10 melhores conselhos para não engordar no verão

13 de janeiro de 2019
Talvez esta seja a época do ano na qual mais relaxamos na hora de comer, sem prestar atenção nas gorduras que ingerimos e no peso que podemos ganhar.

O verão é, juntamente com o Natal, a época do ano mais complicada para cuidar do corpo.

Por isso, para enfrentar o relaxamento do verão com relação à dieta e o exercício, mostraremos alguns conselhos para não engordar no verão.

1. Não fique obcecado em não engordar no verão

Ficar obcecado com a balança é quase tão ruim quanto se esquecer dela.

Nesse sentido, deve-se lembrar que o mais importante para não perder o norte nas férias, é se querer e se aceitar; dando aos quilos a importância que merecem, nem mais nem menos.

2. Esforce-se para manter uma dieta saudável

Ainda que contar calorias fora de casa seja quase uma batalha perdida, o autocontrole deveria sim estar presente nas férias de verão.

Relaxar não tem por que vir acompanhado de excessos que não só estragam a linha, como também prejudicam a saúde.

Alimentos para não engordar no verão

Leia também: 5 passos para seguir ao adotar uma dieta saudável

3. Respeite os horários

Apesar de que, no verão, costumamos viver o momento e esquecemos do relógio; é vital respeitar os horários das refeições e tentar não beliscar entre elas.

Dessa maneira, é mais fácil conservar o controle de tudo o que se come durante o dia.

4. Não deixe de praticar exercício

Descanso e exercício não são duas atividades excludentes, pelo contrário, se complementam e fortalecem quando juntas.

De fato, as férias de verão são o melhor momento para estar ativo e realizar algum esporte. Além de ajudar a estar em forma, promove a liberação do estresse acumulado.

5. Consuma mais água e menos álcool

Enquanto que a água nos mantém saudáveis e hidratados, o álcool desidrata, cria um vício e, além disso, soma uma grande quantidade de calorias vazias à dieta.

Estas, lamentavelmente, se refletem no corpo.

6. Tenha cuidado com os aperitivos

As batatas fritas e frutos secos são o pior inimigo de uma alimentação saudável. No entanto, existem formas de consumir um aperitivo sem colocar em risco os bons hábitos.

Pode-se consumir, por exemplo, saladas de frutas ou verduras frescas picadas com cenoura ou aipo.

Comer lanches saudáveis para não engordar no verão

7. Adapte os caprichos na dieta saudável

Não existe verão sem sorvetes, e o aumento da temperatura reduz as chances de resistir a esta doce e fria tentação.

Porém, sempre existem formas de adaptá-los a uma dieta saudável, preparando versões caseiras dos sorvetes tradicionais.

8. Evite as frituras

Ao fritar um alimento, suas calorias e gorduras se multiplicam, por isso que não deveriam fazer parte do cardápio diário.

O melhor é tentar limitá-los a momento pontuais, bem como escolher sempre a opção menos processada.

9. Não se esqueça de tomar um bom café da manhã

Tomar o café da manhã é importante, e caso não goste de enfrentar a manhã com o estômago vazio, tente preenchê-lo com alimentos saudáveis que tragam energia até o almoço; isso inclui proteínas, carboidratos complexos e gorduras.

10. Desfrute do verão

Este é o ponto mais importante e, talvez, o que menos lembramos. E enquanto os quilos vão e vem, existem momentos que podem não voltar.

Por isso, desfrute das férias de verão, coma com sentido comum e tire um descanso de vez em quando.

Chinelos na praia durante o verão

Recomendamos a leitura: Quais são os alimentos com o maior porcentual de vitaminas?

Outros conselhos para não engordar no verão

Junto com os principais conselhos para não engordar no verão comentados anteriormente, mostraremos uma lista de algumas dicas interessantes e mais concretas que não custa nada dar uma olhada:

  1. Não deixe passar mais de uma hora entre levantar e tomar o café da manhã. Assim se quebra o jejum noturno e ativa o metabolismo.
  2. Comece o dia com um copo de água morna com 2-3 gotinhas de limão; ajudará no esvaziamento intestinal e a equilibrar o pH.
  3. Alterne café e chá verde, fornecem catequinas e cafeína que aceleram o metabolismo.
  4. Troque os sucos por vitaminas ou coma a fruta. A fibra atrasa a passagem do açúcar para o sangue, assim como reduz o armazenamento de gordura.
  5. Descubra os smoothies ou bebidas verdes.
  6. Procure tomar um café da manhã salgado: presunto magro ou cozido, charque, lombo ibérico, salmão defumado, ovos.
  7. A gordura favorável deve estar presente, adicione frutos secos, abacate ou azeite de oliva virgem.
  8. Caso consuma leite de vaca tente beber o semidesnatado, menos calorias e as mesmas vitaminas A e D.