Xampu a seco: benefícios e como usá-lo
O xampu a seco é um produto que ajuda a limpar os cabelos sem usar água. É utilizado para a higiene quando não é possível fazer uma lavagem convencional ou quando você não quer fazê-la por algum motivo.
Os ingredientes do xampu a seco permitem eliminar a oleosidade, as impurezas e os maus odores que se acumulam no couro cabeludo. Também há quem diga que este produto facilita o penteado. A lavagem a seco eliminaria a necessidade de lavar o cabelo com tanta frequência e permitiria mantê-lo limpo, brilhante e vigoroso.
Vantagens de usar o xampu a seco
As vantagens do xampu a seco são muitas, e é por isso que este é um produto que ganhou popularidade nos últimos anos. O primeiro benefício é que ele permite uma limpeza rápida quando necessário. Outras vantagens de usar o xampu seco têm a ver com evitar lavar o cabelo com muita frequência, pois isso pode ressecá-lo demais.
Além disso, dá mais volume ao cabelo e evita o aspecto “lambido”. Também facilita a modelagem, sem danificar ou deteriorar os folículos se usado com moderação. Isso ocorre porque ele absorve o excesso de óleo acumulado no couro cabeludo.
Quase sempre eles são fabricados com componentes amigos do meio ambiente. Inclusive, é possível fazer uma versão caseira com elementos fáceis de encontrar. Para cabelos tingidos, existem formulações especiais que acentuam a cor desejada, se este for o caso.
Tipos de xampus a seco
Antes de dar algumas dicas para a aplicação do xampu a seco, é conveniente saber que este produto vem em diferentes apresentações. As mais comuns são as seguintes:
- Em pó: é semelhante ao talco e é aplicado na raiz para retirar o excesso de oleosidade.
- Creme: aplicado em toda a cabeça e produz um resultado mais natural que também facilita o penteado. Não é adequado para cabelos oleosos.
- Aerossol: é aplicado nas raízes. O difusor ajuda a distribuí-lo de maneira mais uniforme do que com outros métodos.
- Para cabelos tingidos: adiciona um toque de cor para cobrir eventuais imperfeições ou irregularidades no tom.
- Ecológico: possui ingredientes naturais que ajudam a proteger os cabelos e o meio ambiente.
Método de aplicação recomendado
O procedimento adequado para a aplicação desse tipo de xampu compreende três fases: aplicação, fixação e escovação. O processo leva entre 15 e 25 minutos. O que você deve fazer é o seguinte:
- Se usar xampu em pó ou em spray, aplique-os somente no couro cabeludo e nas áreas muito oleosas ou sujas. Se usar creme, aplique no couro cabeludo e espalhe por todo o cabelo.
- Quando usar spray, aplique o produto a cerca de 15 centímetros de distância.
- Se quiser dar um pouco mais de volume, coloque mais produto na raiz dos cabelos.
- É conveniente mover o cabelo com os dedos durante a aplicação.
- Deixe o produto agir por um período de 5 a 15 minutos, a menos que o rótulo indique o contrário.
- Após este intervalo, massageie suavemente o couro cabeludo e escove o cabelo para remover os resíduos. Nesta última etapa você pode usar secador, mas com temperatura fria.
A melhor hora para aplicar o xampu a seco é antes de dormir. Por um lado, ajuda a absorver melhor o suor que pode surgir durante a noite; por outro lado, quando você acordar só terá que fazer pequenos retoques e pentear o cabelo da maneira habitual.
Este tipo de limpeza pode substituir o xampu tradicional?
O xampu a seco não é um substituto para a lavagem com água. É claro que ajuda a esconder a sujeira e dá aos cabelos uma aparência limpa e bonita. No entanto, não oferece uma boa higiene.
Esses tipos de produtos fornecem uma solução estética temporária, mas não limpam o cabelo. A lavagem tradicional é aquela que remove as bactérias e equilibra o pH natural da pele, portanto nada a substitui. É melhor usar o método de xampu a seco entre as lavagens regulares.
Quando é aconselhável usar xampu a seco?
Poderíamos dizer que o xampu a seco é uma excelente opção quando você está com pressa ou não tem tempo para fazer a sua higiene pessoal. É uma solução de emergência que é útil nesses casos.
Também é excelente quando, por exemplo, você faz uma viagem longa que o impede de manter a sua higiene habitual. Da mesma forma, é útil se depois de ir para a academia você tiver um encontro e quiser estar com a aparência impecável.
Esse tipo de xampu é uma alternativa para quem tem cabelos oleosos ou secos. Permite não ter que lavar regularmente, sem implicar um aspecto sujo e deteriorado. Também ajuda a adicionar volume e facilita o penteado.
Principais desvantagens do seu uso
Nem tudo é tão perfeito no que diz respeito ao xampu a seco. Antes de mais nada, você deve estar ciente de que este não é um xampu de verdade, no sentido estrito da palavra. Portanto, não limpa o seu cabelo.
Da mesma forma, é importante lembrar que esses produtos, principalmente aqueles que vêm em aerossol, podem conter componentes que danificam o folículo piloso. Em particular, alguns contêm álcool.
Se você os usar com muita frequência ou não lavar o cabelo da maneira convencional por muito tempo, existe o risco de que os folículos capilares fiquem obstruídos. Isso pode levar a uma infecção chamada foliculite. Também pode causar caspa ou inflamação, como dermatite seborreica.
Cuidado com o xampu a seco
Lembre-se de verificar se o xampu seco que você usa não contém amianto. Este é um componente que está presente em produtos em pó, como o talco. O amianto tem sido associado a algumas formas de câncer quando o uso deste produto é prolongado.
Há indícios de que o uso desses tipos de artigos em combinação com o calor produzido pelo secador é prejudicial ao couro cabeludo, porque o resseca extremamente. Para que você não tenha problemas, é conveniente usar o xampu seco com moderação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Soler, M. R., Díaz, A. S., Ramos, F., & Recasens, M. M. (2003, January). Estudio de la proteína FMRP en la raíz de cabello: aplicación al diagnóstico del síndrome del cromosoma X frágil. In Anales de Pediatría (Vol. 59, No. 5, pp. 431-435). Elsevier Doyma.
- Ruiz, I. M. P., París, M. J. M., & Galdeano, A. P. (2002). Deficit total o parcial de autocuidados en la higiene. Enfermeria Clinica, 12(3), 127-132.
- Jackson, L. (2020, 9 abril). Mercado global Champu seco (Nueva investigacion en PDF por MarketResearch.Biz) | The Unilever Group, Procter & Gamble Hygiene and Health Care Limited (P&G), Kao Corporation. hoyciclismo. https://hoyciclismo.com/mercado-global-champu-seco-nueva-investigacion-en-pdf-por-marketresearch-biz-the-unilever-group-procter-gamble-hygiene-and-health-care-limited-pg-kao-corporation/
- Domínguez-Auñón, José D., et al. “Foliculitis/seudofoliculitis abscesiforme del cuero cabelludo. Presentación de dos casos y breve revisión de la literatura.” Actas Dermo-Sifiliográficas 95.4 (2004): 231-234.
- Agudo, Antonio, and C. A. González. “Exposición al amianto y sus efectos sobre la salud.” Archivos de prevención de riesgos laborales 4.2 (2001): 55-57.