8 regras a seguir se você quiser curar as varizes

· 11 de julho de 2018
Evitar o estilo de vida sedentário e otimizar os hábitos alimentares pode ajudar a alcançar uma melhor circulação sanguínea para facilitar o tratamento das varizes.

O tratamento para curar as varizes deve incluir uma série de hábitos saudáveis ​​que estimulem a saúde circulatória. Embora existam muitos procedimentos e produtos cosméticos que permitam minimizá-las, é essencial seguir algumas “regras”.

Além de ser um problema estético, essas veias salientes indicam que a passagem do fluxo sanguíneo está com alguma alteração. Portanto, além de proporcionar uma má aparência, elas tendem a causar uma sensação de peso e dor.

Por que esse problema ocorre? Como reduzir as varizes naturalmente? Como muitos sofrem deste problema, queremos falar um pouco mais sobre o assunto abaixo. Claro, todo conselho deve ser aplicado em conjunto, porque não há uma cura simples.

O que são as varizes?

As veias varicosas são veias protuberantes que se formam quando as válvulas unidirecionais, que regulam o fluxo de sangue, se enfraquecem. Embora elas possam se desenvolver em qualquer veia, geralmente se originam nas pernas.

Elas sempre foram classificadas como esteticamente desagradáveis, pois têm uma aparência avermelhada ou roxa. No entanto, para muitos, é um problema de saúde, pois é o gatilho para outros desconfortos.

Sintomas

Entre seus sintomas mais característicos estão:

  • Veias inflamadas salientes
  • Sensação de ardor e peso nas extremidades inferiores
  • Dor e cãibras nas pernas
  • Coceira ao redor das veias afetadas
  • Sangramento das veias varicosas
  • Alterações na pele ou endurecimento da veia

Por que as varizes surgem?

Quando as válvulas das veias param de funcionar adequadamente, o fluxo sanguíneo tem dificuldade de retornar das pernas para o coração. Como o sangue sofre estagnação, a veia se inflama e forma as varizes.

Não perca este artigo: Descubra 5 formas de favorecer o fluxo sanguíneo cerebral

Embora muitos casos estejam relacionados a fatores genéticos, eles geralmente são agravados pelo excesso de peso. Além disso, elas tendem a ser mais frequentes entre os idosos. Os fatores que influenciam sua aparição são:

  • Obesidade e excesso de peso
  • Gravidez
  • Má postura ao caminhar
  • Permanecer sentado e cruzar as pernas
  • Alterações hormonais abruptas
  • Doenças do aparelho circulatório

Regras que todos devem seguir para curar as varizes

Manter um estilo de vida saudável é o melhor complemento tanto para curar as varizes quanto para retardar sua aparição. Isso envolve algumas mudanças na rotina diária e a eliminação de alguns “maus hábitos” que afetam a circulação.

1. Evite permanecer na mesma posição

Mulher com dores nas pernas

Manter a mesma postura corporal por muito tempo pode piorar as varizes.

Portanto, se por algum motivo você tiver que ficar de pé ou sentado, o ideal é tirar pelo menos alguns minutos para mover suas pernas e pés ou mudar a postura.

2. Levantar as pernas

Um exercício muito fácil que ajuda a curar as varizes é levantar as pernas.

Essa atividade relaxa os músculos e facilita o retorno do sangue para a parte superior do corpo. Portanto, é aconselhável fazê-lo todos os dias após o final de um dia de trabalho.

3. Fazer exercício físico

A prática de qualquer atividade esportiva tem muitos benefícios tanto para a saúde circulatória quanto para o peso.

Portanto, se o objetivo for curar as varizes, é muito benéfico seguir uma rotina de treinamento regular.

4. Aplicar massagens

Um dos métodos terapêuticos para estimular o fluxo sanguíneo nas extremidades inferiores é a massagem relaxante.

Devido à sua capacidade de melhorar a circulação, elas são uma boa opção para minimizar a aparição dessas veias protuberantes.

5. Tomar um banho frio

Os banhos com água quente são relaxantes e aliviam a fadiga. No entanto, aqueles tomados com água fria são mais benéficos contra esse problema.

Mulher tomando banho

De fato, a aplicação direta de água fria nas panturrilhas pode aliviar o peso e a inflamação.

6. Evitar roupas apertadas

As roupas muito apertadas não são aconselháveis ​​quando você possui varizes.

Além disso, seu uso não é aconselhado de modo geral, já que elas pressionam a área e impedem o retorno venoso das pernas para o coração.

7. Melhorar a alimentação

Uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e fibra dietética pode ajudar bastante na hora de curar as varizes.

Alimentos que contêm esses nutrientes otimizam a circulação e protegem a saúde cardiovascular.

8. Evitar o álcool e o cigarro

O consumo excessivo de álcool e tabaco tem muitas repercussões negativas no organismo. Uma delas é o aparecimento de problemas circulatórios e varizes.

Suas toxinas deterioram as artérias e dificultam a passagem do sangue.

Leia também: 5 infusões de ervas para limpar as artérias

Em resumo…

Manter hábitos saudáveis é fundamental quando o objetivo for curar as varizes. Embora existam muitas terapias profissionais que as eliminem, todas essas recomendações impedem que elas reapareçam.

Portanto, não se trata apenas de aplicar estar dicas por um tempo, mas sim de incluí-las no seu estilo de vida.