Seis conselhos fáceis para exibir um cabelo perfeito

· 27 de outubro de 2014
Ao enxaguar o cabelo com água fria, além de ativar a circulação, conseguirá selar as cutículas capilares. Assim, os fios ficarão mais brilhantes e sedosos.

Um cabelo bonito é símbolo de feminilidade e saúde. Todas nós gostamos de exibir um cabelo perfeito e se sentir atraentes.

No entanto, às vezes os tratamentos cosméticos custam muito caro. Por isso, neste artigo, daremos dicas naturais, simples e que não custarão praticamente nada.

Como conseguir um cabelo perfeito e saudável?

1. Escove o cabelo duas vezes ao dia

Pode parecer óbvio, mas o simples ato de escovar o cabelo duas vezes por dia, estimulará a circulação do couro cabeludo.

Com essas duas simples escovações, estimulará o crescimento e melhorará a nutrição dos cabelos. Funciona como uma massagem ativadora e não custa nada.

Portanto, lembre-se e escove seu cabelo duas ou três vezes ao dia, de preferência sem estar molhado.

Leia mais: Dicas para evitar a queda de cabelo

2. Enxague com água fria

banho com água fria

Não gosta de água fria? Pois saiba que a água fria é revigorante, estimula a circulação e é considerada como um remédio natural para seu cabelo.

Por outro lado, a água quente danifica o couro cabeludo, tornando-o seco e sem brilho. Se enxaguar o cabelo com água fria conseguirá selar a cutícula do cabelo, tornando-o brilhante e sedoso.

E não se esqueça, a água fria também acelera o crescimento do cabelo!

3. Primeiro o condicionador, depois o shampoo

shampoo caseiro

Você sabia? É uma forma de proteger o cabelo. Com este simples truque de aplicar o condicionador primeiro, é possível obter mais umidade e brilho inigualável.

Outro truque é, depois de aplicar o shampoo e condicionador no cabelo, no enxágue final, aplicar algumas gotas de limão ou uma colher de sopa de óleo de coco.

Faça uma breve  massagem e depois é só enxaguar com água morna ou fria. Verá um grande resultado.

4. Faça hidratação duas vezes na semana

abacate condicionador

E quais são os cremes de hidratação caseiros mais adequados? Anote e comprovará como são simples de preparar.

Máscara de ovo com cerveja.

Basta misturar um ovo com metade de um copo de cerveja clara. Misture bem para obter um creme homogêneo.

Muito fácil! Em seguida, aplique-o nos cabelos úmidos e deixe atuar por 20 minutos (pode colocar uma touca de plástico para melhorar o processo de hidratação).

Logo após o tempo recomendado, enxágue com água fria ou morna. Será perfeito se fizer essa hidratação uma vez por semana, assim, se nutre o cabelo com vitaminas, dando-lhe brilho e força.

Além disso, exibirá um cabelo perfeito hidratado e bonito!

Máscara de abacate com mel.

Uma combinação muito recomendada para o tratamento de beleza e para se ter um cabelo perfeito. Esse creme natural oferece maciez, brilho e excelente nutrição ao cabelo.

Além disso, essa hidratação é ideal para as mulheres que pintam o cabelo, tratando-o e reparando-o.

Modo de preparo: precisa apenas da metade de uma abacate e duas colheres de sopa de mel. Usando uma colher misture tudo e aplique nos cabelos úmidos, espalhando bem. Deixe agir entre 15 a 20 minutos. Enxágue em seguida.

Saiba mais: Cuidados com o cabelo

5. Tenha cuidado com os produtos químicos e as temperaturas altas.

chapinha de cabelo

Sabia que as tintas  prejudicam  a saúde do cabelo? Embora às vezes não possamos evitar porque temos de cobrir os cabelos brancos.

Se este for o seu caso, tente fazer com mais frequência os tratamentos de hidratação que mencionamos anteriormente. Dessa forma, nutrirá e reparará os cabelos dos estragos provocados pelo uso frequente das tintas.

Tenha cuidado para não exagerar no uso do secador de cabelos e pranchas. Sabia também que o calor não é favorável para os cabelos? O calor do secador maltrata a oxigenação do cabelo, removendo o brilho.

Por isso, tente não usar esses aparelhos com tanta frequência, e verá bons resultados.

6. O segredo: uma boa alimentação

leite nozes

Certamente já ouviu mais falar que uma boa nutrição se reflete de dentro para fora. E o cabelo manifesta imediatamente a falta de minerais, ferro, zinco, magnésio que o enfraquece, provocando pontas duplas e ressecamento. 

Portanto, é necessário manter uma dieta equilibrada e variada. Lembre-se, os melhores alimentos para o fortalecimento do cabelo são aqueles ricos em ferro, enxofre, Ômega 3, potássio e ácido fólico.

E quais são esses alimentos?

  • ENXOFRE: No brócolis, alho-poró, aspargos, abacaxi, coco. São alimentos que purificam o organismo, bem como aumentam a síntese de colágeno e queratina.
  • FERRO: Lembre-se, sempre vegetais de folhas verdes. Também  são muito adequadas as lentilhas, a carne de  peru ou frango. Esses permitem metabolizar vitaminas do complexo B, nutrindo o cabelo de ferro, tornando-o  forte e saudável.
  • ÔMEGA 3.  Gosta de nozes ou de peixes azuis? Então, sempre deve consumi-los, porque a falta desses alimentos leva a ter um cabelo sem brilho e quebradiço.
  • POTÁSSIO: Encontramos na abobrinha, cogumelos ou abóbora, nas frutas como o melão e no kiwi. Também no salmão ou iogurtes fermentados. A falta de potássio enfraquece as unhas e leva à terrível perda de cabelo.
  • ÁCIDO FÓLICO: Não hesite em consumir grão de bico, lentilha, cereais, como arroz ou pão de trigo; frutas como laranjas e outras frutas cítricas. Um baixo nível de ácido fólico provoca anemia e a falta de ferro muitas vezes faz com que o cabelo  fique fraco e inicie a queda. Graças ao ferro fortalecemos o folículo piloso.

Se não está cuidando adequadamente do seu cabelo, comece hoje mesmo!

  • Hermes, V. C., Machado, L. E. M., Benitez, L. B., Silva, F. K. B. D., Muller, C. R., & Silva, C. D. M. D. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS UTILIZANDO ÓLEO DE ABACATE. Seminário de Iniciação Científica, 67.
  • Deloche, C., Bastien, P., Chadoutaud, S., Galan, P., Bertrais, S., Hercberg, S., & de Lacharrière, O. (2007). Low iron stores: a risk factor for excessive hair loss in non-menopausal women. European Journal of Dermatology17(6), 507-512.
  • de Oliveira, R. A., Zanoni, T. B., Bessegato, G. G., Oliveira, D. P., Umbuzeiro, G. A., & Zanoni, M. V. B. (2014). The chemistry and toxicity of hair dyes. Química Nova37(6), 1037-1046.