4 maus hábitos que você deve evitar em caso de gastrite

10 Junho, 2020
Neste artigo, apresentamos 4 hábitos que você deve evitar quando tiver gastrite. Conheça-os!
 

A gastrite é a inflamação do revestimento do estômago. É uma condição que pode ser temporária, mas se não for tratada a tempo e de maneira adequada, pode se tornar uma doença digestiva crônica. Você sabe quais maus hábitos deve evitar em caso de gastrite?

Neste artigo, apresentamos 4 hábitos que pioram esta condição. É possível que eles façam parte da sua vida sem que você saiba que eles estão prejudicando a sua saúde e o seu sistema digestivo. Falaremos mais sobre eles a seguir.

4 hábitos que você deve evitar em caso de gastrite

1. Consumir alimentos e substâncias irritantes

Beber e fumar
Elementos irritantes como o álcool e o cigarro prejudicam a mucosa gástrica, piorando os problemas digestivos como a gastrite.

O primeiro mau hábito que muitas pessoas têm é consumir substâncias ou alimentos irritantes. Isso prejudica ainda mais a mucosa digestiva já inflamada e piora os sintomas da gastrite.

Obviamente, as substâncias irritantes incluem cigarros e álcool, além de café e chá. No caso de bebidas alcoólicas, devemos substituí-las por sucos naturais à base de frutas e vegetais, como maçãs e cenouras.

As especiarias como o gengibre, a pimenta e a mostarda também podem ser irritantes. Além disso, o açúcar e os alimentos açucarados também causam danos a longo prazo, mesmo que não provoquem desconforto imediato.

 

Talvez você possa se interessar: Como preparar água de arroz para a gastrite

2. Comer incorretamente

Em segundo lugar, se você sofre de gastrite aguda ou crônica, deve reaprender a comer, pois há muitos maus hábitos que temos quando nos sentamos à mesa. Iremos detalhá-los abaixo:

  • É mais benéfico fazer 5 refeições por dia em menor quantidade e evitar comer demais, pois isso dificulta a digestão e piora a gastrite.
  • Devemos mastigar bem cada alimento para que, ao engolir, seja como se estivéssemos ingerindo um líquido.
  • Comer em um ambiente descontraído e sem pressa é essencial, evitando discussões e outras distrações.
  • Refeições simples que não combinam muitos alimentos diferentes nos servirão melhor. Além disso, as frutas são mais adequadas no meio da manhã ou no meio da tarde.
  • Se você sofre de gastrite, vai sentir um alívio dos sintomas se comer mais durante o dia, no café da manhã e no almoço e até na hora do lanche da tarde. À noite, é preferível fazer um jantar leve e não muito tarde.

3. Abuso de antiácidos

Hábitos que devem ser evitados quando você tiver gastrite
Os antiácidos devem ser usados ​​ocasionalmente, pois podem acabar danificando a mucosa gástrica a longo prazo.

Muitas pessoas com azia ou gastrite costumam recorrer aos antiácidos para aliviar o desconforto. No entanto, sejam medicamentos ou remédios à base de bicarbonato de sódio, é aconselhável consumi-los apenas de vez em quando. 

 

Os antiácidos não são a solução para o problema. Além disso, a longo prazo, eles podem até prejudicar o sistema digestivo, pois interferem nos sucos gástricos e podem nos predispor a sofrer de outras doenças digestivas mais graves no futuro, como o câncer.

Podemos encontrar antiácidos que não aumentam a irritação gástrica, como o suco de batata crua. Além disso, existem alimentos que nos proporcionam um grande alívio, como maçã, pepino, mamão e ameixa umeboshi.

Não deixe de ler: 7 hábitos para acabar com a azia estomacal

4. Não dar a devida importância ao estresse

O último dos maus hábitos que pioram a gastrite é o estresse. Todos sabemos que ele prejudica a nossa saúde integral, mas até que ponto sabemos que o estresse está intimamente relacionado ao aparecimento da gastrite? Essa alteração nervosa aumenta os ácidos gástricos que causam essa condição digestiva.

Nesse sentido, um tratamento completo da gastrite deve ser acompanhado por novos hábitos em nosso estilo de vida, destinados a nos relaxar. Podemos tomar chás de ervas ou suplementos, e também fazer algumas atividades como ioga, meditação e tai chi.

Essas dicas são diretrizes para aliviar os sintomas da gastrite e melhorar a qualidade de vida. No entanto, se você sofre desta doença ou está sentindo seus primeiros sintomas, é essencial consultar um médico para obter o diagnóstico e o tratamento adequados.