Tratamentos para eliminar as estrias na pele

É muito importante que nos mantenhamos hidratadas tanto por dentro quanto por fora para proporcionar elasticidade à pele e evitar a quebra das fibras.   
Tratamentos para eliminar as estrias na pele

Última atualização: 03 Março, 2021

As estrias são vistas como algo muito difícil de eliminar e, embora seja verdade que elas nunca desaparecem por completo, não é impossível atenuá-las. Vamos mostrar alguns truques para acabar com as estrias.

Estas marcas aparecem com muito mais frequência durante a gravidez, assim como quando há uma perda repentina de peso depois de haver engordado. As áreas do corpo mais afetadas são os glúteos, pernas, braços e abdômen.

Por que as estrias se formam?

estrias na pele
As estrias brancas são as que estão no corpo há mais tempo.

Mudanças bruscas de peso, descontrole hormonal e prática de maus hábitos são fatores relacionados ao aparecimento de estrias. Porém, para ser mais específico, deve ser esclarecido que as estrias são o resultado da quebra ou deterioração das fibras de colágeno e elastina.

Isso geralmente ocorre quando a pele sofre um estiramento excessivo, seja pela gravidez, pelo excesso de peso ou pelo processo de crescimento. O resultado são linhas paralelas avermelhadas, brilhantes e finas que, posteriormente, assumem o aspecto de cicatriz.

Por outro lado, os especialistas indicam que “a sua gravidade depende de vários fatores, incluindo a tendência genética, o grau de tensão na pele e o nível de cortisona”.

Alguns truques para acabar com as estrias

Nós todos sabemos que o ideal para evitar as estrias é levar uma vida saudável e uma rotina de hidratação da pele. No entanto, uma vez que já tenham aparecido, existem alguns truques que podemos usar para acabar com elas.

  • Primeiramente, um dos melhores tratamentos para reduzir as estrias é a esfoliação diária, para a qual pode ser utilizada uma esponja adequada para a pele, com a qual se elimina a pele morta e com ela as estrias, por melhorar a renovação natural da pele.
  • Assim que você tomar banho, tente alternadamente usar água fria e quente para melhorar a circulação, especialmente nas pernas. Além disso, terminar o banho com a água fria ajuda a manter a pele elástica, e a preservar melhor a sua umidade.
  • Consumir dois litros de água por dia mantém a pele hidratada e proporciona elasticidade. Esta é uma boa maneira de ajudar a combater as estrias. Também podemos manter a pele hidratada consumindo alimentos ricos em água, como frutas e legumes.
  • Certamente, a vitamina E também é uma ótima aliada em tratamentos para reduzir as estrias; você pode comer espinafre e amêndoas para nutrir-se dessa vitamina. Quanto à pele, a vitamina E é de grande ajuda por suas propriedades antioxidantes, que protegem o colágeno, assim como a elasticidade, além de rejuvenescer.
  • Você também pode executar massagens na área afetada com azeite de oliva. Também pode usar cremes que contenham manteiga de cacau, óleo de rosa mosqueta, óleo de rícino, manteiga de karité e vitaminas A e C.
estrias na pele

De que outra forma podemos eliminar as estrias?

Existem outras maneiras de reduzir as estrias: trata-se de procedimentos médicos mais invasivos, como a microdermoabrasão.

Outra opção é utilizar terapias a laser, que reduzem bastante a aparência das estrias. Uma redução nas estrias também foi observada com o ácido retinoico, que reestrutura a pele e reduz as marcas. Esta é uma alternativa menos invasiva e altamente eficaz.

Se, apesar de esgotar todas as opções acima, as estrias ainda continuam sendo o seu pior pesadelo, a melhor coisa que você pode fazer é visitar o seu médico. Todas, e cada uma dessas fórmulas, são realmente eficazes.

Para obter resultados satisfatórios, você deve escolher o tratamento que seja mais conveniente para você ou que seja mais fácil de realizar. Além disso, você deve ser muito perseverante, seguindo o tratamento ao pé da letra e com regularidade para poder ter bons resultados.

Pode interessar a você...
Estrias nos seios: 8 dicas úteis para preveni-las
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Estrias nos seios: 8 dicas úteis para preveni-las

Muitas mulheres se preocupam em prevenir as estrias nos seios. Por sorte não só os cremes caros ajudam a preveni-las, também vocë pode seguir algumas dicas.



  • Oakley AM, Patel BC. Stretch Marks (Striae) [Updated 2018 Dec 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK436005/
  • Bogdan, C., Iurian, S., Tomuta, I., & Moldovan, M. (2017). Improvement of skin condition in striae distensae: Development, characterization and clinical efficacy of a cosmetic product containing Punica granatum seed oil and Croton lechleri resin extract. Drug Design, Development and Therapy. https://doi.org/10.2147/DDDT.S128470
  • Ud-Din, S., McGeorge, D., & Bayat, A. (2016). Topical management of striae distensae (stretch marks): Prevention and therapy of striae rubrae and albae. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. https://doi.org/10.1111/jdv.13223