Xampu com cafeína: usos, benefícios e preparo em casa

O xampu com cafeína tornou-se popular no mercado como um suplemento para combater a queda excessiva de cabelo. O que os estudos dizem sobre a sua eficácia? Descubra a seguir.
Xampu com cafeína: usos, benefícios e preparo em casa

Última atualização: 23 agosto, 2022

A cafeína pode ser administrada em infusão para estimular o sistema nervoso central e aumentar a atividade cerebral e a vigília. Além disso, é utilizada no tratamento de dores de cabeça como ingrediente em alguns analgésicos. No entanto, você sabia que também pode usar um xampu com cafeína?

Certas propriedades cosméticas são atribuídas a essa substância, como a prevenção da alopecia. Acredita-se que ela ajude a interromper alguns dos efeitos dos hormônios andrógenos no folículo piloso para promover o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.

No momento, este produto pode ser adquirido em diversos estabelecimentos comerciais e farmácias. Além disso, pode ser feito em casa com poucos ingredientes. Em geral, recomenda-se aplicá-lo de três a quatro vezes por semana. Para saber mais, continue lendo.

Principais usos da cafeína

A cafeína é um estimulante da família dos alcalóides. É encontrada naturalmente no café, chocolate e chá; no entanto, em alguns, como o chá branco, a proporção é bastante baixa.

O uso mais comum da cafeína é como infusão. Estima-se que o mundo consuma mais de 2,5 bilhões de xícaras de café por dia, segundo pesquisas. Além disso, essa tendência é crescente em termos de consumo per capita.

Por outro lado, essa substância é incluída como ingrediente principal ou suplemento para potencializar o efeito de uma variedade de medicamentos. Isso inclui aqueles usados para tratar resfriados, dores de cabeça e enxaquecas. Ela foi até testada experimentalmente na prevenção do mal de Parkinson.

Além disso, acredita-se que tenha um efeito estimulante no combate à alopecia. É por isso que você pode encontrar um xampu com cafeína no mercado. Em particular, diz-se que ativa os folículos capilares, que fazem o cabelo crescer.

Principais usos da cafeína
A cafeína não está presente apenas no café, mas também em chás, chocolates, medicamentos e cosméticos.

Xampu com cafeína industrializado ou caseiro

Embora possa não ser familiar para você, o uso da cafeína nos cosméticos não é nenhuma novidade. As primeiras marcas comerciais de xampu com cafeína são do início do século XX. Atualmente, existem várias apresentações e variedades. Existe até uma linha inteira de produtos com esse ingrediente. Alguns são os seguintes:

  • Enxágues.
  • Condicionadores.
  • Gel de fixação.
  • Esfoliantes.
  • Cremes rejuvenescedores e antiacne.
  • Cremes para a celulite.

Em suas fórmulas, além dessa substância, os xampus com cafeína incluem ingredientes que podem promover o crescimento do cabelo, como zinco, biotina, niacina, óleo de mamona, entre outros.

Em qualquer caso, todas as apresentações garantem que, com a sua utilização, o folículo ficará mais forte e os cabelos não cairão tão facilmente. Também é possível fazer uma preparação caseira. Como? Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Água ou óleo de coco líquido.
  • Xampu neutro (embora possa ser o seu xampu usual).
  • 5 colheres de sopa de café moído.
  • Canela ou bicarbonato de sódio (opcional).
  • Recipiente para misturar.
  • Um funil.

Instruções

  • Comece colocando o café no óleo. Despeje esta mistura em uma panela e cozinhe em fogo baixo por cinco horas. Mexa a cada trinta minutos.
  • Se for usar água, pré-aqueça e coloque na tigela, junto com o café.
  • Em seguida, adicione os outros ingredientes. Despeje a preparação no recipiente usando o funil. Ao aplicar, agite um pouco.

Como usar o xampu com cafeína?

  • A preparação com cafeína deve ser usada como qualquer outro xampu normal. Basta molhar bem os cabelos e fazer uma massagem vigorosa no couro cabeludo.
  • Você deve permitir que o produto entre em contato com o folículo piloso. Portanto, não enxágue sua cabeça imediatamente. Aguarde pelo menos 5 minutos antes de enxaguar.
  • De preferência, é melhor lavar a cabeça com água fria, pois tomar banho com água quente é prejudicial, além de aumentar a taxa de queda de cabelo por danificar o folículo piloso.

É aconselhável usar o xampu com cafeína de duas a quatro vezes por semana, ou no máximo alternando os dias. Usá-lo com mais frequência não aumentará a sua eficácia.

