10 formas fáceis de curar o fígado

31 Dezembro, 2019
Para ter boa saúde e bem-estar, é crucial manter bons hábitos de vida e, ao cuidar de um órgão específico (como o fígado), é mais do que essencial seguir as instruções do médico.

fígado é um órgão que tem várias funções e que, quando mantemos um estilo de vida saudável, consegue cumpri-las corretamente. Agora, quando consumimos álcool em excesso, seguimos uma dieta rica em gordura e não prestamos atenção a outros problemas, podemos, em algum momento, perceber que é necessário suspender os maus hábitos e começar a procurar maneiras de curar a fígado naturalmente.

Algumas das funções do fígado são: destruir células tóxicas e velhas, metabolizar lipídios, carboidratos e proteínas, purificar o sangue e armazenar vitaminas essenciais para o nosso equilíbrio interno. Quando ocorre uma alteração e o órgão não consegue desempenhar suas funções normalmente, a saúde sofre.

Poderíamos então curar o fígado naturalmente e fazê-lo funcionar corretamente de novo?

Melhorando os hábitos de vida, seguindo as instruções do médico e tentando evitar excessos, podemos desfrutar de saúde e bem-estar. 

10 truques para curar o fígado naturalmente

A seguir, revisamos os truques que podem ajudar a curar o fígado naturalmente. Alguns deles são bebidas e alimentos para complementar a dieta.

Devemos lembrar que, caso tenhamos dúvidas sobre como melhorar a nossa saúde hepática através dos alimentos ou simplesmente quisermos iniciar uma dieta equilibrada, podemos consultar o nutricionista.

1. Infusão de raiz de chicória

A infusão de raiz de chicória (Cichorium intybus) tem propriedades diuréticas que estimulam a micção e ajudam a expelir líquidos retidos no corpo, assim como varrer (através da urina), qualquer micro-organismo patogênico e substâncias residuais acumuladas depois das refeições principais.

Segundo a sabedoria popular, esta bebida também estimula as funções hepáticas, contribuindo assim para a saúde do fígado.

2. As alcachofras

Se existe um vegetal adequado para curar o fígado naturalmente, é a alcachofra. Segundo os dados da Fundação Espanhola de Nutrição, é um alimento que contém inulina, fibra e, em menor grau, potássio e fósforo (minerais essenciais para o equilíbrio do corpo).

Podemos consumir alcachofras cozidas com um pouco de óleo, ou podemos, por exemplo, beber a água que usamos para cozinhar, misturada com um pouco de suco de limão. Segundo a sabedoria popular, esta é uma bebida recomendada.

Descubra como emagrecer com alcachofras

3. Infusão de dente-de-leão

Infusão de dente-de-leão

Outra das bebidas hidratantes, que também tem propriedades diuréticas, é a infusão de dente-de-leão. Acredita-se que esta planta seja uma aliada da saúde do fígado, por isso seria conveniente consumi-la como infusão e como complemento em uma dieta equilibrada.

4. Suco de beterraba

Beterraba (aquele tubérculo roxo e com sabor fresco da terra) pode nos fornecer os nutrientes que precisamos para curar o fígado naturalmente. Há quem considere que, além de promover a renovação de suas células, ela limpa e fortalece.

Embora a beterraba seja um alimento recomendado para complementar a dieta, não está cientificamente comprovado que o seu suco atenda ao que as crenças populares indicam.

A beterraba é uma fonte de fibra, potássio, proteína e folatos. E de acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição é uma “boa fonte de fibra (uma porção cobre 17% das recomendações diárias para os homens e 25% para as mulheres)”.

5. Alho

Consumir alho ajuda a curar seu fígado

Comer um dente de alho com o estômago vazio e beber um copo de água é considerado um remédio popular para curar o fígado naturalmente.

No entanto, é cientificamente comprovado que o alho não é capaz de proporcionar esse benefício (consumido dessa maneira). Portanto, é melhor incorporá-lo à dieta e tentar manter o equilíbrio e a variedade. 

Conheça também a antiga cura tibetana com alho

6. Limão

Como o limão é uma fruta rica em vitamina C, essencial para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do corpo, considera-se que o consumo regular de suco de limão pode ajudar a curar o fígado naturalmente.

Devemos ter em mente que não é aconselhável consumir esta bebida em grandes quantidades, pois pode causar desconforto gastrointestinal. É melhor beber com moderação.

7. Chá branco

Um copo de chá branco por dia cura seu fígado

Acredita-se que esta bebida ancestral não apenas auxilie nos bons hábitos de vida e promova o bem-estar, mas, devido ao seu conteúdo antioxidante, também poderia ajudar a curar o fígado naturalmente.

8. Cardo mariano

A infusão de cardo mariano (Silybum marianum) também influencia positivamente as funções hepáticas. Esta planta é conhecida por ser o principal ingrediente de vários remédios para tratar problemas do fígado e do ducto biliar. 

9. Vegetais verdes

Não podem faltar crucíferas como, por exemplo, o brócolis ou a couve em sua alimentação. Além disso, é muito adequado preparar deliciosas saladas com essas verduras de sabor amargo que tanto cuidam de nosso fígado, como:

  • O agrião
  • A rúcula
  • O rabanete
  • A salsa
  • A chicória
  • O espinafre

De acordo com crenças populares, seu sabor amargo indica que estes são alimentos ricos em fitonutrientes, que são componentes orgânicos que funcionam como protetores naturais das plantas e são encontrados em legumes, verduras ou frutas.

Eles chegam ao nosso organismo e melhoram ou previvem certas condições, o que é bom para curar o fígado naturalmente.

10. Caminhar todos os dias

Além de tudo o que dissemos, fica claro que o exercício físico diário também é recomendado para desfrutar de uma boa saúde e bem-estar.

Sair para caminhar cerca de 30 minutos todos os dias irá otimizar todo o nosso corpo. Sim, algo tão simples como suar um pouco, mover os músculos e acelerar nossas pulsações coloca em operação muito mais engrenagens do que pensamos, o que até ajuda a curar o fígado naturalmente.

A chave para ter um fígado saudável, que cumpre todas as suas funções corretamente, é levar um estilo de vida saudável. Que tal começarmos hoje a implementar todas essas dicas?

  • Castaing, D., & Veilhan, L. (2006). Anatomía del hígado y de las vías biliares. EMC – Técnicas Quirúrgicas – Aparato Digestivo. https://doi.org/10.1016/S1282-9129(06)47846-6
  • Gomes-da-Silveira, V., & Ribeiro-Filho, J. (2006). Anatomia y Fisiologia Hepatica. El Transplante Hepático En El Comienzo Del Milenio. https://doi.org/10.1002/bjs.5652
  • Mikaili P, et al. Therapeutic Uses and Pharmacological Properties of Garlic, Shallot, and Their Biologically Active Compounds. Iran J Basic Med Sci. 2013 Oct; 16(10): 1031–1048. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3874089/