5 hábitos que podem piorar a gastrite

· 19 de novembro de 2018
Alguns hábitos frequentes, como o cigarro, o álcool ou manter uma dieta pouco saudável, podem chegar a piorar a gastrite de forma considerável, por isso devemos eliminá-los de nossa rotina.

A gastrite é uma inflamação ou inchaço do revestimento do estômago que pode chegar a se tornar uma condição dolorosa. Alguns hábitos que podem piorar a gastrite podem ser: uma infecção, drogas, estresse ou uma resposta autoimune do organismo. O tratamento dessa afecção se centra em tratar a causa subjacente e eliminar a substância irritante ou nociva.

Ainda, a gastrite costuma ser leve. Porém, esta patologia pode causar dor no abdômen e uma úlcera estomacal. Algumas mudanças simples no estilo de vida e o uso de medicamentos antiácidos de venda livre frequentemente são tudo o que se precisa para reduzir a dor.

Na maioria dos casos, a gastrite geralmente é resolvida sem nenhum problema. Porém, se não for tratada da forma adequada, pode durar muito tempo. Aproveitamos este artigo para repassar alguns hábitos que podem piorar a gastrite. Confira.

5 hábitos que podem piorar a gastrite

1. Beber pouca água

se você consumir pouca água sentirá piorar sua gastrite

A água tem pH neutro. Portanto, beber grandes quantidades de água controla os níveis de ácidos dos sucos gástricos, o que ajuda a acelerar o alívio da gastrite.

  • É preciso evitar ingerir muita água imediatamente antes e depois das refeições, já que pode ser improdutivo.

Descubra: 5 benefícios curiosos de beber água que você não conhecia

2. Estar submetido a muito estresse

O estresse diário, a ansiedade e a tensão acumulada, podem afetar negativamente a saúde de nosso estômago e causar inflamação da mucosa gástrica. Isso causa o desenvolvimento de uma condição chamada gastrite nervosa. Diferentemente de outras gastrites, essa não é causada por bactérias, mas sim por uma acumulação de emoções negativas.

Muito estresse e ansiedade causam a liberação de ácidos estomacais, o que provoca uma carga excessiva no revestimento de muco que resulta em corrosão. Por isso, é aconselhável praticar técnicas de relaxamento como a ioga ou a meditação, já que podem ajudar muito a reduzir o estresse.

De algum jeito, todas as pessoas estão familiarizadas com o estresse. O experimentam em diferentes formas e graus todos os dias. Em pequenas doses, o estresse pode até ser benéfico. Em contrapartida, os grandes episódios de estresse são um problema, já que afetam o funcionamento físico e mental.

Ainda, o estresse pode piorar a gastrite, já que quando uma pessoa está sob estresse ou ansiedade, aumenta o nível de cortisol, o que altera as respostas do sistema imunológico e suprime o sistema digestivo. Este é o motivo pelo qual, quando você tem ansiedade, os problemas digestivos são tão comuns.

3. Fumar

Fumar é um dos principais hábitos de estilo de vida que podem piorar a gastrite.

É um fator de risco importante no desenvolvimento de diversos problemas relacionados com o estômago.

  • O consumo de cigarro pode diminuir a capacidade de cura da mucosa gástrica e causar úlceras estomacais.

4. Consumir álcool

A ingestão excessiva de álcool é a causa mais comum da gastrite. De fato, o álcool contém certas toxinas que podem irritar o revestimento do seu estômago. Além disso, podem causar inflamação quando você bebe em excesso.

  • Se o estômago já estiver inflamado, tomar álcool faz com que o quadro piore. Assim, pode causar problemas mais graves, como são as úlceras estomacais.

Leia este artigo: 10 formas fáceis de curar seu fígado

5. Dieta nada saudável

Uma dieta rica em frituras pode piorar a gastrite

Por último, você deve saber que há alguns alimentos e outras substâncias que devem ser evitados para reduzir ou prevenir os sintomas da gastrite.

Apesar de a dieta e a nutrição não parecerem desempenhar um papel importante na prevenção ou no controle da gastrite, as mudanças na dieta podem ajudar a controlar alguns dos incômodos associados a ela.

  • Entre os alimentos que você deve eliminar, destacam-se os picantes, os gordurosos, os refinados e os fritos.
  • Além disso, os produtos lácteos ricos em gordura, como o creme de leite, ativam a secreção de suco gástrico, piorando a condição gástrica.
  • Também deve evitar qualquer alimento que possa ser tóxico ou irritante para o estômago, por exemplo, alho em pó, pimentão, tomate ou as bebidas ácidas como o café. Inclusive, certos vegetais podem causar irritação e piorar as coisas.

Por último, lembre-se de que uma dieta saudável e equilibrada, além de um bom estilo de vida, pode prevenir muitas doenças. Portanto, se você sofrer de gastrite, estamos convencidos de que as dicas que demos aqui te ajudarão!