Remédios naturais para o tratamento da calvície

De acordo com as crenças populares, alguns remédios naturais podem ajudar a evitar a queda de cabelo e prevenir ou desacelerar a calvície.
Remédios naturais para o tratamento da calvície

Última atualização: 02 Fevereiro, 2021

Existem diferentes tipos de perda de cabelo e cada um deles pode surgir por diferentes motivos. Por exemplo, às vezes a queda de cabelo ocorre simplesmente devido à mudança de estação e, outras vezes, devido à passagem do tempo. A seguir, vamos falar mais sobre a calvície, seu tratamento e o que você pode fazer em casa a respeito dela.

Queda de cabelo e calvície são a mesma coisa?

Como mencionamos acima, é normal que caia um pouco de cabelo diariamente (entre 50 e 150 fios por dia). Também é normal que isso se acentue um pouco com a mudança das estações (principalmente no outono). No entanto, pode ser um sinal de calvície ou alopecia se persistir ao longo do tempo.

Queda de cabelo e calvície são a mesma coisa?

A Dra. Wendy S. Levinbook, especialista em dermatologia, explica o seguinte sobre o assunto:

“A queda de cabelo, também chamada de alopecia, pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Quando ocorre no couro cabeludo, é chamada de calvície. A queda de cabelo costuma ser preocupante por motivos estéticos, mas também pode ser um sinal de um transtorno orgânico (sistêmico).”

Portanto, a calvície é a queda drástica de cabelo. Costuma-se dizer que ela está intimamente relacionada aos antecedentes familiares e ao estresse. No entanto, observou-se que existem outros fatores que influem no seu surgimento.

Inclusive, especialistas em saúde indicam que as causas da calvície são muito diversas. Algumas delas são:

  • Estresse.
  • Herança genética.
  • Problemas de saúde.
  • Déficits nutricionais.
  • Alterações hormonais.
  • Certos tratamentos capilares.
  • Consumo de certos medicamentos.
  • Tratamentos muito invasivos, como a quimioterapia.

A calvície se manifesta principalmente como entradas e áreas calvas nos homens e uma diminuição na quantidade de cabelo ou afinamento dos fios. Geralmente começa a partir dos 30 ou 40 anos.

Leia também: Mitos sobre a queda de cabelo

Como evitar a queda de cabelo?

Nem todas as causas da queda de cabelo podem ser prevenidas. No entanto, bons hábitos podem ajudar a evitá-la. Para isso, recomendamos o seguinte:

  • Seguir uma dieta equilibrada.
  • Evitar usar penteados justos, como tranças, coques ou rabos de cavalo.
  • Evitar torcer, puxar ou esfregar o cabelo com força.
  • Não desembaraçar o cabelo puxando com força a escova ou o pente. Trate o cabelo delicadamente ao lavá-lo e penteá-lo. Não faça movimentos bruscos e faça massagens ao aplicar produtos.
  • Evitar tratamentos capilares agressivos, como aparelhos para frisar, tratamentos com óleo quente, e permanentes.
  • Evitar o uso regular de chapinhas, secadores de cabelo e utensílios relacionados.
  • Procurar aplicar técnicas para gerenciar o estresse e a tensão emocional.

Tratamento para a calvície

Quando a perda de cabelo é severa, poucos tratamentos são totalmente eficazes. Embora sejam comercializados xampus, vitaminas, cremes e condicionadores, sua eficácia não foi comprovada cientificamente. Portanto, não existe uma única medida ou tratamento 100% eficaz.

Você deve saber que existem opções cosméticas e cirúrgicas para a queda de cabelo. Entre eles estão:

  • Cirurgia capilar.
  • Tratamento a laser.
  • Enxertia de fibras capilar es que cobrem as áreas carecas.
  • Uso de perucas de cabelo humano, perucas sintéticas, apliques ou extensões.

Transplante de cabelo

O transplante de cabelo consiste em mover o couro cabeludo da parte de trás da cabeça para a parta da frente ou para outras áreas com menos fios. O transplante aproveita ao máximo o cabelo restante.

O cirurgião remove pequenos pedaços de pele da parte de trás ou dos lados do couro cabeludo, cada uma contendo alguns pelos com seus folículos capilares. O cirurgião então implanta a pele nas partes calvas do couro cabeludo.

