Logo image
Logo image

12 motivos para ter água oxigenada em casa

4 minutos
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é uma substância com uma variedade de usos dentro de casa. Conheça alguns deles a seguir.
12 motivos para ter água oxigenada em casa
Última atualização: 13 janeiro, 2019

O peróxido de hidrogênio, comumente conhecido como água oxigenada, é o único agente antisséptico composto somente por água e oxigênio.

Além disso, é considerado uma substância segura, capaz de matar micro-organismos prejudiciais através da oxidação, que é simplesmente um processo de queima controlada.

Muitas pessoas costumam ter água oxigenada em casa como parte do kit de primeiros socorros, e usam-na para higienizar pequenos cortes e feridas na pele.

No entanto, essa substância é também um poderoso desinfetante atóxico e pode ser usada com vários propósitos diferentes.

Além de tudo, é uma substância barata. Por isso, listaremos 12 motivos para ter o peróxido de hidrogênio em casa, usando-o de diferentes maneiras no dia-a-dia no nosso lar.

  1. Higienizar tábuas de madeira

A tábua de madeira que usamos para cortar os alimentos é o lugar perfeito para a proliferação de bactérias.

Portanto, ao invés de usar substâncias químicas que possam prejudicar a saúde e os alimentos, limpe-a com uma mistura de água oxigenada e vinagre.

  1. Lavar frutas e vegetais

Visto que é um produto atóxico, o peróxido de hidrogênio pode ser usado para desinfetar frutas e vegetais, eliminando eventuais sujeiras e bactérias.

Dessa forma, esse uma solução de 3% de água oxigenada e lave os alimentos para higienizá-los de forma fácil e segura.

Some figure

  1. Higienizar esponjas

As esponjas são o local ideal para o acúmulo de bactérias, por isso é importante higienizá-las usando uma mistura que combine partes iguais de água oxigenada e água morna.

Dessa maneira, mergulhe a esponja na solução por 15 minutos, e depois enxágue abundantemente com água.

Leia mais: Como manter as esponjas de cozinha limpas?

  1. Tirar manchas de roupas

O peróxido de hidrogênio funciona como um tira-manchas extremamente eficaz. Para tirar manchas de vinho, combine partes iguais de água oxigenada e detergente líquido e aplique diretamente sobre a mancha. Em seguida, seque com uma toalha, lave com água quente e deixe secar.

Outra dica é usá-lo para tirar manchas amarelas que aparecem na parte da axila, principalmente nas camisas brancas. Prepare uma solução com 1 parte de detergente líquido e duas de água oxigenada e aplique na área desejada. Deixe agir por uma hora e enxágue com água fria.

  1. Clarear o cabelo

A água oxigenada é um agente de clareamento que pode ser usado com segurança nos cabelos. Aplique nos fios molhados uma solução com partes iguais de água e água oxigenada e penteie para espalhar por todo o cabelo.

Esta mistura proporcionará mechas mais naturais ao invés de um cabelo excessivamente claro. Além disso, permite clarear os fios de maneira gradual, sem causar uma mudança drástica.

  1. Higienizar a escova de dentes com água oxigenada

A escova de dente é outro lugar onde podem se acumular germes e bactérias que vivem em nossos banheiros. Por isso, mergulhe-a em água oxigenada para higienizá-la e matar estes micro-organismos.

Some figure

  1. Tratar fungos nos pés

Use partes iguais de peróxido de hidrogênio e água para obter um remédio caseiro contra os fungos presentes nos pés. Borrife a solução na área desejada à noite, especialmente nos dedos, e deixe secar.

Esta mistura é capaz de impedir o desenvolvimento dos fungos.

  1. Clarear os dentes

Misture água oxigenada e bicarbonato de sódio para obter uma pasta caseira capaz de clarear gradativamente os dentes. Além disso, pode atenuar manchas se usado diariamente. Aplique nos dentes e deixe agir por alguns minutos, em seguida, enxágue com água.

  1. Limpar a geladeira e o lava-louças

Por ser uma substância atóxica, o peróxido de hidrogênio pode ser usado em locais que estão em contato com alimentos. Aplique um pouco quando for limpar a geladeira e o lava-louças, deixe secar e passe um pano com água para retirar.

Saiba mais: 8 dicas para manter a geladeira limpa e organizada

  1. Remover a sujeira de panelas

Às vezes, retirar a sujeira de panelas e assadeiras é uma tarefa extremamente difícil. Portanto, para facilitar o trabalho, combine água oxigenada com bicarbonato de sódio até formar uma pasta.

Aplique na panela e deixe agir por um tempo. Depois retire usando uma esponja com água morna, e verá que a sujeira sairá mais facilmente.

  1. Combater doenças e infecções

Por incrível que pareça, os glóbulos brancos presentes em nosso organismo produzem peróxido de hidrogênio para combater parasitas, vírus e bactérias, por isso, esta substância pode ser uma poderosa arma na luta contra alguns tipos de infecções.

Mergulhe os cortes em uma solução de 3% de água oxigenada por 5 a 10 minutos, várias vezes ao dia, para obter uma melhora significativa.

Contra infecções no ouvido, pingue entre 6 e 8 gotas de peróxido de hidrogênio para aliviar os sintomas e combater a infecção. Para tratar a sinusite, combine uma colher de sopa de água oxigenada com um copo de água não clorada e use como spray nasal.

  1. Manter os fungos longe das plantas

Da próxima vez que for borrifar água nas plantas da casa, adicione um pouco de água oxigenada ao spray para protegê-las e afastar os fungos. A medida é meio copo de peróxido de hidrogênio para 3,8 litros de água.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Moriya, T., & Módena, J. L. P. (2008). Assepsia e antissepsia: técnicas de esterilização. Medicina (Ribeirao Preto. Online)41(3), 265-273.
  • Mattos, I. L. D., Shiraishi, K. A., Braz, A. D., & Fernandes, J. R. (2003). Peróxido de hidrogênio: importância e determinação. Química nova, 373-380.
  • Campagnoli, K. R., & Junior, N. S. (2008). Clareamento de dentes desvitalizados: técnica LED com peróxido de hidrogênio. Archives of Oral Research4(2).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.