Você sabia que a água das cascas de batata pode ajudar a fortalecer o cabelo?

23 Outubro, 2020
A água de casca de batata fortalece e nutre o cabelo. Como tende a escurecê-los, não é recomendado para quem tem cabelos loiros.

Na busca de aliados para preservar uma cabeleira saudável e bonita, a sabedoria popular buscou várias opções. Uma delas é a água que é preparada com as cascas de batata. Este líquido pode ser usado como um tônico para fortalecer os cabelos; isto é, pode contribuir significativamente para a saúde do cabelo, a ponto de estimular o crescimento dos fios.

O uso de alimentos em preparações caseiras é muito comum e, no caso da água da batata, deve-se dizer que este é um remédio antigo que recuperou popularidade nas últimas décadas, com o surgimento das redes sociais.

Os preparados caseiros buscam a combinação de ingredientes que ajudam a nutrir e reparar os fios de cabelo a partir de suas raízes.

Descubra: 8 maus hábitos que afetam a saúde do cabelo

Propriedades da água das cascas de batata

água de cascas de batata

Como ocorre com quase todas as frutas e verduras, a casca de batata costuma ser a parte que vai parar no lixo. A verdade é que, embora não seja muito utilizada na gastronomia, pode ser aproveitada em remédios caseiros.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição

  • Estima-se que 50% dela seja composta por polissacarídeos, conhecidos por ser um tipo de fibra dietética. Além disso, é uma fonte significativa de potássio, mineral que desempenha um papel muito importante no equilíbrio eletrolítico do corpo.
  • Em quantidades menores, também possui vitamina C solúvel em água, tiamina, riboflavina e niacina, cuja ação é muito boa para fortalecer os cabelos, porque os nutrem profundamente.
  • Também contém minerais como cálcio, manganês, zinco e ferro e vários fenóis e glicoalcaloides.

Descubra: 10 regras para aperfeiçoar um purê de batatas

Cascas de batata para fortalecer o cabelo

Segundo a crença popular, durante muito tempo foram aproveitadas todas as qualidades nutricionais da casca de batata para fazer um tratamento de embelezamento capilar. Graças ao seu teor de amido, o uso da casca da batata sobre o couro cabeludo e o cabelo poderia ajudar a fortalecê-los e frear problemas como a queda e o ressecamento.

Além de mantê-lo brilhante e forte, seu uso regular pode ser perfeito para prevenir e atenuar os cabelos brancos que podem refletir a idade, mesmo quando a pessoa ainda é jovem. Embora não funcione de forma tão eficaz quanto uma tintura química, a verdade é que, ao aplicá-lo com frequência, ele vai escurecendo o cabelo.

  • Nota: por esta mesma razão, o seu uso não é aconselhado para cabelos loiros ou claros, já que poderia alterar a sua cor natural.

Tônico para fortalecer o cabelo

Não existe uma receita específica para aproveitar as propriedades da casca de batata para o cuidado do cabelo. Em geral, basta ferver as cascas em uma quantidade suficiente de água para utilizar o líquido como remédio.

A seguir, compartilharemos a receita da água de casca de batata para que você possa prepará-la quando quiser e aproveitar os seus benefícios.

Ingredientes

  • A casca de 5 batatas
  • Água (quantidade necessária)

Como preparar

  • Coloque as cascas de batata para ferver em uma panela com água.
  • Quando chegar à ebulição, abaixe o fogo e deixe ali durante 30 minutos adicionais para obter um líquido bem concentrado.
  • Quando estiver pronto, retire-o do fogo, deixe esfriar.
  • Coe o líquido e guarde em um frasco de vidro.
água cascas de batata

Como aplicar

  • Basta lavar o cabelo normalmente, mas utilizando a água da casca de batata para fazer um enxágue final.
  • Este tratamento pode ser repetido duas ou três vezes por semana para notar em pouco tempo uma cabeleira mais saudável.

Faça o teste

Para notar como este tratamento pode ser bom, basta experimentá-lo durante algumas semanas. Ainda que os resultados não sejam percebidos de forma imediata, a verdade é que com o seu uso regular você poderá notar a diferença em questão de dias.

A vantagem é que ele não causa nenhum efeito secundário e pode ser utilizado como complemento para os demais produtos de beleza capilar que fazem parte da sua rotina diária.