Você está com o tornozelo torcido? 5 remédios para a dor

· 22 de setembro de 2018
Um tornozelo torcido pode ser muito doloroso e não nos permite andar ou nos mover como desejamos. Ter remédios que melhorem os sintomas e permitam uma recuperação mais rápida é essencial.

Sofrer de um tornozelo torcido é mais comum do que você pensa, principalmente quando usamos salto alto ou andamos com pressa. A dor que isso provoca é bastante forte, e a isso devemos acrescentar o fato de não sermos capazes de pisar bem, talvez por vários dias.

Nesse artigo vamos falar sobre como reduzir a dor com remédios e tratamentos caseiros. Assim, você poderá se recuperar mais rapidamente e retornar às suas atividades diárias sem problemas ou desconforto.

Como ocorre uma entorse de tornozelo?

Como primeiro passo, é necessário saber o que é e como é produzida uma entorse de tornozelo. Para isso, devemos falar sobre os ligamentos, aquelas estruturas que dão estabilidade às articulações e que são uma espécie de “cordas” que permitem os movimentos. Quando estes são excessivamente tencionados, eles se rompem. É assim que ocorre o que é conhecido como entorse. É no tornozelo que isso acontece com mais frequência, principalmente em pessoas ativas.

No caso das mulheres que usam salto alto, a possibilidade de um tornozelo torcido devido à posição do pé é ainda maior. Se apoiarmos apenas os dedos, o resto do pé fica instável e os ligamentos ficam mais tensos do que o normal. Portanto, você não precisa cair ou dobrar o tornozelo para sofrer uma lesão: usar alguns sapatos é o suficiente.

Recomendamos ler: Entorses: por que ocorrem? Como são tratadas? 

Remédios caseiros para aliviar um tornozelo torcido

Uma vez que a lesão ocorre, é muito importante imobilizar a área, isto é, caminhar o mínimo possível, ou até mesmo não andar. Alguns remédios naturais podem ser usados ​​para tratar um tornozelo torcido e reparar os tecidos danificados, ligamentos e tendões. Entre eles, recomendamos:

1. Emplastro de argila vermelha e vinagre de vinho

Mulher com tornozelo torcido por usar salto alto

Este é um remédio muito antigo, que talvez sua mãe ou avó o conheçam. Ele permite a cura de qualquer contusão ou entorse. O emplastro é uma mistura pegajosa e um pouco espessa que é aplicada para fins medicinais em diferentes partes do corpo.

A argila tem muitas propriedades: curar, prevenir infecções, sedar, reduzir a inflamação e remineralizar. No caso do vinagre de vinho, ele será responsável por desinfetar e fornecer hidratação ao emplastro. Também evitará hematomas.

Ingredientes

  • 1 xícara de argila vermelha em pó (180 g)
  • Vinagre de vinho (quantidade necessária)
  • Filme transparente

O que fazer?

  • Coloque uma xícara de argila vermelha em uma tigela grande e adicione o vinagre de vinho enquanto mistura com as duas mãos.
  • A ideia é fazer uma pasta fácil de aplicar na área afetada.
  • Deixe secar (endurecer), envolva-a com um filme ou plástico transparente e, após 20 minutos, retire-a com água morna.

2. Gelo

Aplicar uma compressa fria é uma das melhores maneiras de reduzir a inflamação em uma entorse de tornozelo. No entanto, para usufruir de seus benefícios, ela deve ser colocada o mais rápido possível, uma vez que a lesão tenha ocorrido.

O que fazer?

  • Coloque vários cubos de gelo em um saco plástico e pressione a área.
  • Deite-se no sofá ou na cama e coloque o pé para o alto, acima do nível do coração, para que o sangue não se acumule e piore o inchaço.
  • Mantenha a compressa por 15 minutos, espere meia hora e aplique novamente.

3. Sais de Epsom

Estes cristais contêm magnésio, um mineral muito eficaz para aliviar a dor a nível muscular.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • ½ xícara de sais de Epsom (75 g)

O que fazer?

  • Aqueça um litro de água e despeje em um recipiente. Adicione meia xícara de sais de Epsom e mexa bem para dissolver e esfriar.
  • Quando o líquido estiver à temperatura ambiente (você pode misturá-lo com água fria), mergulhe o pé e deixe meia hora. Repita duas vezes por dia.

4. Compressas quentes

Depois de passadas 24 horas do alívio da dor e ter notado que o inchaço diminuiu, é hora de aplicar compressas quentes. Elas melhoram a circulação sanguínea e ajudam os músculos a se recuperarem. Você pode colocar um pano úmido com água quente, usar uma bolsa de água quente ou cobrir o pé com muitos cobertores.

Confira essas 5 maneiras de fazer compressas para aliviar a dor ciática

Dor e inchaço no tornozelo torcido

5. Camomila

Muitas ervas naturais podem ser úteis quando você tem um tornozelo torcido. Além da camomila, use a cavalinha, bardana ou confrei.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa da erva escolhida (60 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

O que fazer?

  • Adicione a erva de sua escolha em uma tigela de água fervente, semelhante à opção de sais de Epsom.
  • Todas estas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes para os músculos. Mergulhe o pé na água quente por pelo menos 20 minutos.

6. Pimenta caiena

Este tempero tão usado na cozinha devido ao seu aroma, sabor e cor tem propriedades medicinais muito interessantes e que você pode aproveitar em caso de sofrer uma entorse. Tudo isso graças à capsaicina, seu principal componente, que alivia as dores.

Ingredientes

  • 1 xícara de água quente (250 ml)
  • 1 pitada de pimenta caiena

O que fazer?

  • Em um copo com água quente, dissolva uma pitada de pimenta caiena e molhe um pano ou uma bola de algodão.
  • Passe na área afetada e não enxágue.

No caso de você sofrer um tornozelo torcido, recomendamos que consulte um médico para que ele lhe ofereça um tratamento adequado. Os remédios caseiros servem como um complemento ou primeiros socorros.