7 objetos que têm data de validade

· 5 de março de 2018
Muitos objetos que usamos diariamente têm uma data de validade que nós ignoramos. Por não substituí-los a tempo, eles colocam nossa saúde em risco. Saiba quais são.

Em geral, cuidamos para que os alimentos que consumimos não tenham expirado, ou procuramos comprar aqueles cuja data de validade esteja muito longe. Isso também acontece com medicamentos, cremes, maquiagem, talco e outros itens de uso diário. Mas você sabia que além dos alimentos, temos em casa outros objetos que têm data de validade?

Ao comprar esse tipo de coisa nunca pensamos nisso, então preste atenção e veja quais produtos podem estar afetando sua saúde, ou podem causar futuros inconvenientes devido ao fim da sua validade.

Alguns objetos que têm data de validade

Leia a lista a seguir e analise quais objetos você precisa substituir periodicamente:

1. Travesseiros

Cama com vários travesseiros

Embora à primeira vista não notemos, o travesseiro é uma verdadeira fonte de infecção. Ao longo dos anos vai se tornando um ninho de germes, ácaros, pele morta e saliva. O fato de você colocar uma fronha limpa no seu travesseiro não significa que esteja protegido dos germes que neles habitam.

Por isso, tente mudar seus travesseiros todo ano no mínimo. Você evitará o contato com germes, que possivelmente podem causar uma doença bacteriana.

2. Escova de dentes

As escovas de dentes podem cultivar fungos, bactérias e germes. Tente mantê-las limpas, deixando-as sob jatos de água e sacudindo-as para mantê-las secas. Deve-se notar que quanto mais desgastada está a escova, mais difícil é agir de forma eficiente em nossas bocas. Por isso, recomenda-se que seja substituída a cada 3 meses.

Se acontecer de alguém em casa ter gripe ou algum resfriado, infecção na boca ou de garganta, é melhor manter as escovas arejadas, uma vez que é muito fácil transmitir vírus através delas. Além disso, após qualquer uma dessas doenças, o ideal é mudar a escova porque os germes podem estar escondidos entre as cerdas. Muito provavelmente, você ficará doente novamente.

3. Esponja de banho

Esponjas de banho

Um dos principais objetivos da esponja no chuveiro é remover células mortas da pele. No entanto, elas também absorvem fungos, germes e bactérias. Esfregar o nosso corpo com uma esponja cheia de bactérias o expõe à infecção.

Por isso, tente manter este tipo de esponja bem limpa, sem resíduos, e lembre-se de substituí-la, pelo menos, a cada 4 meses.

4. Mamadeira do bebê

A mamadeira é um dos objetos que você deve substituir com frequência para evitar que cause danos ao seu bebê. Se você perceber que o bico já possui rachaduras ou estilhaços, é sem dúvida a hora de mudá-lo, pois pode causar irritação na sua boca.

Por outro lado, se a garrafa é feita de plástico, os germes e as bactérias são mais propensos a estar presentes, por isso, mesmo que seja lavada, ela terá locais que não são facilmente acessíveis para limpeza. Portanto, se você notar que a mamadeira do seu bebê ficou amarela ou tem manchas pretas (fungos) nos cantos, é claro que é hora de adquirir uma nova.

5. Colchão

Ursinho de pelúcia em colchão

Se você é uma daquelas pessoas que ainda dorme no colchão que teve desde a sua infância, ou casou há 20 anos ou mais e ainda tem o colchão de quando eram recém-casados, pense seriamente em comprar um novo. O colchão é essencial para um descanso ideal, mas eles perdem a forma com a passagem do tempo, e as condições de higiene não são favoráveis.

Um colchão deve ser mudado a cada 8 ou 10 anos. Como o travesseiro, no final de sua vida útil, torna-se um ninho de ácaros e bactérias nocivas para o nosso corpo.

6. Desinfetantes para o lar

Os produtos industrializados que adquirimos no mercado para a limpeza da casa também vêm com uma data de validade. Muitas vezes não prestamos atenção a isso e o fato de continuarmos a usá-los após o vencimento não afeta a nossa saúde, mas deixa de ser efetivo. Depois de vencidos, suas propriedades diminuem até se tornarem completamente inúteis.

7. Toalhas

Toalhas organizadas no banheiro

Devido à sua exposição frequente à umidade, as toalhas de banho são o foco de bactérias e germes.  Tente mantê-las secas e lave-as pelo menos uma vez por semana . Sua vida útil não é de mais de 2 anos. Assim, se já é hora, não hesite em trocá-las.

Não perca este artigo: 5 formas efetivas para se livrar da umidade de sua casa

Outros objetos que têm data de validade

A lista é longa, por isso mencionamos alguns objetos que, embora não tenham uma data de validade impressa, devem ser substituídos porque perdem suas propriedades e acabam sendo inúteis, ou porque são um ninho de bactérias e infecções:

  • Repelente para insetos.
  • Álcool
  • Água oxigenada.
  • Protetor solar.
  • Especiarias
  • Pentes
  • Chinelos
  • Sapatos esportivos.