5 fatores que causam manchas no rosto

4 de abril de 2019
As manchas no rosto aparecem devido a vários fatores. Conhecer os principais desencadeante permitirá que você saiba como tratá-las. Contamos em detalhes no artigo a seguir.

As manchas no rosto são devidas a uma superprodução de melanina, um componente químico que dá cor à pele humana, concentrado em uma área específica. A hiperpigmentação de manchas pode ser causada pela exposição ao sol ou por um desequilíbrio hormonal, entre outros fatores.

Enquanto a pigmentação irregular é geralmente associada ao envelhecimento da pele, as manchas podem aparecer no rosto no final da adolescência, e em qualquer que seja o tipo de pele.

5 fatores que causam manchas no seu rosto

Estes são alguns dos fatores que causam manchas no rosto. Tome nota e tente levá-los em conta para reduzir as manchas!

1. Hormônios

As alterações hormonais são a causa mais frequente do aparecimento de manchas no rosto. Além disso, pílulas anticoncepcionais e alguns medicamentos que alteram o equilíbrio hormonal podem causar manchas marrons, quando expostas à luz solar.

Você deve ter em mente que a atividade hormonal também pode revelar o melasma, uma forma de pigmentação irregular que afeta algumas mulheres grávidas.

Leia este artigo: Tratamento para atenuar o melasma à base de iogurte, banana e limão

2. Exposição ao sol

Fatores que causam manchas no rosto: Exposição ao sol

Um dos fatores das manchas no rosto é a exposição desigual à luz solar, que causa uma produção não homogênea de melanina. A exposição excessiva ao sol desempenha um papel crítico na formação de todos os tipos de manchas na pele.

Recomenda-se a aplicação diária de protetor solar, ou um creme durante o dia com um alto índice de proteção, especialmente se você gosta de um clima ensolarado. Considera-se também apropriado aplicar um hidratante com um fator de proteção médio, mesmo durante os meses de inverno.

3. Acne

A exposição de uma espinha irritada ou inflamada ao sol pode causar hiperpigmentação. Esta é outra das causas comuns que causam o aparecimento de manchas marrons na pele.

Tenha em mente que as espinhas não devem ser tocadas, pois podem deixar manchas no rosto devido ao estresse na pele. Portanto, recomendamos tratá-las com produtos específicos.

4. Dieta inadequada

A alimentação é fundamental em todos os aspectos de nossas vidas. Além disso, você deve saber que uma dieta pobre, juntamente com um déficit de alguns nutrientes, pode causar o aparecimento de manchas no rosto.

Nesses casos, recomendamos a realização de pequenas mudanças na dieta que incluam alimentos saudáveis ​​de todos os tipos, a fim de fazer com que as manchas no rosto desapareçam gradualmente.

5. Luz artificial

Finalmente, você deve saber que a luz artificial também pode causar o aparecimento de manchas no rosto, embora em menor grau do que a luz natural.

Certamente, todos os tipos de luz aumentam a geração de melanina. Nesse sentido, é necessário proteger o rosto com produtos que contenha fator de proteção solar ao longo do dia, mesmo em espaços com luz artificial.

Confira também: 6 alterações que você deve fazer em sua dieta para cuidar da pele

Tratamentos para reduzir as manchas no rosto

Tratamentos para reduzir as manchas no rosto

O tratamento de manchas marrons não é obrigatório, pois não têm consequências para a saúde, mas muitas vezes representam um problema estético.

Se você quiser reduzir as manchas no rosto, alguns ingredientes naturais são eficazes. Estes podem ser aplicados como preventivos ou curativos, na forma de uma máscara:

  • Argila branca
  • Limão
  • Óleo essencial de aipo
  • Aloe vera
  • Aveia
  • Abacaxi
  • Salsa
  • Cebola
  • Óleo de argan

Nota: Evite se expor ao sol depois de usar essas máscaras, pois isso pode piorar a situação.

Por outro lado, para reduzir as manchas, existem cremes específicos que reduzem a formação de melanina. Não esqueça que estes produtos não devem ser aplicados por um longo prazo. Por outro lado, e embora não seja necessário, o laser também pode ser usado como uma solução.

Não deixe de ler: Clareie as manchas no rosto com esta máscara de aspirina e iogurte

Por fim, quando você notar o aparecimento de manchas no rosto, lembre-se que o mais importante é que entre em contato com um dermatologista o mais rápido possível para realizar uma análise, e exames relevantes.

Em conclusão, entender a magnitude do problema, as causas, e intervir com um diagnóstico e uma terapia específica, é vital para reduzir e combater o aparecimento de manchas no rosto.