Como preparar macarrão com camarões ao limão

16 de junho de 2019
O macarrão com camarões ao limão é um prato que, realizado com uma correta escolha de ingredientes, é muito saudável, nutritivo e apetitoso.

O macarrão com camarões ao limão pode ser servido como prato único e principal dependendo da quantidade. Aliás, é apto para intolerantes ao glúten e à lactose, se escolhermos um macarrão apto para celíacos. Além disso, agrada tanto a crianças como a adultos e é uma boa maneira de incluir peixe na alimentação infantil.

Valores nutricionais

Benefícios do macarrão integral

Benefícios do macarrão integral

As massas integrais são mais saudáveis que as refinadas pelo maior conteúdo de carboidratos complexos e fibra. Para que o prato fique ainda mais completo, recomenda-se substituir a massa tradicional por massa integral elaborada à base de farinha de trigo que não tenha sido refinada.

Quer saber mais sobre farinhas? Então leia: Pão branco ou integral: qual é a melhor opção?

A massa integral possui um elevado conteúdo de hidratos de carbono (75 g por cada 100 g do produto), portanto, é um alimento energético, ideal para consumir antes de realizar uma atividade de grande exigência física.

Estes macronutrientes são de absorção lenta, de modo que a energia vai sendo liberada de maneira progressiva ajudando a manter a sensação de saciedade durante mais tempo.

A quantidade de gordura presente neste alimento é muito baixa e está constituída por esteróis vegetais e sem colesterol, portanto, é um alimento saudável para as funções do coração e apto nas dietas adaptadas ao controle do colesterol. Além disso, possui uma grande quantidade de fibra vegetal que favorece o controle do colesterol e da glicose no sangue.

Benefícios dos camarões

Elementos para preparar macarrão com camarões ao limão

Este crustáceo, apesar de que fornece altas quantidades de colesterol, é rico em minerais e em vitaminas essenciais. O camarão fornece 80 Kcal por cada porção de 100 gramas e possui alto conteúdo de água e de proteínas.

Possui níveis relativamente altos de colesterol pois, uma porção cobre a metade dos níveis de colesterol recomendados para uma dieta saudável e equilibrada. Entretanto, se o consumimos de maneira moderada e o combinamos com alimentos baixos em gorduras, como é o caso das massas, não haveria problemas em incluí-lo em um plano de alimentação saudável.

Os camarões contêm uma alta porcentagem de minerais essenciais como o iodo, o zinco, potássio e o fósforo. Possui também grandes quantidades de vitamina B12: uma porção destes crustáceos duplica a quantidade diária recomendada deste nutriente.

Não deixe de ler também: Inclua o peixe na sua alimentação

Macarrão com camarões ao limão

Receita de macarrão com camarões ao limão

Você pode variar a receita adaptando-a a celíacos ou a outras pessoas com determinadas intolerâncias alimentares.

Uma vez que já conhecemos as características nutricionais dos principais ingredientes da receita, vamos então dar a lista dos produtos e o modo de preparo passo a passo.

Ingredientes (4 pessoas)

  • 300 gramas de macarrão
  • 250 gramas de camarões
  • 3 limões
  • 150 g de queijo cremoso tipo quark
  • Manjericão
  • Alho em pó
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Sal
  • Pimenta

Modo de preparo do macarrão com camarões ao limão

  • Primeiramente, coloque uma frigideira no fogo médio com duas colheres de azeite de oliva extra virgem e quando estiver quente, acrescente os camarões previamente lavados e descascados.
  • Cozinhe durante 7 a 10 minutos ou até que estejam dourados. Retire-os da frigideira e coloque sobre papel toalha para eliminar o excesso de gordura.
  • Rale os limões sem chegar à parte branca e reserve para decorar depois. Corte os limões em pedaços pequenos.
  • Logo depois, na mesma frigideira que utilizamos para preparar os camarões, acrescente os pedacinhos de limão e mexa para ajudar a que soltem o suco.
  • Enquanto isso, coloque para ferver um litro de água com azeite e sal e cozinhe a massa de acordo com as indicações do fabricante, caso utilize massa comprada.
  • Quando os limões já soltaram seu suco, retire-os com a ajuda de uma pinça de cozinha e acrescente o queijo cremoso tipo quark. Se quiser um molho mais suave você pode colocar umas duas colheres da água do cozimento da massa.
  • Coloque a massa na frigideira com o molho e os camarões.
  • Coloque sal e pimenta a gosto e acrescente o alho em pó, o manjericão e a raladura do limão. E já está pronto para saborear.

Variações do macarrão com camarões

Você também pode substituir o queijo cremoso por outro preparado com soja apto para veganos e para  intolerantes à lactose. Aliás, você também pode escolher a massa que melhor se adapte às suas necessidades.

Esta receita vai muito bem com uma salada de verduras ou com creme de ervas para uma refeição nutritiva e equilibrada. Você pode variar como quiser. A imaginação e a criatividade são suas!

Gostou deste artigo? Então, continue na nossa página porque temos mais receitas e dicas para o seu bem-estar.

  • Varela Moreiras, G. (n.d.). Esteroles vegetales y colesterol: una apuesta de futuro. Retrieved May 18, 2019, from https://www.fen.org.es/index.php/firma/esteroles-vegetales-y–colesterol-una-apuesta-de-futuro
  • Camarón. (n.d.). Retrieved from http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/camaron.pdf