4 melhores dicas para não engordar no verão

· 6 de fevereiro de 2019
Você gostaria de conversar sobre o seu peso durante o verão? Preparamos aqui algumas dicas que te ajudarão a evitar o ganho de peso nesta estação.

Não é absurdo dizer que é fácil engordar no verão, pois ganhar peso no verão é devido à mudança na rotina. Tendemos a deixar de consumir alimentos saudáveis ​​e optar pelos mais calóricos; além da falta de exercício por preferirmos o descanso constante.

Os quilos adquiridos dependerão de cada pessoa e nem todos ganham os mesmos quilos. Isto é explicado por Paula Rodríguez Alonso, representante da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) em uma nota publicada no jornal 20 minutos.

Certamente você não quer que em poucas semanas do verão todo o esforço que você fez durante o ano para ficar em forma desapareça, muito menos se você investiu uma grande quantidade de tempo em manter uma rotina de alimentação saudável e de exercício.

Neste artigo, apresentaremos os melhores truques para que, quando o verão terminar, você não ganhe muitos quilos. Preste muita atenção ao que você vai ler abaixo.

4 dicas para não engordar no verão

1. Primeiro de tudo, modere-se

O verão é uma das estações mais difíceis para manter hábitos saudáveis que adquirimos durante os outros meses do ano.

Isso porque o calor nos faz aumentar nosso consumo de líquidos. Da mesma forma, os passeios e festas com nossos amigos ou parentes se tornam habituais em nossas rotinas e nossos hábitos alimentares mudam completamente.

Por esta razão, você deve aproveitar seus encontros de verão, mas com moderação e sem excessos. Você pode comer tudo o que quiser, mas faça isso em pequenas porções e, se você alguma vez se exceder, não se atormente, apenas tente não fazer disso um hábito.

Pode te interessar: 5 recomendações na hora de tomar sol

2. Dieta balanceada para não engordar no verão

Dieta balanceada para não engordar no verão

 

Não engordar no verão significa resistir à tentação de quebrar nossa dieta. Portanto, devemos comer a cada três ou quatro horas e em quantidades adequadas.

Da mesma forma, lembre-se da importância de manter legumes e frutas entre suas respectivas refeições: café da manhã, almoço e jantar.

Tenha em mente que uma alimentação variada, balanceada e sem excessos, garante o fornecimento de nutrientes que o seu corpo precisa  para ficar em forma e, acima de tudo, saudável.

Da mesma forma, você deve evitar o consumo descontrolado de fastfood, que costumamos comer quando viajamos para a praia ou para outros lugares na estrada.

Além disso, devemos evitar os açúcares refinados e as gorduras saturadas que normalmente costumam estar presentes em sorvetes, molhos e alimentos pré-cozidos. Você também pode aplicar as seguintes dicas:

  • Não pule as refeições.
  • Respeite os horários de cada refeição.
  • Não coma desordenadamente entre as horas.
  • Jante no máximo duas horas antes de ir dormir.
  • Não jante refeições muito pesadas.
  • Coma frutas frescas.

Veja também: Os 7 melhores conselhos para não engordar no verão

3. Exercite-se!

Exercício para não engordar no verão

 

Permanecer fisicamente ativo diminuirá significativamente suas chances de engordar no verão.

Se você está longe de casa e não pode ir à academia, você pode correr de manhã ou fazer um esporte que gosta e te permita exercitar seu corpo. Se você compartilhar essa atividade com seus amigos ou familiares, será muito mais fácil e divertido de fazer.

Agora, se você é uma daquelas pessoas as quais custa muito manter uma rotina de treinamento físico, não se preocupe, para tudo há uma solução, você pode recorrer a atividades que não exigem um esforço corporal grande, como por exemplo: subir escadas, nadar ou caminhar por alguns minutos todos os dias.

4. Hidrate-se!

Durante o verão é normal que retenhamos mais líquidos, fundamental pelo calor que caracteriza a esta estação.

Costumamos estar a maior parte do dia fora de casa, o que faz com que não nos hidratemos corretamente. Neste sentido, convém que bebamos entre dois e dois litros e meio por dia.

Por outro lado, Rodriguez Alonso recomenda que, se você deseja optar por outros tipos de líquidos (com exceção de água e infusões frias como bebidas refrescantes ou sucos), é imprescindível que sejam livres de açúcares refinados e adoçantes artificiais que só se fixam no abdômen e prejudicam a nossa saúde.

Também explica que as bebidas alcoólicas devem ser evitadas; no entanto, apontou que nestas datas seu consumo aumenta; nesse sentido, esclarece que devem ser tomadas de forma moderada, responsável e sempre acompanhados de algum alimento.

Se você seguir estas dicas só receberá elogios e bons comentários do seu ambiente de trabalho, familiar e próximo.

Se você tiver algum tipo de inquietude, lembre-se de consultar um especialista, ele se encarregará de te guiar da melhor maneira.