Como os enxertos possuem folículos capilares ativos, os cabelos transplantados crescem em áreas anteriormente calvas.

Remédios caseiros contra a calvície

Existem muitos truques caseiros para desacelerar a queda de cabelo. Embora não existam evidências científicas suficientes para apoiá-los, de acordo com o conhecimento popular, eles podem ajudar em alguns casos. Por exemplo, durante o outono.

Caso seu problema seja muito pronunciado, o mais recomendável é consultar um médico antes de experimentar qualquer remédio natural.

Óleos naturais

Muitas pessoas utilizam óleos naturais para dar mais nutrição e hidratação ao cabelo, além de combater a queda de cabelo. O mais popular de todos é o óleo de rícino. Outro óleo frequentemente utilizado é o óleo de alecrim.

Muitas pessoas utilizam óleos naturais para dar mais nutrição e hidratação ao cabelo, além de combater a queda de cabelo

Alho, limão e cebola

A mistura de alho, limão e cebola busca aproveitar os antioxidantes desses ingredientes para fornecer nutrição extra ao cabelo. No entanto, você deve ter cuidado ao usá-la, pois pode ser irritante para as peles mais sensíveis. Você pode adicionar um pouco de mel à mistura para suavizá-la um pouco.

Ingredientes

  • Uma cebola.
  • 1 dente de alho.
  • Suco de 1 limão.

Procedimento

  1. Separe o suco do limão.
  2. Corte a cebola em pequenos cubos.
  3. Descasque e corte o alho em fatias.
  4. Misture tudo no liquidificador.
  5. Aplique a mistura no couro cabeludo.
  6. Deixe agir por alguns minutos.
  7. Enxágue com água e xampu.

Aloe vera 

Alguns estudos associam as propriedades do aloe vera à redução dos sintomas de alergias. Em geral, ele ajuda a refrescar
Alguns estudos associam as propriedades do aloe vera à redução dos sintomas de alergias. Em geral, ele ajuda a refrescar

O aloe vera é uma planta à qual são atribuídas várias propriedades. Nesse caso, destacamos suas propriedades hidratantes e cicatrizantes, que podem ser úteis nos cuidados com o couro cabeludo.

Ingredientes

  • Duas colheres de sopa de gel de aloe vera (30 g).
  • Água (a quantidade necessária).

Procedimento

  1. Misture bem os dois ingredientes em uma tigela.
  2. Aplique no cabelo e deixe agir por cerca de 10 minutos.
  3. Enxágue.

Pode te interessar: 5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

Chá verde

Acredita-se que aplicar chá verde regularmente no cabelo possa prevenir a queda de cabelo e a calvície. Isso ocorre porque o chá verde é uma bebida rica em antioxidantes.

Para aproveitar este efeito, basta fazer uma ou duas xícaras de chá verde, esperar que esfriem e aplicá-lo em todo o cabelo antes de lavá-lo normalmente.

Além disso, é possível fazer máscaras com chá verde e outros tratamentos caseiros semelhantes com outros ingredientes ricos em antioxidantes, como frutas.

Leite de coco e cenoura

A mistura de leite de coco e cenoura pode promover o crescimento de novos cabelos

A mistura de leite de coco e cenoura pode promover o crescimento de novos cabelos. Para aproveitá-lo como complemento ao tratamento da calvície, siga estas instruções:

Ingredientes

  • Duas cenouras.
  • 1 copo de leite de coco (250 ml).

Procedimento

  1. Descasque as cenouras e corte-as em fatias.
  2. Processe tudo no liquidificador.
  3. Aplique nos cabelos, deixe agir por meia hora e depois enxágue.

Tratamento da calvície: o que mais pode ser feito?

Se você decidir aplicar qualquer um destes remédios como complemento do tratamento da calvície, tenha em mente de que não há evidências de que eles cumpram o que prometem. Você deve ter paciência e, ao aplicá-los, manter bons hábitos de vida.

Se o problema persistir, consulte um médico sobre as possíveis causas e quais podem ser as opções de tratamento mais adequadas. O profissional sempre indicará a melhor opção para você.

Pode interessar a você...
Remédios naturais para lidar com a queda de cabelo
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Remédios naturais para lidar com a queda de cabelo

Se você sofre com a queda de cabelo, sabe o quanto esta condição é incômoda e desagradável. Conheça algumas maneiras de lidar com a queda de cabelo.