5 maneiras simples e originais de comer aveia
A aveia é um dos cereais mais saudáveis que podemos encontrar. Apresenta muitos benefícios para a saúde, pois é muito energética, rica em fibras e regula o sistema nervoso. Neste artigo, vamos explicar várias maneiras de prepará-la para que você possa comer aveia todos os dias sem perceber. Experimente estas deliciosas e originais receitas e bom apetite!
Benefícios de comer aveia
- Regula os níveis de açúcar no sangue.
- Reduz a pressão arterial e o colesterol.
- Tem propriedades diuréticas que ajudam a remover o excesso de líquido.
- É um excelente laxante.
- Fornece uma grande quantidade de energia e combate o cansaço.
- Aumenta a libido.
- É um alimento saciante.
- É um regulador do sistema nervoso, ideal para os casos de ansiedade e de estresse.
Um café da manhã completo
Como mencionado, este alimento é muito energético, por isso, um dos melhores momentos para comer aveia é na parte da manhã, para começar o dia com energia e não sentir fome até o almoço. Para isso, propomos o seguinte menu:
- Duas colheres de sopa de aveia em flocos ou deixada de molho durante a noite.
- Um iogurte natural.
- Uma colher de mel.
- Um punhado de nozes ou sementes.
- Um punhado de oleaginosas.
Misture bem os ingredientes e decore com um pouco de cacau em pó.
Leia também: Biscoitos de aveia, linhaça e gergelim ideais para dietas
Mingau
O mingau de aveia cai bem na hora do café da manhã, do lanche ou até para ter energia antes de realizar um esforço físico ou mental importante.
Ferva um copo de leite (pode ser o leite de aveia ou de outro cereal) com três colheres de sopa de farinha de aveia e um pau de canela. Deixe cozinhar por cinco minutos, mexendo de vez em quando. De forma simples e rápida temos a base de um prato muito nutritivo que podemos concluir com frutas frescas e adoçar com açúcar mascavo, mel ou xarope de agave.
Creme de verduras
A aveia é o complemento perfeito para os cremes de verduras, pois proporciona consistência e cremosidade. Pode ser ideal para substituir a batata, queijo ou creme de leite que costumam estar incluídos em muitas preparações. Com a aveia, também conseguiremos uma receita saciável, porém mais leve.
Adicione uma colher de sopa de aveia em flocos aos vegetais e, em seguida, bata tudo no liquidificador. Também podemos triturar um pouco de aveia e guardá-la para quando quisermos espessar uma sopa ou um creme, sem a necessidade de usar o liquidificador.
Empanada
A maneira mais original e deliciosa de comer aveia é precisamente esta: preparar empanados com aveia moída em vez de usar farinha de rosca ou farinha. Podemos usar a aveia completamente moída ou deixar os flocos inteiros, e até mesmo combiná-la com outras sementes para dar um toque ainda mais original. Nós recomendamos que você experimente, por exemplo, algumas fatias de berinjela ao forno empanadas com aveia em flocos. As receitas serão suculentas e crocantes.
Leite e creme de aveia
Com esta receita, você vai comer aveia quase sem perceber. Ideal para aqueles que são intolerantes à lactose ou que tenham dificuldade em digerir leite e para aqueles com problemas de pele ou excesso de muco, pois as bebidas de origem vegetal podem substituir muito bem o leite. Além disso, é preparada da maneira muito simples.
Bata no liquidificador uma colher de sopa de farinha de aveia por cada copo de água em temperatura ambiente durante pelo menos um minuto, até que a água fique branca. Coe bem e adoce ao seu gosto.
Podemos beber a preparação fria ou quente, assim como o leite de vaca, e também podemos usá-la para cozinhar. Se quisermos usá-la como creme de leite, basta preparar esta receita com mais quantidade de aveia e menos água e, opcionalmente, não coar toda a mistura. Sem dúvida, é uma forma mais leve e saudável para elaborar os nossos pratos habituais e ainda proporcionar um toque de sabor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dr Schar Institute. Avena en la dieta sin gluten. Julio 2018.
- Maki, K. C., Beiseigel, J. M., Jonnalagadda, S. S., Gugger, C. K., Reeves, M. S., Farmer, M. V., … Rains, T. M. (2010). Whole-Grain Ready-to-Eat Oat Cereal, as Part of a Dietary Program for Weight Loss, Reduces Low-Density Lipoprotein Cholesterol in Adults with Overweight and Obesity More than a Dietary Program Including Low-Fiber Control Foods. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.10.037.
- Mayo Clinic. Colesterol: los principales alimentos que mejorarán tus niveles. Enero 2019.
- Peterson, D. M. (2001). Oat antioxidants. Journal of Cereal Science. https://doi.org/10.1006/jcrs.2000.0349.
- Queenan, K. M., Stewart, M. L., Smith, K. N., Thomas, W., Fulcher, R. G., & Slavin, J. L. (2007). Concentrated oat β-glucan, a fermentable fiber, lowers serum cholesterol in hypercholesterolemic adults in a randomized controlled trial. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-6-6.
- Thies F, Masson L. F, et al. Oats and CVD risk markers: a systematic literature review. British Journal of Nutrition. Octubre 2014. 112 (Suppl 2): S19-30.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.