5 valores que todo relacionamento amoroso deve ter

· 11 de fevereiro de 2015
Para nos sentirmos realizados, nunca devemos basear nossa relação na dependência. Devemos nos adaptar um ao outro, mas sem nos submetermos a tudo. O respeito e a ilusão são fundamentais para o sucesso do nosso projeto comum.

Manter um relacionamento amoroso estável, saudável e feliz é algo que todos nós almejamos. Não existe entretanto, nenhuma receita mágica que possa garantir alcançar isto, mas saiba que existem alguns pilares básicos que todos devem ter em mente. Ensinaremos a seguir.

1. Dar e receber, sem exigir em um relacionamento amoroso

Valores que um relacionamento deve ter

Em certas ocasiões, caímos no erro de fazer absolutamente tudo para a outra pessoa, sem esperar nada em troca. Tenha cuidado com isso, já que poderia provocar um desequilíbrio na balança.

Todos precisamos dar e receber atenção e respeito, pilares fundamentais para a convivência.

Manter um relacionamento amoroso saudável é dar e receber por igual, sem exigir jamais. Eu te ofereço meu amor livremente e espero ser respeitado, compreendido e atendido.

Se, em algum momento, as desigualdades começarem a aparecer, também surgirá o sofrimento e a frustração. Abra-se com a outra pessoa, mas com a segurança de que vai receber o mesmo.

2. Amar sem depender, nem submeter

Personalidades do amor em um relacionamento

Outro erro muito comum é construir uma relação baseada na dependência. Se nos acostumarmos a depender de uma pessoa, jamais nos sentiremos realizados, e é nesse momento que aparecem, por exemplo, os ciúmes ou as desconfianças.

Devemos construir um relacionamento amoroso onde não haja submissão, onde ninguém obrigue ninguém e onde não haja dominação ou controle.

O ideal é encontrar uma pessoa que confie em nós, que nos queira, mas que não nos sufoque ou imponha limites.

Dispor de privacidade e espaço pessoal no relacionamento é algo essencial, pois nossa autoestima ou confiança não ficarão reduzidas.

Descubra: Dicas e conselhos para amar sem sofrer

Lembre-se, diga não à submissão.

3. Escutar e aprender a discutir em um relacionamento amoroso

Controlar a raiva

Todos sabem que as discussões são uma coisa normal em um relacionamento amoroso. Qual casal não possui diferenças em alguma ocasião?

É algo normal e inclusive saudável. Discutir ajuda a nos conhecermos melhor, a marcar regras e limites, também a compreender a personalidade do outro.

Mas tenha em mente algo; a discussão precisa ter um fim construtivo, nunca sancionador ou humilhante. Discutimos para chegar a acordos e para aprender, e isso requer saber escutar sem criticar, saber nos colocar no lugar da outra pessoa e atender também as suas necessidades.

É saber falar, trazer ideias, propostas, é ter a mente aberta e compreender que discutir não é se aborrecer nem insultar. Discutir é compreender e aprender.

4. Saber se adaptar ao relacionamento

Se adaptar ao relacionamento

Existe algo que devemos deixar bem claro: não é possível mudar a outra pessoa. Tampouco é bom tentar fazê-lo, porque nos obriga a perder a nossa identidade. Aqui vai um exemplo simples: você gosta da natureza e está acostumado a fazer passeios com seus amigos e família nos finais de semana.

O seu companheiro, no entanto, gosta mais de ficar em casa, de assistir televisão ou de jogar videogame. Você continua gostando dele, mas às vezes vocês têm interesses diferentes.

Você deve deixar de passear pelo campo? Ele deve deixar seus costumes? Jamais.

Devemos nos adaptar um ao outro e saber compartilhar interesses. Uma semana ele acompanha você em seus passeios e na outra semana, vocês ficam em casa assistindo a alguns filmes.

Para chegar a estes acordos é necessário que em nosso relacionamento exista respeito e vontade de realizar projetos juntos.

Leia também: Benefícios do amor na saúde

5. Manter as expectativas todos os dias

Manter as expectativas enm um relacionamento

O amor se alimenta dia a dia e através de coisas pequenas. Os gestos são muito importantes para manter aquela alegria cotidiana, que mantém forte a relação.

E isso requer pequenos esforços e demonstrações de carinho sempre que for possível. Mostre para a outra pessoa que ela é o mais importante na sua vida e permita que ela faça o mesmo para você.

Uma carícia quando menos se espera, um beijo de bom dia, esforçar-se para fazer as coisas juntos, mostrar admiração pela outra pessoa, tudo isso são detalhes que edificam a relação e que reforçam a felicidade que causa estabilidade no relacionamento.

Não tenha dúvidas, o relacionamento ideal é construído dia após dia, através destes simples valores que merecem serem postos em prática hoje mesmo.

Você merece ser feliz, nunca se esqueça disso.