3 receitas incríveis para aproveitar frutas maduras

19 de agosto de 2019
Em vez de descartar as frutas muito maduras, você pode usá-las para fazer receitas diferentes e obter o máximo de seus nutrientes.

Muitos de nós, ao ver frutas maduras, acreditam que já está passada. Isso pode acontecer a algumas frutas, mas há outras que, quanto mais maduras e macias forem, mais deliciosas serão quando adicionadas a algumas receitas.

Todos os especialistas em nutrição recomendam consumir pelo menos 3 ou 4 porções de frutas por dia. Isto é devido à grande quantidade de nutrientes, proteínas e vitaminas que as frutas nos dão.

Além disso, ao consumi-las, estamos dando a energia e os nutrientes necessários ao nosso corpo para funcionar adequadamente. E a melhor coisa é que você pode fazer milhares de receitas em qualquer estado que elas sejam.

No entanto, a maioria das pessoas as joga fora quando parecem muito maduras, sem perceber que algumas frutas precisam estar nesse estado para aproveitar melhor suas propriedades e desfrutar de um sabor mais intenso.

3 receitas com frutas maduras

1. Vinho de uvas

Vinho de frutas maduras

Uma das melhores receitas em que você pode usar a uva é o vinho. Esta bebida requintada pode agora ser preparada em casa e com ingredientes básicos. Dependendo do tempo de fermentação, asseguramos que o sabor será incomparável.

Ingredientes

  • 3 xícaras de uvas (360 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 1 colher de sopa de fermento (15 g)

Preparo

  1. Primeiramente, é preciso saber que para fazer qualquer tipo de vinho leva tempo. Então, você deve pegar as uvas maduras e esmagá-las em um pilão.
  2. Em seguida, ferva a água em uma panela grande. Quando atingir o ponto de ebulição, coloque as uvas na panela e deixe-as de molho por cerca de 48 horas.
  3. Uma vez que o tempo passou, coe as uvas com a ajuda de uma gaze ou filtro de algodão.
  4. Em seguida, adicione o açúcar e mexa bem até dissolver.
  5. Depois, adicione a colher de sopa de fermento e misture novamente.
  6. Você deve colocá-lo em uma jarra com uma tampa bem fechada e guardá-lo em um lugar quente por duas semanas.
  7. Por fim, quando o tempo correspondente tiver passado, coloque seu vinho em uma garrafa e beba-o sempre que quiser. Esta será uma das melhores receitas com fruta muito madura.

2. Compota de maçã

Esta receita é ideal para as crianças da casa. Além disso, é muito fácil de preparar, e não só você pode fazê-la com maçãs maduras, mas também pode incorporar outras frutas como banana ou manga para fazê-la.

Ingredientes

  • 4 maçãs vermelhas
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (30 g)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (15 ml)

Leia também: Receita simples de iogurte caseiro de frutas

Preparo

  1. Primeiramente, descasque e corte as maçãs em pequenos quadrados. Tenha cuidado ao fazer isso, porque as maçãs estarão maduras e serão desfeitas facilmente.
  2. Em seguida, coloque uma panela com a água para ferver em fogo médio e adicione o açúcar.
  3. Depois, adicione os pedaços de maçã e meia colher de sopa de essência de baunilha. Misture bem e deixe cozinhar tudo por pelo menos 10 ou 15 minutos.
  4. Por fim, misture sem parar até ter a consistência cremosa ou de compota que você está procurando. Sirva e desfrute de uma deliciosa receita com fruta bem madura.

3. Vitamina de banana

A banana é uma fruta extremamente popular devido ao seu alto teor de potássio. Este mineral nos dá energia para enfrentar um longo dia. Recomendamos que você prepare esta receita para o café da manhã. Lembre-se de que você não precisará de muito açúcar, porque as bananas maduras são caracterizadas por sua doçura.

Ingredientes

  • 2 bananas maduras
  • ½ xícara de aveia em flocos (50 g)
  • 1 xícara de leite integral ou desnatado (250 ml)
  • 4 ou 5 cubos de gelo
  • 2 colheres de sopa de açúcar (30 g) (opcional)

Preparo

  1. Primeiramente, descasque e corte as bananas em pedaços médios.
  2. Em seguida, coloque os pedaços no liquidificador e acrescente o leite e a farinha de aveia. Misture até obter uma mistura cremosa.
  3. Depois, adicione o açúcar (se desejar) e, por último, os cubos de gelo para dar um toque um pouco duro.
  4. Por fim, sirva e desfrute de uma deliciosa vitamina de bananas maduras.

Descubra ademais: É mais saudável comer banana quando ela está madura ou verde?

4. Geleia de banana

Receitas com fruta muito madura

A banana tem vitaminas A, B e C, é rica em fibras e minerais essenciais, como potássio, magnésio e ferro. O melhor de tudo, contém carboidratos simples e complexos, o que é ideal para uma dieta equilibrada.

Ingredientes

  • 3 bananas maduras
  • 1 sumo de toranja
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 2 pacotinhos de ágar-ágar (5 g)
  • 1 ¼ de xícara de açúcar (250 g)
  • 3 colheres de sopa de rum (45 ml)

Preparo

  1. Primeiramente, descasque e esmague as bananas com a ajuda de um garfo.
  2. Em seguida, esprema o suco de toranja e despeje-o em uma panela com a água. Coloque-o no fogão em fogo médio.
  3. Depois, adicione o açúcar e o agar-ágar e mexa bem.
  4. Por fim, adicione a banana e misture até obter a consistência da geleia. Retire do fogo, deixe esfriar e guarde em frascos herméticos.
  • Slavin JL, Lloyd B. Health benefits of fruits and vegetables. Adv Nutr. 2012;3(4):506–516. Published 2012 Jul 1. doi:10.3945/an.112.002154
  • Xiao YY, Kuang JF, Qi XN, et al. A comprehensive investigation of starch degradation process and identification of a transcriptional activator MabHLH6 during banana fruit ripening. Plant Biotechnol J. 2018;16(1):151–164. doi:10.1111/pbi.12756
  • Singh, B., Singh, J. P., Kaur, A., & Singh, N. (2016, September 1). Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review. Food Chemistry. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.03.033