10 dicas para o homem diminuir a barriga

Diminuir a barriga é importante, especialmente quando ela atinge um grande volume. O excesso de peso é perigoso a longo prazo, por isso não é apenas uma questão de aparência.
10 dicas para o homem diminuir a barriga

Última atualização: 06 Dezembro, 2021

Diminuir a barriga não é fácil para homens ou mulheres. Às vezes você pode até perder peso, mas a barriga ainda está lá. É claro que a gordura abdominal é resistente e para eliminá-la é necessária uma boa estratégia.

A questão é que, se os homens querem perder a barriga, uma boa dieta não é suficiente. Nenhum dos exercícios por si só vai dar um bom resultado. O indicado é realizar um programa que combine várias ações simultaneamente.

É importante ressaltar que diminuir a barriga não é apenas uma questão de estética ou aparência. A gordura localizada no abdômen aumenta o risco de sofrer de várias doenças. Entre elas, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e diabetes.

Por que é importante reduzir a barriga?

Como já observamos, a gordura da barriga aumenta o risco de doenças graves a longo prazo. Isso ocorre porque ela gera um processo constante de inflamação no corpo.

Em geral, os homens têm maior probabilidade de acumular gordura no abdômen do que em outras partes do corpo. A alimentação inadequada, o estilo de vida sedentário e a idade facilitam esse processo. O volume do abdômen começa a se tornar perigoso quando ultrapassa 102 centímetros.

Muitas vezes o volume do resto do corpo não conta. Ou seja, uma pessoa magra, mas com a barriga saliente, corre os mesmos riscos que uma pessoa que geralmente está acima do peso.

Dicas para diminuir a barriga em homens

Diminuir a barriga não é fácil, mas não é impossível se você estiver disposto a fazê-lo. Tem a ver, sobretudo, em gerar algumas mudanças no estilo de vida. O que fazer? As dicas a seguir são a chave.

Barriga de maus hábitos em um homem.
Os maus hábitos de vida favorecem o acúmulo de gordura extra no corpo. Nos homens, isso é comum no abdômen.

1. Alimentação saudável

A ideia não é passar fome, mas melhorar a qualidade dos alimentos. Isso significa comer menos gordura saturada, açúcar e farinhas refinadas.

Ao mesmo tempo, aumente o consumo de frutas e vegetais. Embora esta medida por si só não leve a uma queda na barriga de um dia para o outro, ela tem um efeito decisivo nesse propósito.

2. Nem tudo tem a ver com treinar o abdômen

Deve ficar claro que é absolutamente impossível diminuir a barriga apenas fazendo abdominal. Este tipo de exercício tonifica e firma os músculos da barriga, mas não a reduz.

3. Aumentar a massa muscular

O aumento da massa muscular ajuda a perder gordura. Em particular, mais massa muscular no abdômen, pernas e costas aumenta o metabolismo. Agachamentos são mais do que recomendados.

4. Diminuir a gordura corporal

Não é apenas desejável reduzir a gordura na área do abdômen, mas também é importante reduzir a porcentagem geral de gordura corporal. A melhor maneira de fazer isso é fazer exercícios aeróbicos e de força.

5. Reduza o consumo de álcool

Tão importante quanto o que você come é o que você bebe. Não há evidências de que o álcool aumenta a gordura abdominal. No entanto, é claro que é rico em calorias e promove o ganho de peso.

6. Coma menos carboidratos

Os carboidratos são um ótimo combustível para o corpo, mas sempre devem ser consumidos com moderação. Se você quer perder a barriga, o melhor é evitar o consumo excessivo de salgadinhos industriais, massas, biscoitos, doces, etc.

Não só aumentam a gordura corporal, mas também estimulam a fome. Por outro lado, pesquisas garantem que uma dieta pobre em carboidratos é tão eficiente quanto uma dieta pobre em lipídios para controlar os triglicerídeos sanguíneos. Portanto, o metabolismo será favorecido com esta medida.

