Mantenha seu corpo em forma com esta rotina de 5 exercícios para fazer em casa

· 15 de agosto de 2017
Se não estamos muito acostumados a fazer exercícios físicos, podemos começar pouco a pouco e ir aumentando o tempo, assim como as repetições, à medida que ganharmos resistência.

Os exercícios físicos são um hábito muito recomendado para manter um estilo de vida saudável e um peso corporal estável.

Ainda que a alimentação desempenhe um papel importantíssimo, a prática de exercícios é o melhor complemento para ter um corpo esbelto e não colocar a saúde em risco.

Praticá-los de maneira regular contribui para vencer os efeitos negativos do sedentarismo e, ao mesmo tempo, ativa as funções metabólicas que ajudam a perder peso.

Com apenas alguns minutos por dia, podemos conseguir benefícios maravilhosos tanto para a saúde física quanto mental.

O problema é que muitas pessoas pensam que só podem praticá-los na academia, e, por causa da falta de tempo, preferem ficar inativas.

No entanto, para deixar essa desculpa de lado, existem exercícios simples e eficazes que podem ser feitos em casa, sem a necessidade de sermos especialistas no tema.

Neste artigo, queremos compartilhar vários deles para que você comece a praticá-los de maneira constante.

Não perca!

1. Prancha

Exercícios para manter o corpo em forma

O exercício da prancha é uma atividade que trabalha a maior parte dos músculos do corpo, sobretudo a região abdominal e a parte superior das costas.

Sua prática diária, por pelo menos 30 segundos, aumenta o ritmo do metabolismo e facilita a tonificação muscular e cutânea.

Quer saber mais? Leia: Os 11 melhores alongamentos para as costas

Como fazer?

  • Deitada sobre um tapete de ioga ou colchonete, com a barriga para baixo, apoie-se sobre os antebraços, de modo que os cotovelos fiquem logo abaixo dos ombros.
  • Apoie-se também nas pontas dos pés e, sem elevar muito os quadris, contraia o abdômen e os glúteos.
  • Mantenha a postura por entre 20 e 30 segundos e descanse.
  • Outra opção, quando você adquirir mais resistência, é fazer a mesma postura, mas se manter apenas com um braço durante 30 segundos, e depois repetir com o outro braço.

2. Push up lateral

O push up lateral é uma variação do exercício anterior que, além de tonificar os músculos, aumenta a resistência física.

Como fazer?

  • Deite-se sobre seu lado esquerdo com as pernas esticadas e, em seguida, levante a parte superior do corpo enquanto se apoia no antebraço.
  • Levante o quadril até que seu corpo forme uma linha desde os tornozelos até os ombros. A seguir, pegue seu tornozelo direito com a mão e alongue-o até os glúteos.
  • Mantenha a posição por entre 15 a 20 segundos e descanse.
  • Faça 3 séries de cada lado.

3. Agachamento lateral

Exercícios para manter o corpo em forma

A prática de agachamentos é um dos melhores hábitos para trabalhar os glúteos, pernas e todos os músculos da parte inferior do corpo.

Nesse caso, propomos alguns com variação lateral, que ajudam a aumentar o gasto energético.

Como fazer?

  • De pé, separe as pernas no dobro da distância dos ombros e, com as costas retas, leve o peso do seu corpo para uma das pernas, de modo que o quadril fique para trás.
  • Mantenha a perna livre de peso numa posição reta e gire o calcanhar enquanto se abaixa, para não perder o equilíbrio.
  • Volte à posição inicial e faça o mesmo exercício no sentido contrário.
  • Faça três séries, de 15 a 20 repetições cada uma.

4. Ponte

A ponte é um exercício de resistência que permitirá diminuir a gordura abdominal e tonificar a parte superior do corpo.

Como fazer?

  • Sente-se com as mãos atrás de si, de modo que as palmas das mãos e os pés fiquem bem apoiados no chão.
  • Levante o quadril o mais alto que puder e faça uma linha reta dos ombros até o joelho.
  • Enquanto faz isso, levante o braço direito por cima do esquerdo e segure por 3 segundos.
  • Volte à posição inicial e repita do outro lado.
  • Faça entre 10 a 15 repetições.

Visite este artigo: Você tem pouco tempo para estar em forma? Confira estas dicas!

5. Afundo

Exercícios para manter o corpo em forma

Este é um exercício que não pode faltar nas rotinas para tonificar o corpo e perder peso. Ele aumenta a queima de gordura e fortalece e tonifica os músculos da região inferior do corpo.

Como fazer?

  • Fique de pé, com as costas firmes e uma das pernas esticada para trás.
  • Dobre o joelho da perna de trás, de modo que fique quase tocando o chão.
  • A perna dianteira deve estar num ângulo de 90° ao abaixar, ou seja, o joelho não deve passar da ponta dos pés.
  • Faça 12 repetições com cada perna, até completar 3 séries.
  • Se quiser, utilize halteres para aumentar a intensidade.

Crie sua rotina de exercícios em casa

Pronta para começar? Como você acaba de notar, não é preciso gastar muito tempo em rotinas complicadas e extenuantes.

Anime-se a incorporar estas atividades simples em sua rotina diária e descubra que não há desculpa para não estar em forma.