5 conselhos para evitar a retenção de líquidos

15 de janeiro de 2017
Os carboidratos também são grandes aliados para evitar a retenção de líquidos: basta escolher os mais adequados ao seu propósito.

A retenção de líquidos é um pesadelo para quem tenta ficar em forma, já que impede a queima de gordura e aumenta nosso volume.

Além disso, quando o problema é muito agudo, impede nosso descanso ou atividades tão simples quanto assistir a um filme no sofá, já que começamos a sentir espasmos e formigamento.

Temos que variar nossos hábitos de vida para eliminar ou melhorar esta questão, mas por que ela ocorre em primeiro lugar?

Os líquidos chegam aos vasos sanguíneos ou linfáticos e a partir daí devem ser eliminados. Porém, às vezes é produzido um excesso de líquidos que os vasos não conseguem manipular.

Outra razão é que ainda que a quantidade de líquido seja correta, por vezes os vasos não conseguem se livrar dela. A origem desta anomalia pode ser, por exemplo, por má circulação, obesidade, insuficiência renal etc.

Por isso, é bom que consulte um médico e leve suas dúvidas, já que por trás do desequilíbrio pode se esconder algo mais grave.

Porém, o mais habitual é que seja uma questão leve, que pode estar relacionada com:

  • Manter uma determinada postura por muito tempo.
  • Mudanças de temperatura.
  • Ciclos hormonais na ovulação.
  • A falta de exercícios físicos.
  • Alguns medicamentos.
  • Consumo excessivo de sal.

Em qualquer caso, sempre podemos fazer algo para aliviar a retenção de líquidos de forma simples e pouco invasiva. Confira então,  algumas sugestões neste artigo.

5 conselhos para evitar a retenção de líquidos

1. Caminhar 45 minutos por dia

Caminhar para evitar a retenção de líquidos

Trata-se de um passeio um pouco acelerado que melhorará a qualidade de sua vida de forma indiscutível.

Ao caminhar os músculos se ativam, e com eles a circulação do sangue começa a fluir com mais agilidade e sem esforço.

Desta maneira, os líquidos se repartirão de forma mais equilibrada. Por outro lado, o suor gerado expulsa uma parte dos mesmos, por isso agiliza o trabalho de nosso organismo.

Conheça também: Remédio com alho poró para depurar o organismo e perder peso

 2. Beber 8 copos de água por dia

Beber água para evitar a retenção de líquidos

Muita gente deixa de beber água para evitar a retenção de líquidos. Isso é um erro, porque esta substância é necessária para que seu corpo funcione corretamente, assim como para eliminar o que não precisamos.

Assim, são aquelas pessoas que sofrem deste problema as que mais precisam beber água. É certo que em ocasiões é muito difícil fazer isso porque muitas pessoas não gostam de água.

Se este é o seu caso, sugerimos que experimente as infusõesElas são muito diuréticas, causam calor interno e possuem propriedades ideais para a nossa boa saúde.

3. Selecione os carboidratos

Quando começamos uma dieta para emagrecer a primeira coisa que pensamos é que temos que abandonar os carboidratos. Porém, eles oferecem a energia de que precisamos para trabalhar e pensar.

Apesar de tudo, existem alguns que são melhores do que outros. O ideal é comer os de grãos integrais em pequenas quantidades. Neste sentido, recomendamos experimentar o trigo sarraceno ou a espelta.

4. Consuma frutas diuréticas

Sucos verdes contra a retenção de líquidos

As frutas também são alimentos controversos em alguns casos. Dado que contêm açúcar, há quem não as mantenha regularmente na dieta.

Com isso acontece o mesmo que no caso anterior: existem frutas adequadas e não adequadas para evitar a retenção de líquidos.

Não deixe de ler também: 7 alimentos diuréticos que convém adicionar a sua dieta

As mais aptas para tal finalidade são:

  • Kiwi
  • Maçã
  • Limão
  • Morangos
  • Abacaxi
  • Melão

Você pode comê-las diretamente ou preparar sucos.

5. Coma alimentos ricos em vitamina B6

Esta vitamina é dissolvida no líquido, o que facilita a expulsão do mesmo.

As mais eficazes são:

  • As leguminosas
  • O fígado
  • Os cereais de grãos integrais
  • O linguado

Em geral, todas as vitaminas do grupo B são ideais para a nossa pretensão, mas esta é das mais efetivas. Você pode preparar pratos com vegetais que se destacam por seu valor diurético, tais como:

  • A cebola
  • A abobrinha
  • A cenoura
  • O salsão

Com estes simples conselhos você poderá lutar contra a retenção de líquidos de forma econômica e com produtos que poderá adquirir em qualquer lugar.

Se você sofre de estresse, o mais eficaz é planejar suas refeições todas as semanas. Assim, você só terá que cozinhá-las sem a necessidade de quebrar a cabeça toda vez.

É uma estratégia que cada vez mais pessoas estão adicionando às suas vidas, já que comer de forma saudável e manter uma vida ocupada às vezes parece impossível.

As dicas foram úteis pra você? Então, leia os próximos artigos com mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.

Panicker, J. N., DasGupta, R., Sohier, E., & Fowler, C. J. (2010). Urinary retention. In Pelvic Organ Dysfunction in Neurological Disease: Clinical Management and Rehabilitation. https://doi.org/10.1017/CBO9780511762611.021

Selius, B. A., & Subedi, R. (2008). Urinary retention in adults: Diagnosis and initial management. American Family Physician. https://doi.org/10.1016/S0022-0728(83)80127-2