Xampu caseiro para estimular o crescimento do cabelo e aumentar o volume

16 Setembro, 2020
Para lidar com a urtiga, é fundamental usar luvas. Antes de preparar a infusão, convém deixá-la repousar durante um dia para poder manipulá-la sem que cause irritação.

Devido ao uso constante de elementos de calor, tratamentos químicos e outros, o cabelo vai sendo afetado. Por isso, pode chegar a ficar com uma aparência seca e sem vida, com o crescimento estagnado. Às vezes, também cai com facilidade. Em vista disso, estimular o crescimento do cabelo se tornou uma prioridade para muitas pessoas.

Claramente, muitos fatores influenciam a saúde capilar, desde o tipo de produto utilizado até o estresse. Também não podemos nos esquecer da nutrição, que pode afetar significativamente a saúde dos fios.

A seguir, apresentamos um xampu caseiro para estimular o crescimento do cabelo de forma natural.

No que consiste esse xampu caseiro para estimular o crescimento do cabelo?

Esse xampu é muito fácil de preparar e todos os seus ingredientes podem ser adquiridos em lojas naturais, lojas de ervas e até farmácias. Trata-se de uma combinação de urtiga com óleos essenciais e pantenol (provitamina B5).

A mistura foi pensada para estimular o couro cabeludo e os folículos capilares. Portanto, busca promover o crescimento do cabelo de forma saudável.

Benefícios da urtiga

Urtiga para o cabelo

A urtiga é uma planta que, segundo crenças populares, contribui para a saúde capilar. Contém ácido oleico, linoleico e palmítico, além de minerais como o zinco.

  • Esses nutrientes melhoram a circulação do sangue no couro cabeludo.
  • Portanto, aceleram os processos metabólicos da epiderme, melhorando a capacidade de absorção dos demais ingredientes.

Benefícios das gotas de vitamina A

A solução aquosa de vitamina A é um produto que promove a regeneração do couro cabeludo, reduzindo transtornos comuns como o ressecamento e a caspa.

Benefícios da vitamina B

As ampolas de vitamina B são um produto complementar que fortalece as raízes capilares ao mesmo tempo que estimula a força e o crescimento do cabelo.

Benefícios do pantenol

O pantenol é um derivado da vitamina B5, que atua como agente para reter a umidade e reparar a estrutura capilar. Costuma ser utilizado em muitos produtos para o cabelo.

Além disso, penetra em profundidade nas raízes e acelera a recuperação de problemas como o ressecamento e a quebra. Também conta com propriedades condicionadoras que realçam o brilho, a maciez e a elasticidade.

Benefícios do óleo de rícino

O óleo de rícino contém vitamina E, um nutriente com ação antioxidante que freia os danos causados pelos radicais livres nas raízes do cabelo. É um umectante natural que contribui para fortalecer a cutícula.

Xampu caseiro para estimular o crescimento do cabelo

O xampu caseiro de urtiga é uma fórmula muito fácil de preparar e seus ingredientes não são caros. É ideal para todas as pessoas que estejam sofrendo com condições capilares ou dificuldades em seu crescimento.

Ingredientes

  • 2 ampolas de vitamina B
  • ½ copo de pantenol (100 ml)
  • 5 colheres de sopa de óleo de rícino (50 ml)
  • 1 xícara de infusão de urtiga (250 ml)
  • 3 colheres de sopa de óleo de urtiga (30 ml)
  • 3 colheres de sopa de solução aquosa de vitamina A (30 ml)

Modo de preparo

  • Coloque a infusão de urtiga em um recipiente e misture-a com a solução aquosa, o óleo de rícino e o óleo de urtiga.
  • Mexa bem com uma colher de pau e incorpore as ampolas de vitamina B e o pantenol.
  • Após obter uma mistura homogênea, coloque-a em um frasco com tampa.

Modo de aplicação

  • Agite o produto antes de utilizá-lo, pegue uma pequena quantidade na palma das mãos e espalhe-a por todo o cabelo e o couro cabeludo.
  • Massageie por alguns minutos com a finalidade de ativar a circulação.
  • Deixe agir durante outros 5 minutos, enxágue e use o seu condicionador favorito.

Os efeitos não são imediatos, então é preciso ser constante

Ainda que seus efeitos para estimular o crescimento não sejam imediatos, esse xampu caseiro deixa uma sensação de maciez e limpeza muito agradável.

Transforme-o em uma parte da sua rotina de beleza e comprove que é um excelente aliado para a saúde dos fios. Ao mesmo tempo, lembre-se de que é importante evitar o uso indiscriminado de pranchas alisadoras, secadores de cabelo e similares, e colocar em prática outros bons hábitos de vida.

Cuide do seu cabelo por fora, com bons produtos, mas também por dentro, alimentando-se de forma saudável e mantendo uma hidratação adequada.

  • Sola-Ortigosa, J., Sánchez-Regaña, M., & Umbert-Millet, P. (2009). Psoriasis del cuero cabelludo. Actas Dermo-Sifiliograficas. https://doi.org/10.1016/S0001-7310(09)71901-5
  • Porcuna, J. L., Nouveau, A., & G., P. (1993). La Ortiga. Australian Journal of Medical Herbalism.
  • Benítez Rubio, M. R., & Medranda De Lázaro, I. (2007). Minerales y vitaminas. Pediatria Integral. https://doi.org/10.1016/j.jhydrol.2017.02.036
  • Delgado, C., & Pashova, V. (2010). Producción enzimática de ésteres etílicos del aceite de ricino. Revista Facultad de Ingenieria.