pode ocorrer com os olhos.

A razão dessas características? Nos bebês, as células que produzem melanina ainda são imaturas, então não podem produzir esses tons definitivos de cor de cabelos e olhos que sua herança genética determinou.

Alimentação para que o cabelo de seus filhos cresça forte

Boa alimentação para que o cabelo de seus filhos cresça forte

Como já se sabe, as crianças precisam de uma alimentação variada, equilibrada e muito rica em proteínas e vitaminas. Mas que tipo de nutrientes podem fazer com que os cabelos das crianças cresçam com mais força? Um exemplo é a a vitamina B (biotina), que é fundamental para proporcionar seu crescimento e tem grande importância no início da vida do ser humano.

Apesar de todos dispormos de um código genético que determinará a quantidade de cabelo que vamos ter, é vital recebermos uma alimentação correta para estimular o seu crescimento adequado.

De fato, como se observa em uma pesquisa publicada na Dermatology and Therapy, as deficiências de vitaminas e minerais, como as vitamina A, B, C, D y E, ferro, selênio e zinco, têm influência na saúde capilar e podem gerar problemas como a alopecia.

Portanto, não se esqueça de incluir na alimentação de seus filhos os seguintes alimentos:

  • Frutas e vegetais
  • Legumes
  • Cereais integrais
  • Peixes gordos
  • Carnes magras
  • Laticínios

Recomendamos: Seis conselhos fáceis para exibir um cabelo perfeito 

Cuidado com o cabelo de seus filhos

Cuidado com o cabelo de seus filhos

As crianças precisam do mesmo cuidado que nós damos aos nossos cabelos? Como devemos cuidar deles para que, conforme forem crescendo, a criança possa ter um cabelo mais bonito e saudável? Existem diferentes dicas que podem nos ajudar no dia a dia. Conheça-as a seguir.

1. Com que frequência devo lavar o cabelo da criança?

Segundo um estudo publicado na International Journal of Trichology, a frequência da lavagem do cabelo se baseia em preferências individuais e costuma ser influenciada pelo tamanho do cabelo, a cultura e outros fatores.

Essa mesma pesquisa destaca que uma limpeza regular e frequente com um shampoo com uma boa fórmula não danificará o cabelo. Por isso, você pode lavar o cabelo do seu filho regularmente se usar produtos apropriados que respeitem o seu pH natural.

2. Cabelo difícil de desembaraçar

É normal que o cabelo longo das meninas fique cheio de pequenos nós e seja difícil de desembaraçar. Deve-se saber que é necessário fazer isso entre duas ou três vezes ao dia, visto que assim estimulamos o seu crescimento e favorecemos a circulação do couro cabeludo. Leve em consideração estes conselhos:

  • Óleo de coco: muitos já conhecem os grandes benefícios do óleo de coco para a saúde e nossa beleza, mas também é interessante saber que ele atua como um excelente condicionador. Neste caso, basta aplicar umas gotas do óleo de coco na palma de suas mãos para depois aplicá-lo no cabelo de seu filho desde a raiz até as pontas. Em seguida, desembarace utilizando um pente de pontas largas.
  • Água morna destilada e condicionador: neste caso, utilizaremos uma garrafa com spray, onde colocaremos um pouco de água destilada (que não resseca o cabelo). Iremos aquecê-la até que esteja morna e misturar com um pouco de condicionador habitual. Agite o conteúdo e borrife sobre o cabelo de seu filho. Verá agora que o desembaraçará perfeitamente com a escova.
  • Remédio com vinagre de maçã uma vez por semana: basta acrescentar em uma garrafa com spray 100 ml de água com 25 ml de vinagre de maçã. Iremos aplicá-lo sobre o cabelo úmido da criança e deixaremos agir por 15 minutos, para depois lavar o cabelo com seu xampu normal. O cabelo ficará bonito e suave!

3. Diga não às chapinhas e aos secadores com altas temperaturas

Não vai acontecer nada se você, em uma ocasião específica, quiser alisar o cabelo da sua filha para uma festa ou evento. Mas para respeitar a saúde natural dos cabelos de nossos filhos é necessário não aplicar sobre eles agentes agressivos como alisadores, tintas, laquês… Quanto mais tarde estas práticas prejudiciais começarem a ser utilizadas, mais o cabelo estará protegido.

Leia também: Descubra por que seus filhos deveriam colorir mandalas

Finalmente

Lembre de fomentar a prática de outros bons hábitos como dormir bem, fazer exercício e limitar o consumo de doces. Esses fatores, de certo modo, também têm efeito sobre a saúde capilar. Não esqueça de consultar um pediatra ou dermatologista se você notar que seu filho apresenta queda de cabelo abundante.

  • Wade, M. S., & Sinclair, R. D. (2002). Disorders of hair in infants and children other than alopecia. Clinics in Dermatology20(1), 16–28. https://doi.org/10.1016/S0738-081X(01)00226-7
  • Almohanna HM, Ahmed AA, Tsatalis JP, Tosti A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019;9(1):51–70. doi:10.1007/s13555-018-0278-6
  • Asifa N, Kusagur MS, SugaReddy. Prevalent Practices and Perceptions in Hair Cleansing. Int J Trichology. 2017;9(3):136–137. doi:10.4103/ijt.ijt_41_16
  • Zhou, Y & Rigoletto, Ray & Koelmel, D & Zhang, Guojin & Gillece, Tim & Foltis, Linda & Moore, David & Qu, X & Sun, C. (2011). The effect of various cosmetic pretreatments on protecting hair from thermal damage by hot flat ironing. Journal of cosmetic science. 62. 265-82.