Chá de gengibre: um grande aliado quando se trata de emagrecer

· 28 de maio de 2015
Além de nos ajudar a nos sentirmos saciados, o gengibre possui propriedades termogênicas que nos ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura mais rapidamente.

O chá de gengibre é um remédio medicinal com muitas propriedades. Uma delas é a de nos ajudar a emagrecer de modo saudável.

Esta raiz de sabor levemente picante pode se tornar o aliado perfeito para nos ajudar não somente a perder a gordura que temos sobrando, mas também para aliviar as dores, por ser um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem.

A seguir, analisamos qual é a maneira mais adequada de emagrecer com o delicioso chá de gengibre. Além disso, vamos conhecer em quais situações o seu consumo não é recomendado.

Por que o chá de gengibre nos ajuda a emagrecer?

Por que o chá de gengibre nos ajuda a emagrecer?

Se você notou que ganhou um pouco de peso ultimamente, que a região do abdômen e dos quadris aumentaram, e que não pode colocar as roupas de antes, é o momento de tomar medidas.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que, para emagrecer, não devemos nos limitar a consumir exclusivamente chá de gengibre durante dias. De jeito nenhum.

O chá de gengibre é um aliado, um complemento para a nossa dieta. Portanto, é importante reduzir o excesso de gorduras em seu dia a dia, se esforçar para comer melhor com saladas ou legumes no vapor, e não descuidar da ingestão de proteínas, fibras e água abundante ao longo do dia.

Se, além disso, você praticar um pouco de atividade física e acrescentar uma xícara de chá de gengibre após as refeições, conseguirá chegar ao seu peso ideal em aproximadamente 5 semanas. Isso requer esforço e força de vontade, não há dúvida, mas vale a pena. Descubra a seguir por que o chá de gengibre é bom para emagrecer:

1. Facilita a digestão

Um dos benefícios principais do gengibre é que facilita a digestão. Isso porque tem propriedades naturais para induzir o movimento regular do estômago e dos intestinos. Com isso, o alimento se processa muito melhor e os nutrientes são sintetizados de modo adequado. Dessa forma, o corpo se desfaz de tudo o que o organismo não necessita.

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2. Efeito termogênico

Você sabe o que quer dizer que um alimento é um bom termogênico? Significa que ele pode elevar a nossa temperatura corporal, fazendo com que possamos ativar o metabolismo para conseguir queimar mais gordura.

A raiz de gengibre é uma das plantas mais eficazes para emagrecer de forma natural. Seu efeito termogênico é exatamente um de seus principais benefícios.

3. Nos ajuda a nos sentirmos saciados

Certamente isso já ocorreu com você alguma vez. Você termina o almoço, volta ao trabalho e, em pouco tempo, sente um vazio insuportável no estômago. 

É então que caímos no erro de beliscar a primeira coisa que aparece na nossa frente: um biscoito salgada, um bolo… Para combater este problema, o gengibre é uma boa opção, já que é conhecido também por ser um supressor natural do apetite.

Desta forma, é benéfico beber uma xícara de chá de gengibre logo após as refeições. Se você se alimenta de forma equilibrada, não há motivo para beliscar entre as refeições, e o ideal é aguentar bem até o jantar. O gengibre te ajuda a eliminar essa vontade, esse desejo de comer algo o tempo todo. Que tal colocar esta dica em prática hoje mesmo?

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4. O gengibre é um maravilhoso antioxidante

O chá de gengibre é uma das bebidas naturais com mais propriedades antioxidantes. Como resultado, nos ajuda a eliminar as toxinas que nos adoecem e inflamam nosso corpo, além de favorecer o bom funcionamento dos órgãos e a queima de gordura acumulada.

Como preparar o chá de gengibre

Como preparar o chá de gengibre

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 30 gramas de gengibre (corte uma lâmina da raiz da grossura do seu dedo)
  • Suco de ½ limão
  • Uma colher de mel (20 gramas)

Preparação

  • Aqueça a água em um bule de cobre ou barro. Bules de alumínio ou metal não preservam tão bem as propriedades das plantas medicinais.
  • Quando começar a ferver, adicione o gengibre e cozinhe por 20 minutos.
  • Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.
  • Adicione o suco de meio limão. Mexa bem e adicione o mel.

Quando tomá-lo?

Tome duas xícaras por dia depois do almoço e do jantar, durante 15 dias. Descanse uma semana e comece novamente. Junto a isso, lembre de manter uma dieta adequada e fazer um pouco de exercício.

Quando não é recomendável consumir gengibre?

Quando não é recomendável consumir gengibre?

Não é adequado consumir gengibre se você estiver tomando alguma medicação para a diabetes ou para a hipertensão. Este tipo de medicamento não deve ser combinado com esta planta medicinal.

Por último, tenha em mente que você também deve evitar tomá-lo se estiver grávida ou em processo de amamentação.

Tire proveito de suas grandes vantagens sem comprometer seu bem-estar!

  • Mansour, M. S., Ni, Y. M., Roberts, A. L., Kelleman, M., Roychoudhury, A., & St-Onge, M. P. (2012). Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: A pilot study. Metabolism: Clinical and Experimental. https://doi.org/10.1016/j.metabol.2012.03.016