10 utensílios da sua casa que têm data de validade

11 de março de 2019
Sabemos que a comida tem uma data de validade. No entanto, por vezes, ignoramos que existem muitos utensílios de uso regular que também merecem ser substituídos de tempos em tempos por razões de higiene e segurança.

Você sabia que existem alguns utensílios em sua casa que perdem a validade após um período de uso? Embora eles não tenham um prazo definido como o de um alimento, eles completam um ciclo no qual é conveniente substitui-los tanto por higiene quanto por saúde.

10 utensílios da sua casa que têm uma data de validade

É essencial identificar esses utensílios e encontrar uma alternativa para substituí-los o mais rápido possível. Assim, ao dar a eles um uso responsável, desconfortos como alergias ou infecções fúngicas são evitados. Você já sabe quais são eles? Tome nota!

1. Travesseiros

Lençóis têm data de validade

Os travesseiros são elementos essenciais para descansar bem. No entanto, para mantê-los confortáveis, é melhor substituí-los pelo menos a cada dois anos. Embora pareça que eles estão em boas condições, seus materiais estão se deteriorando.

Além disso, visto que eles acumulam resíduos de suor e células mortas, eles podem ser o lugar perfeito para o crescimento de ácaros e bactérias. De fato, o ideal é lavá-los regularmente para que não afetem de forma negativa a sua saúde.

Confira também: Quão importante é a data de validade dos alimentos?

2. Pantufas

Muitas pessoas preferem as pantufas porque elas proporcionam uma agradável sensação de relaxamento. No entanto, não importa quão bons sejam os seus hábitos de higiene; elas também são produtos que têm uma data de validade.

Este tipo de calçado é feito com materiais que promovem um ambiente úmido e quente para o crescimento de fungos. Portanto, seu uso por mais de seis meses pode aumentar o risco de infecções nos pés.

3. Toalhas

Embora participem diretamente dos nossos hábitos de higiene, as toalhas devem ser trocadas de vez em quando. Embora sua função seja apenas a de secar a pele, fungos e bactérias que afetam a saúde são acumulados em seus tecidos.

É verdade que elas podem ser lavadas regularmente com desinfetantes para evitar qualquer risco. Mas, dado que seus materiais estão se deteriorando a cada lavagem, é melhor substituí-las por novas a cada um ano ou um ano e meio.

4. Escova de dentes

Por razões óbvias, você deve estar ciente de que as escovas de dentes são utensílios da sua casa que você deve substituir regularmente. Embora às vezes permaneçam “em bom estado” após vários meses de uso, é melhor jogá-los fora e comprar um novo.

Quando deixados por mais de três meses, o risco de infecções orais aumenta. Isso ocorre porque suas cerdas estão danificadas e param de cumprir a função de remover os resíduos dos dentes. Além disso, acumulam mais bactérias e fungos que podem afetar esses problemas.

5. Pentes e escovas

A manutenção de pentes e escovas é uma das tarefas mais ignoradas da casa. O mais preocupante é que eles são geralmente um foco de bactérias e fungos que podem afetar a saúde do couro cabeludo e todo o cabelo.

Para que esses utensílios de sua casa não causem nenhum problema, é melhor lavá-los toda semana com água quente. Da mesma forma, é conveniente trocá-los todos os anos para que os materiais deteriorados não danifiquem o seu cabelo.

6. Esponjas de banho

As esponjas de banho ou qualquer item que entre em contato com o corpo devem ser trocados pelo menos a cada três meses. Embora à primeira vista não seja perceptível, é um dos elementos que geralmente acumula fungos e bactérias que afetam a pele.

7. Toalhas e esponjas de cozinha

Esponjas têm data de validade

Ambas as toalhas e esponjas de cozinha têm uma vida útil curta. Embora seus materiais nem sempre se deteriorem rapidamente, eles são uma ótima fonte de bactérias que podem causar contaminação. É aconselhável mudá-las uma vez por mês.

8. Mamadeira

As mamadeiras de látex não devem ser usadas por mais de cinco semanas. Independentemente da frequência de uso e sua aparência, elas acumulam micróbios que colocam a saúde em risco. O látex racha e, devido ao seu contato com o ar e a umidade, fica contaminado.

Não deixe de conferir: 7 objetos que têm data de validade

9. Tênis de corrida

O estado dos tênis de corrida pode variar de acordo com o uso que eles recebem. Mas quando já tiverem ultrapassado 500 km de uso, seus materiais se deterioram e perdem a capacidade de amortecer. Portanto, usá-los por mais de um ano representa um risco para as articulações.

10. Sutiã

Este acessório essencial para as mulheres pode ser usado por um ou dois anos, dependendo do material com o qual é fabricado. Após esse período, a maioria perde sua elasticidade e forma, o que produz desconforto ao usá-los.

Por quanto tempo você usa esses utensílios em sua casa? Se você os estiver usando por mais tempo do que o recomendado, considere substituí-los por outros que estejam em perfeitas condições.