Possíveis benefícios do xampu com cafeína

As evidências que apóiam os benefícios do xampu com cafeína são limitadas. Ainda assim, os defensores deste produto sugerem que ele pode ser útil para o seguinte:

  • Estimula a circulação no couro cabeludo.
  • Previne a queda de cabelo.
  • Nutre o cabelo e o folículo piloso.
  • Estimula o crescimento do cabelo.
  • Esfolia o couro cabeludo.
  • Elimina o acúmulo de produtos químicos.
  • Reequilibra os níveis de pH.
  • Amacia o cabelo seco.
  • Alisa o cabelo crespo.

O que dizem os estudos?

Existem poucas pesquisas a favor desse produto. Um estudo de 2007 descobriu que lavar o cabelo com um xampu com cafeína pode estimular o crescimento dos fios. Nesse sentido, considera-se que essa substância ajuda a bloquear os efeitos da diidrotestosterona (DHT) no folículo.

Outro estudo chegou a conclusões semelhantes; a cafeína pode alongar a haste, mesmo se o folículo piloso tiver sido exposto à testosterona. Porém, ao contrário do primeiro estudo, que foi feito com um grupo de voluntários, neste caso a evidência foi obtida em laboratório.

Em um experimento, o xampu com cafeína foi aplicado no peito em dois grupos de pessoas. Ele foi enxaguado após dois minutos, e amostras de sangue foram coletadas em intervalos de 72 horas. Em ambos os grupos, verificou-se que a cafeína pôde ser absorvida pelos folículos.

Ainda assim, a maioria dos estudos foi feita em laboratório ou com poucos indivíduos envolvidos. Portanto, mais ensaios clínicos controlados de longo prazo, em grupos maiores, são necessários para tirar conclusões definitivas.

Alopecia
Alguns estudos sugerem que o xampu com cafeína contribui para o tratamento da alopecia. No entanto, as evidências são limitadas.

Possíveis efeitos colaterais

Por enquanto, poucos efeitos colaterais do xampu com cafeína foram observados. Pode haver algum risco de irritação temporária no couro cabeludo, especialmente em pessoas que são sensíveis a qualquer um dos ingredientes contidos no produto.

Isso é mais comum em marcas comerciais do que em preparações caseiras. A razão? Algumas usam conservantes sintéticos, como metilparabeno, propilparabeno e fenoxietanol. Segundo pesquisas, esses ingredientes podem causar irritação no couro cabeludo e reações alérgicas como coceira, vermelhidão e sensação de queimação.

Por outro lado, alguns advertem que, apesar do uso continuado, os cabelos continuam a afinar. E enquanto muitos afirmam se beneficiar, em outros a eficácia é bastante reduzida. Mesmo com o uso prolongado do xampu com cafeína, os resultados podem eventualmente ser menos perceptíveis.

Recomendações finais

Apesar de algumas marcas estarem no mercado há anos, a eficácia do xampu com cafeína em termos de parar a progressão da alopecia ainda não está totalmente comprovada. Algumas pesquisas apontam um efeito positivo fraco. No entanto, enquanto não houver mais estudos, isso não pode ser afirmado e muito menos generalizado.

Até agora, sabe-se que as moléculas de cafeína penetram nos folículos capilares. Mas daí a acreditar que essa é a cura para a calvície, ainda há um distanciamento. O que se percebe é que alguns podem ter reações alérgicas com o seu uso. Em caso de alergia, enxágue com água em abundância e interrompa o uso.

Portanto, se você está começando a apresentar sinais de alopecia e já pensou em experimentar um xampu com cafeína, pode fazê-lo, mas com precaução. De preferência, consulte um dermatologista para ver se algum dos ingredientes pode causar irritação.

Nos estágios iniciais da calvície, o xampu com cafeína pode ter um efeito adicional quando combinado com outros tratamentos mais comprovados, como minoxidil ou finasterida. Não é muito provável que, por si só, faça uma diferença tão significativa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bansal M, Manchanda K, Pandey S. Role of caffeine in the management of androgenetic alopecia. Int J Trichology. 2012; 4(3): 185-186.
  • Bastos L, Salazar R, Mora C, et al. Análisis de las tendencias en la producción y el consumo de café a nivel internacional. Visión Internacional. 2019; 1(1): 26–30.
  • Draelos Z. An evaluation of topical 3% salicylic acid and 1% hydrocortisone in the maintenance of scalp pruritus. J Cosmet Dermatol. 2005; 4(3): 193-197.
  • Otberg N, Teichmann A, Rasuljev U, et al. Follicular penetration of topically applied caffeine via a shampoo formulation. Skin Pharmacol Physiol. 2007; 20(4): 195-198.
  • Pedraz J, López E. Protocolo terapéutico de la alopecia. Medicine – Programa de Formación Médica Continuada Acreditado. 2018; 48(12): 2868-2871.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.