7. Coma mais e melhor

Engana-se quem pensa que morrer de fome é a melhor maneira de eliminar a gordura do corpo. Quando seu apetite aumenta, é um sinal de que você não está comendo o suficiente. O indicado não é comer menos, mas consumir alimentos de melhor qualidade.

8. Aumentar o consumo de proteínas e gorduras saudáveis

As proteínas têm poder termogênico. Isso significa que eles têm a capacidade de ajudar a queimar gordura e otimizar o consumo de energia.

Portanto, devem estar presentes na dieta diária, elas devem ser proteínas magras. As gorduras saudáveis são um excelente suplemento.

9. Mais fibra

Alimentos ricos em fibras criam uma maior sensação de saciedade em menos tempo. As fibras solúveis se misturam com a água e formam uma espécie de gel que fica no intestino, dando uma sensação estável de falta de apetite. Portanto, são um alimento ideal para diminuir a barriga no homem.

Alimentos fibrosos para diminuir a barriga nos homens.
A fibra cria saciedade. Quanto mais produtos com essa substância forem ingeridos, melhor será a qualidade da dieta.

10. Mantenha-se motivado e seja consistente

Perder a barriga não é questão de alguns dias. É um processo lento que ainda oferece ótimos resultados para sua saúde e aparência.

A chave é ser consistente com todas as medidas que foram tomadas. Em particular, se deve levar uma alimentação saudável e praticar atividade física de forma regular.

Não desista na primeira tentativa

Pode não ser tão fácil mudar sua dieta durante a noite. No entanto, se o objetivo é diminuir a barriga, você deve começar com pelo menos duas medidas: não comer junk food e eliminar as bebidas carbonatadas.

Alimentos saudáveis não são alimentos pouco saborosos. É importante pesquisar um pouco mais e aprender a preparar pratos que têm um sabor muito agradável. Nesse caso, um hábito por sabores saudáveis também pode ser desenvolvido.

Os homens perdem peso com mais facilidade do que as mulheres, pois têm em média 20% mais volume muscular do que as mulheres. Isso se traduz em gastar mais calorias, mesmo ao fazer as mesmas atividades. Esta é uma boa notícia para eles.

A gordura do abdômen se acumula ao redor dos órgãos internos e isso não é bom para a saúde. Nunca é tarde para começar a viver uma vida mais saudável.

Pode interessar a você...
Como fazer lasanha vegana: descubra 2 receitas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como fazer lasanha vegana: descubra 2 receitas

A lasanha é um prato muito versátil que pode ser preparada com vários ingredientes. Portanto, uma lasanha vegana é perfeitamente possível.



  • Song H, Cho S, Lee HY, Lee H, Song W. The Effects of Progressive Resistance Exercise on Recovery Rate of Bone and Muscle in a Rodent Model of Hindlimb Suspension. Front Physiol. 2018 Aug 13;9:1085. doi: 10.3389/fphys.2018.01085. PMID: 30150940; PMCID: PMC6099092.
  • Dewantari, Ni Made, et al. “The Effects of A low-fat diet and A low-carbohydrate diet with aerobic exercise on changing of lipid profile.” World Nutrition Journal 3.2 (2020): 53-58.
  • Veses, A. M. (2010). Asociación entre el consumo moderado de cerveza tradicional y sin alcohol y la composición corporal. CSIC. Recuperado 22 de noviembre de 2021, de http://digital.csic.es/bitstream/10261/90148/1/451541.pdf.
  • González, C. A., Pera, G., Agudo, A., Amiano, P., Barricarte, A., Beguiristain, J. M., … & Tormo, M. J. (2000). Factores asociados a la acumulación de grasa abdominal estimada mediante índices antropométricos. Medicina clínica, 114(11), 401-406.
  • Méndez Sánchez, Nahum, Norberto C. Chávez-Tapia, and Misael Uribe. “Hígado graso no alcohólico. Nuevos conceptos.” Revista de investigación clínica 56.1 (2004): 72-82.