Creme de batatas: 3 receitas originais
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
A seguir, mostraremos algumas maneiras diferentes de preparar um delicioso creme de batatas. Em cada um, é possível obter diferentes sabores e aromas.
1. Creme de batatas com cebola e bacon
Em primeiro lugar essa receita de creme de batatas é um prato delicioso, completo e com sabor bem consistente.
Ingredientes
- 3 batatas médias
- 1 talo de aipo
- ½ cebola grande
- Sal, pimenta preta, alho em pó e noz-moscada (a gosto)
- 1 colher de sopa de manteiga (20 g)
- 1 colher de sopa de cream cheese (20 g)
- 2 xícaras de caldo de legumes (500 ml)
- ½ xícara de bacon em pedacinhos (100 g)
- Queijo ralado (para decorar)
O que fazer?
- Em primeiro lugar, refogue o bacon picado em uma frigideira regada no azeite. Quando estiver crocante e dourado, retire do fogo.
- Logo, na gordura que o bacon soltou, acrescente manteiga e refogue o aipo picado e a cebola.
- Agora, sem deixar dourar demais, adicione a batata descascada e cortada. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o alho, o tomilho, a noz-moscada e, por último, cubra com caldo de legumes.
- Por outro lado, deixe ferver com a tampa até que a batata esteja bem macia. Bata-a no liquidificador com o queijo e um pouco de leite. O tipo de leite vai variar de acordo com a cremosidade desejada.
- Finalmente, acrescente um pouco mais de sal e sirva quente, com o bacon salpicado por cima. Para decorar, despeje um pouco de queijo ralado ou em pedaços sobre o prato.
Se quiser, você pode substituir o aipo por champignon, que deve ser refogado junto com a cebola. Limpe-o muito bem antes de cozinhar. O champignon dá um sabor mais intenso e fresco ao prato.
2. Creme de batatas e queijo
Ingredientes
- 6 batatas grandes
- 1 xícara de cream cheese (200 g)
- 2 xícaras de caldo de legumes (500 ml)
- 1 cebola grande
- 1 xícara de queijo muçarela ralado (150 g)
- 3 talos de alho-poró
- Sal a gosto
O que fazer?
- Em primeiro lugar, descasque as batatas, o alho-poró e a cebola. Depois, pique os legumes bem quadradinhos, mas não muito pequenos.
- Logo em seguida, acrescente o caldo de legumes no fogo e deixe ferver. Adicione sal a gosto. Despeje os legumes picados e cozinhe-os por cerca de 20 minutos.
- Depois, tire a panela do fogo e acrescente o cream cheese.
- Assim que a mistura estiver pronta, bata-a no liquidificador até obter uma textura cremosa e homogênea.
- Finalmente, sirva o creme de batatas e queijo em pratos fundos, até a borda. Para decorar, despeje um pouco de queijo ralado por cima do prato.
Recomendamos que leia: Batatas com creme chipotle e bacon
3. Creme de batatas e bacalhau
Por último, essa receita de creme de batatas leva o delicioso sabor do bacalhau.
Ingredientes
- 1 filé grande de bacalhau
- 1 xícara de leite em pó com água (250 ml)
- 3 batatas médias
- 1 folha de louro
- 2 talos de alho-poró
- 1 punhado grande de salsinha
- 1 cubo de caldo de galinha
- Azeite de oliva
- Pimenta preta a gosto
- Ovas de salmão para decorar
O que fazer?
- Em primeiro lugar, corte o talo de alho-poró em rodelas e as batatas em pedaço. Refogue com um pouco de azeite junto com a salsinha picada.
- Logo em seguida, dissolva o cubo de caldo de galinha em um litro de água quente. Depois, despeje o caldo nos legumes e cozinhe por 20 minutos.
- Depois, despeje a água em uma panela ao fogo com um fio de azeite e a folha de louro. Quando levantar fervura, acrescente o bacalhau picado, cubra a panela e apague o fogo. Deixe descansar por 10 minutos.
- Finalmente, desmanche o bacalhau depois de cozinho, acrescentando também um copo do caldo que você usou para cozinhar (200 ml) e o leite evaporado à mistura de legumes.
- Posteriormente, cozinhe em fogo baixo durante 5 minutos, tempere com pimenta e bata no liquidificador até obter um creme fino e sem pelotas.
- Assim que o creme estiver pronto, sirva-o em pratos fundos e enfeite com uma colher de ovas de salmão. A receita já é bem salgada, portanto, não é necessário acrescentar mais sal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zaheer, K., & Akhtar, M. H. (2016). Potato Production, Usage, and Nutrition—A Review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 56(5), 711–721. https://doi.org/10.1080/10408398.2012.724479
- The potato: botany, production and uses. (2014). The potato: botany, production and uses. CABI. https://doi.org/10.1079/9781780642802.0000
- De la Calle, R. (2010). Recetas. Carmencita.
- Arguiñano, K. (1996). 1069 Recetas. Asegarce/Debate.
- Tørris C, Småstuen MC, Molin M. Nutrients in Fish and Possible Associations with Cardiovascular Disease Risk Factors in Metabolic Syndrome. Nutrients. 2018;10(7):952. Published 2018 Jul 23. doi:10.3390/nu10070952
- Tørris C, Molin M, Småstuen MC. Lean Fish Consumption Is Associated with Beneficial Changes in the Metabolic Syndrome Components: A 13-Year Follow-Up Study from the Norwegian Tromsø Study. Nutrients. 2017;9(3):247. Published 2017 Mar 8. doi:10.3390/nu9030247
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.