Você está namorando um manipulador? Saiba mais!

· 22 de abril de 2019
Para conseguir uma relação satisfatória é bom se afastar das pessoas instáveis. Se sai com um manipulador, a relação se converterá em uma arma de mão dupla. Aqui te expomos algumas dicas para descubri-lo e como solucionar o problema.

Caso esteja namorando um manipulador deve saber que não é uma questão para brincadeira: é um tema delicado porque estas pessoas tendem a ser muito perigosas.

Podem ter características de sociopatia ou psicopatia e na maioria dos casos, seu único amor está neles mesmos.

Como saber se estou namorando um manipulador?

Homem manipulador

Sair com um manipulador pode trazer grandes problemas.

1. Vitimiza-se constantemente

Quando se sai com um manipulador, sem importar quem tenha a culpa na discussão, esse terminará sendo a vítima. No caso de que seja o culpado, existe a possibilidade de que aceite que a culpa é dele após longas discussões.

O mais provável é que sempre encontre uma causa maior ou um terceiro para desviar a culpa. Caso não tenha desculpas, mostrar-se-á como uma pessoa completamente arrependida e te culpará pelo dano que está causando nele ao não o perdoar. 

2. Foca em seus defeitos e fraquezas

Para estar seguro de que sempre estará com ele, lembrará de defeitos seus que possivelmente não tem, para que acredite que é assim.

Quando sai com um manipulador, ele te fará ver que é a única pessoa que pode te amar no mundo; além disso, fará você sentir que ninguém gostará de ti por seus defeitos, te fazendo inclusive duvidar de si mesma.

Suas seguranças cairão até o ponto no qual somente se sentirá segura ao seu lado. Assim sendo, por mais dano que te faça, não o deixará pelo medo que o mesmo semeou.

3. Cria rancor para com outras pessoas

Uma forma infalível que um parceiro manipulador tem para assegurar que seja somente sua é inventar histórias ou buscar que as pessoas briguem entre elas.

Pode chegar a buscar que você brigue com seus familiares e amigos. Às vezes, chega a ser tão convincente que somente acreditará nele, com isso, o resto de seu ambiente social se afastará.

Caso saia com um manipulador é possível que fique sozinha, porque cedo ou tarde ele se afastará de você.

Talvez te interesse: 5 maneiras de conter relações tóxicas na família

4. Reage violentamente quando se sente encurralado

Quando estão sob muita pressão social e sentem que vão perder uma discussão, os manipuladores mudam completamente.

Ainda que sempre tentem se mostrar como pessoas calmas e serenas, sentem-se encurralados, objetos de chacota ou comparados com o fracasso, sua reação é negativa.

Notará mudanças em suas expressões faciais e no tom de voz e serão extremamente ofensivos. No pior dos casos, podem chegar a praticar violência física.

Quando sai com um manipulador e vê que está perdendo o controle, é melhor tomar distância para que não reaja contra você. Nestes casos, deverá buscar ajuda de forma imediata.

Talvez te interesse: Crescimento pessoal: 5 permissões para si mesmo

Agressão verbal de um manipulado

5. Tomará decisões por você e te fará pensar que são suas

É comum que os manipuladores apresentem entre duas ou mais alternativas para você escolher; inclusive fará com que não tomar uma decisão pareça uma alternativa.

No entanto, não permitirão que a decisão que tome seja diferente da que eles querem, por isso que buscarão a forma de te guiar sutilmente.

A forma de obtê-lo é fazendo você ver as demais alternativas como negativas, como uma decisão arriscada ou simplesmente ruim. Por outro lado, eles mostrarão argumentos para que a decisão que esperam pareça a melhor de todas.

O motivo? Para que pareça que você tenha tomado a decisão e, caso depois perceba que foi um erro, poderá dizer que é seu problema e não poderá culpá-lo de nada.

6. Fará todo o possível para que não o deixe

As pessoas manipuladoras buscarão se mostrar sempre carinhosas. No entanto, fará com que se afaste de seus entes queridos, comprará presentes e te levará a lugares caros para que nunca o deixe. É capaz de te ouvir, mas nunca de te escutar.

Tudo o fará ver cor de rosa, mas se chegar a contradizer uma de suas decisões ou decidir por ele sem consultá-lo, descobrirá uma pessoa completamente diferente.

7. É muito impulsivo e age de forma desmedida

Quando você está namorando um manipulador notará que, no momento que sentir que perde o controle, é capaz de fazer coisas que te machucam, que te humilham e que te façam sentir-se mal.

Os manipuladores são as pessoas capazes de te ameaçar com fotos ou vídeos íntimos e colocar em risco sua família. Infelizmente, esta situação pode escalar até chegar a violência física no relacionamento.

Agora, com estes pontos esclarecidos, pergunte-se: Estou namorando um manipulador? Se reconheceu pelo menos quatro comportamentos dos mencionados, afaste-se o quanto antes, pois de verdade podem ser pessoas perigosas.

  • Wikipedia, la enciclopedia libre. (Consulta 2018). PRESIÓN SOCIAL. Online [https://es.wikipedia.org/wiki/Presi%C3%B3n_de_los_pares].
  • Maqueda, M. (2006). Violencia de género: Entre el concepto jurídico y la realidad social. Revista Electrónica de Ciencia Penal y Criminología. https://doi.org/Encontrado en Google Scholar y acreditado por la FECYT
  • Bogantes Rojas, J. (2008). Violencia doméstica. Med. Leg. Costa Rica.