10 formas fáceis de curar seu fígado

· 31 de maio de 2018
Tanto a alcachofra como a água resultante de seu cozimento são remédios muito eficazes para depurar o fígado e reduzir as células de gordura que possam estar dificultando suas funções

Costumamos ver o fígado como um laboratório perfeito capaz de executar dezenas de funções que cuidam de nossa saúde e que nos oferecem bem-estar. Destrói toxinas e células velhas, metaboliza lipídios, glicídios e proteínas, depura o sangue e armazena vitaminas essenciais para nosso equilíbrio interno.

Como pode ver, o fígado faz muitas coisas por nós, assim, pergunte-se: O que podemos fazer por ele? Quais hábitos de vida mantemos? Como nos alimentamos? Não se preocupe, hoje convidamos você a fazer pequenas mudanças em seu dia a dia que ajudarão a cuidar do fígado. Anote.

  1. Infusão de raiz de chicória

A raiz de chicória é usada desde a antiguidade para limpar o fígado. Sua principal função é a de depurar o sangue e ajudar o fígado a otimizar suas funções. É um remédio natural que pode complementar os tratamentos destinados a dissolver as pedras hepáticas ou curar a icterícia.

Além disso, nos ajuda a corrigir a prisão de ventre e aliviar a dor de cabeça. É ideal se consumida no café da manhã ou depois das refeições principais.

  1. As alcachofras

Se há um vegetal adequado para tratar qualquer problema do fígado é a alcachofra. Se você sofrer, por exemplo, de fígado gorduroso, não deixe de consumi-las de forma regular. Ajudará a reduzir as células de gordura e fazer com que o tecido se renove, evitando assim a temida cirrose hepática.

A alcachofra pode ser consumida cozida com um pouco de azeite ou pode, por exemplo, tomar a água que foi usada para cozinhá-la, depois de misturá-la com um pouco de suco de limão.

Descubra como emagrecer com alcachofras

  1. Infusão de menta e dente de leão

A menta ajuda a curar seu fígado

A revista Global Healing Center publicou um artigo onde nos explica que devemos enxergar o fígado como o filtro de água de um aquário. Se em algum momento há um excesso de toxinas nele, todo o tanque se enche de contaminantes e os peixes, consequentemente, morrem. Logo, o mesmo ocorre em nosso fígado, precisamos oferece-lhe mecanismos para que esse motor se mantenha sempre em suas melhores condições.

E um modo de fazer isso é preparando uma infusão diária de 5 gramas de dente de leão com 5 gramas de folhas de menta. Graças a essa infusão conseguiremos decompor as gorduras do fígado, estimularemos a bile, eliminaremos toxinas e facilitaremos a digestão. Não deixe de provar esse tratamento simples.

  1. Sim ao suco de beterraba

A beterraba é um tubérculo de cor avermelhada atrativa e sabor de terra fresca, cheia de nutrientes para o nosso fígado. Favorece sua regeneração, o fortalece e depura. Você pode fazer uma deliciosa vitamina entre 2 a 3 vezes por semana. Misture-a com um copo de água e meia maçã e verá como seu organismo agradece.

  1. Consuma um alho em jejum e cuide de seu fígado

Consumir alho ajuda a curar seu fígado

Um dente de alho em jejum acompanhado por um copo de água fará com que nosso organismo se acostume diariamente a depurar toxinas assim que começar o dia. Este antibiótico natural é rico em alicina e selênio, dois elementos essenciais que fortalecem e cuidam de seu fígado. Vale a pena ser constante e toma-lo de forma regular.

Conheça também a antiga cura tibetana com alho

  1. Seu fígado gosta muito de limão

Poderíamos dizer que nosso fígado precisa diariamente de um nível adequado de vitamina C, afinal, ele não pode produzi-la e nem sintetizá-la. É um tipo de vitamina que temos de oferecer ao fígado através dos alimentos que consumimos, por isso é adequado consumir o suco de meio limão diariamente.

Acompanhe-o de um copo de água morna. É recomendável também que, uma vez por semana, adicione a esse copo de água 3 gramas de bicarbonato de sódio. Graças a isso conseguirá um remédio alcalino muito adequado para nosso fígado.

  1. Um copo de chá branco por dia

Um copo de chá branco por dia cura seu fígado

Essa bebida ancestral natural é a mais rica em antioxidantes, muito mais do que o chá verde. Procure em lojas de produtos naturais e se certifique de ser o mais puro possível, que tenha um tom prateado.

O chá branco cuida de nosso fígado e de nossa saúde em geral, assim, não deixe de se beneficiar dele.

  1. Cardo mariano, o protetor do fígado

O cardo mariano tem como função melhorar nossa digestão e impedir que as toxinas se armazenem no fígado. Favorece sua expulsão, estimula a produção de bile e aprimora suas funções básicas.

Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou em farmácias especializadas. Costuma ser vendido em forma de capsulas ou em bolsinhas para infusões.

  1. Diga sim aos vegetais verdes

Os vegetais verdes ajudam a curar seu fígado

Não podem faltar crucíferas como, por exemplo, o brócolis ou a couve em sua alimentação. Além disso, é muito adequado preparar deliciosas saladas com essas verduras de sabor amargo que tanto cuidam de nosso fígado, como:

  • O agrião
  • A rúcula
  • O espinafre
  • A escarola
  • O rabanete
  • A salsa
  • A endívia

O sabor amargo é na realidade uma pista clara de que um alimento é bom para o fígado já que esse sabor indica que contém fitonutrientes que nos ajudam a limpar o organismo de toxinas.

Também nos permitem controlar o colesterol, manter o equilíbrio dos hormônios, metabolizar as gorduras e purificar o sangue. Fantástico!

  1. Que tal sair para caminhar meia hora?

Não tenha dúvidas. Sair para caminhar diariamente vai otimizar todas as funções básicas. O sangue se oxigena, colocamos o coração para funcionar e favorecemos a eliminação de gorduras e toxinas.

Algo tão simples quanto suar um pouco, mover os músculos e acelerar a pulsação, coloca muito mais engrenagens do que imaginamos em movimento, cuidado ao mesmo tempo da saúde do fígado.

Que tal começar hoje mesmo a pôr todas essas dicas em prática?