Remédio com limão para aliviar a dor articular e as câimbras

6 de janeiro de 2020
O limão pode ser um grande aliado contra dores nas articulações e câimbra, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A dor articular e as câimbras são condições comuns em esportistas e pessoas idosas ou que fazem grande esforço muscular diário. Em qualquer momento pode-se sentir dor nos joelhos, cotovelos ou pulsos.

Também pode-se experimentar espasmos musculares. Felizmente, existe um remédio natural para aliviar estes sintomas: o limão.

Se você se encontra dentro do grupo de risco que sofre com dores articulares e câimbras, preste atenção nas propriedades e nos benefícios que o limão tem para combater esses incômodos sintomas. No entanto, antes de tudo, devemos aprender a identificá-los para não os confundi-los com outros, como por exemplo, a dormência.

O que é uma câimbra e o que a causa?

A câimbra é uma contração muscular repentina e involuntária acompanhada de dor, de acordo com este relatório da Biblioteca Nacional de Medicina de Estados Unidos. Esta pode ser leve ou intensa até o ponto de paralisar por alguns minutos a pessoa que a sofre.

Em atletas costuma ocorrer ao finalizar um exercício de alta intensidade ou estresse muscular. Outras pessoas podem senti-la durante a noite. Apresentam-se com maior frequência nas pernas, mas também podem aparecer nos pés, mãos, braços e abdômen.

Pessoa com dor articular

As câimbras são causadas por tensão muscular, baixos níveis de eletrólitos, falta de circulação sanguínea nos músculos e compressão dos nervos.

O que é a dor articular e o que a causa?

A dor articular se apresenta em qualquer articulação e é um sintoma de lesões ou diferentes condições articulares como:

  • Artrite
  • Artrose
  • Tendinite
  • Osteoartrite
  • Bursite

Costumam ser tratadas com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, as alternativas naturais como o limão são excelentes complementos para aliviar a dor.

Quais são os benefícios do limão frente a dor articular e as câimbras?

O limão é rico em flavonoides, vitaminas A, C e E, e também contém ácido cítrico. A vitamina C tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias (segundo este estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil) e ajuda a manter o colágeno do corpo. Por outro lado, o ácido cítrico tem propriedades diuréticas e depurativas.

Não perca:  Benefícios de consumir colágeno diariamente

Entre seus benefícios se encontram:

  • Fortalecer o sistema imune. É isso que afirma este estudo realizado pela Universidade de Otago (Nova Zelândia).
  • Aliviar a dor de garganta.
  • Prevenir os cálculos renais, segndo esta pesquisa de Case Western Reserve University (Estados Unidos).
  • Estimular o metabolismo, assim como afirma este estudo realizado por Sugiyama Jogakuen (Japão).

Também tem um efeito positivo na hora de aliviar a dor articular e as câimbras, por causa da Hipocalemia, de acordo com este estudo realizado pelo Hospital Evangelismos (Atenas). Isso se deve à grande quantidade de potássio contida no limão. Neste caso, a casca do limão é ideal para o tratamento.

Da próxima vez que decidir fazer uma limonada ou suco de limão, não jogue a casca fora porque estaria perdendo seus vários benefícios.

Da casca do limão se extrai o óleo essencial de citronela, excelente repelente de mosquitos. Também contém vitamina C e pectina. Esta última tem propriedades depurativas e contribui para a eliminação do colesterol ruim do organismo.

Além disso, a casca de limão tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes. Estas a transformam em um ingrediente maravilhoso para aliviar as dores nas articulações. Tome nota!

Limão para aliviar a dor articular

Remédio com casca de limão para aliviar a dor articular e as câimbras

Se você deseja preparar seu próprio remédio natural contra dores nas articulações e câimbras, siga as etapas abaixo. Mas não esqueça que isso é apenas um complemento e que você deve consultar um médico em qualquer caso. A opinião do profissional sempre deve prevalecer.

Ingredientes

  • 1 xícara de azeite de oliva extra virgem (250 ml)
  • 2 limões grandes, de preferência orgânicos
  • 4 folhas de eucalipto

Além disso, você vai precisar de alguns utensílios para o preparo e a aplicação desse remédio. Tente conseguir um frasco de vidro com tampa, papel filme de cozinha e uma atadura (apenas a quantidade necessária para a área que você deseje tratar).

Modo de preparo

  • Descasque os dois limões e coloque as cascas dentro do recipiente de vidro. Adicione o azeite de oliva e assegure-se de que cubra as cascas de limão.
  • Pegue as folhas de eucalipto, corte-as em pedaços e adicione-as à mistura. Tampe bem o recipiente e deixe repousar durante 2 semanas em um local seco e escuro.
  • Depois do tempo indicado, comece a aplicar a preparação com uma gaze. Para isso deve empapá-la no óleo e deixá-la como compressa na zona afetada. Para que não se mova, pegue um pedaço de filme de cozinha e cubra a gaze. Fixe o curativo com fita adesiva durante a noite enquanto dorme.
  • Repita o tratamento todos os dias para obter melhores resultados. Se não, a aplicação mínima recomendada é de 3 vezes por semana.

Lembre-se!

Lembre-se de ser disciplinado com o tratamento se quiser ver resultados em menos tempo. O segredo é ser constante, assim dê prioridade à sua saúde e separe alguns minutos todas as noites para aplicar o remédio. Da mesma forma, pergunte a um especialista se esta pode ser uma terapia alternativa para sua condição.

Miller, T. M., & Layzer, R. B. (2005). Muscle cramps. Muscle & Nerve. https://doi.org/10.1002/mus.20341

Roux, C.-H. (2017). Tratamiento médico de la artrosis. EMC – Aparato Locomotor. https://doi.org/10.1016/S1286-935X(17)84322-7

Shelton, G. D. (2004). Muscle pain, cramps and hypertonicity. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2004.05.019