7 erros comuns ao cuidar da pele que você deve evitar

3 de junho de 2020
Manter um sono restaurador, usar filtro solar, usar a maquiagem corretamente e eliminar o cigarro e o álcool são detalhes da nossa vida diária que afetam os bons cuidados com a pele.

Para ter uma pele saudável, macia e luminosa, é necessário dedicar um pouco de tempo aos seus cuidados. Remover a maquiagem todas as noites e usar um creme diariamente pode não ser suficiente. Existem certos hábitos que são muito prejudiciais e erros comuns que cometemos ao cuidar da pele.

Os cuidados com a pele não são apenas uma questão de estética, mas também uma questão de saúde. É por isso que, além dos produtos de beleza e tratamentos estéticos, devemos identificar os erros que cometemos. A seguir, veremos os sete erros que você deve evitar para cuidar bem da sua pele.

Erros que você deve evitar ao cuidar da sua pele

Esfoliação em excesso

Esfoliação facial
A esfoliação excessiva afeta as camadas mais externas da pele, alterando sua estrutura e irritando-a.

É verdade que a esfoliação remove as células mortas do rosto e ajuda a pele a ficar mais bonita. No entanto, não devemos exagerar. Uma esfoliação excessiva pode causar sérios danos à pele.

Com esse excesso, vamos eliminar as células que estão tentando crescer adequadamente. Além disso, este hábito pode ressecar a pele, favorecendo o aparecimento de rugas. A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana.

Não usar protetor solar

O sol é muito prejudicial para a saúde da pele. Na verdade, ele é a principal causa do envelhecimento da pele, pois os raios UV causam manchas e rugas e, além disso, favorecem o surgimento do câncer de pele. Por esse motivo, é preciso usar um filtro solar adaptado ao seu tipo de pele, tanto no verão quanto no inverno.

Leia também: O protetor solar de acordo com o tipo de pele

Não remover a maquiagem antes de dormir

Erros comuns ao cuidar da pele
O acúmulo de maquiagem durante a noite favorece a obstrução dos poros da pele, criando problemas posteriores, como cravos e acne.

Quando chegamos tarde em casa e estamos muito cansadas, ir para a cama sem remover a maquiagem pode ser uma grande tentação. Este é um dos erros mais comuns, e também um dos mais prejudiciais para a pele. Uma boa limpeza antes de dormir é essencial para que a pele possa se renovar e se nutrir à noite.

Se não removermos a maquiagem, a pele ficará seca e sem brilho. Além disso, a sujeira na pele fará com que os poros fiquem cobertos, e isso pode favorecer o aparecimento de acne, cravos e espinhas de todos os tipos. Toda a maquiagem deve ser removida com a ajuda de um creme de limpeza ou de algum produto recomendado para o seu tipo específico de pele.

Não usar os produtos corretamente

Este também é um erro muito comum. Muitas vezes, tudo começa por não sabermos que tipo de pele temos. Esta é a primeira coisa que devemos fazer: analisar se temos pele normal, seca, oleosa, mista ou sensível. Com essas informações, podemos escolher os produtos que melhor se adequem à nossa pele.

Também é importante saber qual é a função de cada produto: creme diurno, creme noturno, sérum, contorno dos olhos, toner facial, gel de limpeza… Cada produto tem um efeito específico na saúde e no cuidado da pele, e você deve saber como usá-los para esse fim.

Não deixe de conferir: Truques de maquiagem caseiros para parecer mais jovem

Espremer espinhas

Erros comuns ao cuidar da pele
Espremer espinhas pode infectá-las e deixar cicatrizes na pele.

A tentação de espremer as espinhas pode ser grande. No entanto, este é um grande erro quando se trata de cuidar da sua pele. É melhor deixá-las sozinhas, não tocá-las e aplicar um produto para que elas desapareçam o mais rápido possível. Você também pode aplicar um corretivo eventualmente, se for necessário.

Erros que você deve evitar para cuidar da sua pele ao se alimentar

A dieta é um fator chave nos cuidados com a pele. Para ter uma pele saudável e radiante, é necessário consumir muitas frutas, vegetais e alimentos nutritivos. Dessa forma, forneceremos à pele os nutrientes e antioxidantes necessários. Também é essencial hidratar o organismo e evitar hábitos prejudiciais, como o consumo de álcool e o cigarro.

Não dormir o suficiente

Tirar a maquiagem do rosto
Os hábitos saudáveis ​​desempenham um papel importante na saúde da pele; portanto, comer e dormir bem fará com que você pareça mais saudável.

Para que a pele se renove durante a noite, é necessário que tenhamos um sono restaurador com um número suficiente de horas de descanso. Cada pessoa é diferente, mas geralmente oito horas de sono são recomendadas por noite. Assim, o rosto ficará fresco e descansado pela manhã.

A privação de sono resultará imediatamente em olheiras e a pele terá uma aparência cansada, seca e sem brilho. Também é importante lavar frequentemente a fronha do travesseiro, pois ela acumula uma grande quantidade de impurezas e substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde da pele.

Como vimos, esses bons hábitos ajudarão a nossa pele a ficar mais brilhante e muito mais saudável. Agora, tente colocá-los em prática diariamente para obter os resultados que está buscando.

  • Murcia, Consejería de Sanidad y consumo. 2009. Cuidados de la piel. Extraído de: https://www.ffis.es/ups/Competencias_en_Cuidados_Paliativos_Nivel_basico_Area_VI/Dia_12_manana/Cuidados_de_la_piel_2009.pdf
  • pharmaacademy.es. Cuidado integral de la piel. Extraído de: https://www.pharmaacademy.es/files/pdfs/cuidado_piel.pdf