10 benefícios de tomar banho frio
A água é uma fonte de vida que cumpre um grande papel em nosso organismo tanto interna como externamente. Por esse motivo, hoje falaremos sobre os benefícios de tomar banho frio.
Quando consumimos água, mantemos o nosso corpo hidratado, apresentamos uma pele mais bonita e muitas das funções de nosso organismo se realizam com maior facilidade. No entanto, os benefícios da água vão além do consumo interno.
Tomar banho é um hábito de higiene e saúde que todos realizam diariamente. Geralmente, preferimos tomar banho com água morna ou quente, pois é mais relaxante, no entanto, não é o mais recomendado, já que foi comprovado que tomar banho frio é mais benéfico para a nossa pele e algumas funções do nosso organismo. Quer conhecer os benefícios de tomar banho frio?
1. Tomar banho frio estimula o sistema imune
Ao tomar banho frio, nosso corpo reage imediatamente, estimulando o sistema imunológico e tornando-o mais forte. Ao receber este benefício, nosso organismo responderá melhor contra os vírus e infecções.
2. A pele tem uma aparência mais saudável
A água fria é muito benéfica para a pele tanto em seu consumo interno quanto externo. Quando tomamos banho frio, a pele tende a conservar sua firmeza e elasticidade, por outro lado, a água quente torna a pele flácida, podendo ressecá-la e favorece a aparição de rugas mais cedo.
3. Melhora a circulação
Para as pessoas com problemas de circulação, a água fria é uma terapia muito efetiva, pois favorece a boa circulação sanguínea e ajuda a distribuir melhor o oxigênio e os nutrientes em todo o organismo.
Leia também: Prove estes remédios naturais para melhorar a circulação
4. Evita as varizes
Ao melhorar a circulação e provocar a contração vascular, a água fria ajuda a evitar a aparição de varizes e as reduz visivelmente.
5. Descongestiona os órgãos internos
Ao provocar a contração vascular, tomar banho frio torna-se muito bom para descongestionar os órgãos internos, já que ajuda as toxinas e as impurezas a fluírem para os poros e se liberarem.
6. Alivia o estresse
Tomar banho frio pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, no entanto, tenha cuidado, já que pode causar um efeito contrário.
7. Desperta o organismo
A água fria estimula nosso organismo, ativa os sistemas e coloca nosso corpo em alerta. Recomenda-se tomar um banho frio para começar o dia e se liberar daquela sensação de cansaço. Também é recomendado para depois dos exercícios físicos.
Leia este artigo: 5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos
8. Possui um efeito diurético
A água fria melhora ainda mais as qualidades depurativas do organismo, pois as baixas temperaturas apresentam um efeito diurético no organismo, evitando assim a formação de nódulos de gordura.
9. Previne a depressão
Um estudo feito pela Universidade da Virgínia revelou que tomar banho com água fria estimula uma parte do cérebro que se encarrega de ajudar a nos sentirmos felizes e livres da depressão.
10. Mantém o cabelo saudável
A água fria é muito benéfica para o cabelo, já que evita o ressecamento. As altas temperaturas retiram a hidratação do cabelo, tornando-o feio e pouco saudável. A água fria é ideal para prevenir a caspa e queda de cabelo.
Recomendações para a hora de tomar banho frio
Se você não estiver acostumado a tomar banho frio, é possível que seja um pouco difícil começar a ter este bom hábito. Para começar a aproveitar seus benefícios, você pode se adaptar à água fria pouco a pouco.
- A primeira recomendação será começar o banho com a água morna e ir diminuindo a temperatura da água de tal modo que a mudança não seja brusca.
- Com o passar dos dias, podemos passar de uma temperatura morna para uma mais fria e assim começarmos a adotar este hábito saudável.
- No inverno, também se recomenda manter o bom hábito da água fria. Nesta época, pode ser um pouco mais custoso manter o costume, mas é muito prudente seguir em frente. No entanto, a pessoa não deve tremer de frio ou sentir frio extremo, neste caso, o melhor é optar pela água morna no período do inverno.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.