4 alimentos para ganhar peso de maneira saudável

18 de agosto de 2019
Tentar ganhar peso de maneira saudável é tão complicado quanto perder peso da maneira certa, por isso devemos ter cuidado para não correr perigo.

É comum encontrar pessoas que estão tentando perder peso o tempo todo. No entanto, desta vez vamos falar sobre o lado oposto: como ganhar peso de maneira saudável? Você é um daqueles que faz todo o possível, mas nunca consegue atingir seu peso ideal?

Se você enfrentou este problema, deve saber como é complicado. Certamente você passou por situações em que todos achavam que você estava doente ou se sentia inseguro sobre sua aparência. A realidade é que tentar ganhar peso é tão complicado quanto perder peso de maneira saudável.

Desta vez, vamos dizer quais são os melhores alimentos se você quiser ganhar peso de maneira saudável.

1. Massas

As massas são uma boa opção para ganhar peso de maneira saudável

O primeiro dos alimentos da lista para ganhar peso de maneira saudável são as massas. São ricas em calorias e carboidratos complexos, por isso mantêm os níveis de glicose estáveis.

Para garantir que o ganho de peso não altere outros aspectos da sua saúde, recomendamos optar pelas massas de grãos integrais. Isso se tornou bastante comum, então você não terá problemas para encontrá-las.

Ao consumi-las, tente combiná-las com vegetais e algumas proteínas. Uma opção simples são as saladas, embora a lasanha e os pratos similares também sejam apropriados.

  • Em uma xícara de espaguete cozido você tem cerca de 220 calorias. No entanto, essas quantidades podem aumentar facilmente dependendo dos temperos ou molhos com os quais você acompanha a massa.

Descubra: Como preparar macarrão com camarões ao limão

2. Ganhar peso de maneira saudável com frutos secos

Uma boa opção para ganhar peso de maneira saudável e satisfazer o desejo por algo doce são os frutos secos. É uma boa ideia levar uma mistura de vários deles com você e comê-los ao longo do dia.

O problema, assim como com as massas, é que, se você se exceder, terá aumentos de glicose. No entanto, se você consumir poucas quantidades distribuídas em vários intervalos por dia não terá nenhum problema. A quantidade de calorias que você consumir dependerá da fruta que escolher. Por exemplo, uma xícara de uva passa lhe dará aproximadamente 60 calorias.

Recomendamos que você compre seus frutos secos em lojas de produtos naturais ou em mercados locais. Certifique-se sempre de que o produto esteja livre de corantes e açúcares. Uma boa opção para consumi-los é como parte de seus lanches no meio da manhã e à tarde.

Leia este artigo: 10 cardápios para quem tem intolerância à lactose

3. Leite

Leite para uma dieta com mais calorias

Além de ajudar você a manter seus ossos mineralizados, o leite favorece seus esforços para ganhar peso de maneira saudável. O leite é caracterizado por ser um bom aliado na construção de massa muscular magra, graças à proteína que fornece.

Também é uma boa fonte de cálcio, minerais, vitaminas e gorduras saudáveis. Se você escolheu consumir leites vegetais, é uma boa ideia, por um tempo, incluir leite de vaca duas vezes por semana. Caso você seja intolerante à lactose, basta escolher a versão sem esse ingrediente.

Você pode complementar o efeito do leite com proteína vegetal de boa qualidade. Para isso, basta escolher uma proteína em pó e adicioná-la à sua vitamina matinal. Algumas têm sabores, então você não precisa de mais nada. Caso não goste delas, você pode adicionar uma fruta e algumas sementes para dar sabor e textura.

4. Arroz para ganhar peso de maneira saudável

Sabemos que comer massas o tempo todo pode ser enjoativo. Entretanto, existe uma alternativa igualmente saudável e deliciosa: o arroz. Seria melhor se você consumisse arroz integral, mas, se não puder, o normal será ótimo também.

Este alimento ajuda você a ganhar peso de maneira saudável. Em apenas uma xícara de arroz cozido (cerca de 165 gramas) você obtém 190 calorias, 43 gramas de carboidratos e quase nenhuma gordura.

Para que a quantidade de gordura seja realmente mínima, você deve certificar-se de não adicionar gorduras extras. Evite as preparações que indiquem fritar o arroz e sempre escolha a opção de cozinhá-lo.

Em geral, podemos preparar qualquer receita que queiramos com arroz cozido. É possível que nas primeiras vezes você deva modificar alguns tempos da receita. No entanto, são pequenas mudanças que valem a pena para a saúde.

Nós recomendamos que você evite o arroz comercial que vem em preparações temperadas. Embora possa ter bom sabor, esse tipo de arroz contém corantes, conservantes e sódio que afetam a sua saúde.

  • BA, S., I, C., JC, S., & WPT, J. (2004). Diet, nutrition and the prevention of excess weight gain and obesity. Public Health Nutrition. https://doi.org/10.1079/phn2003585
  • Sanigorski, A. M., Bell, A. C., Kremer, P. J., Cuttler, R., & Swinburn, B. A. (2008). Reducing unhealthy weight gain in children through community capacity-building: Results of a quasi-experimental intervention program, Be Active Eat Well. International Journal of Obesity. https://doi.org/10.1038/ijo.2008.79
  • Swinburn, B. A., Caterson, I., Seidell, J. C., & James, W. P. T. (2007). Diet, nutrition and the prevention of excess weight gain and obesity. Public Health Nutrition. https://doi.org/10.1079/PHN2003585