Você conhece a importância da vitamina K para o organismo?

Recomenda-se o consumo de alimentos ricos em vitamina K como complemento para o tratamento do câncer, assim como para controlar a pressão arterial e prevenir a osteoporose.

Última atualização: 15 Março, 2019

As vitaminas têm uma grande importância em nosso organismo, por esta razão, devemos inclui-las em nossa dieta diária, já que trazem uma boa quantidade de benefícios ao nosso corpo. Veja neste artigo os benefícios da vitamina K para sua saúde:

Benefício aos ossos

Journal of Clinical Densitometry publicou um dos vários estudos que afirmam que a vitamina K tem muito a ver com a boa saúde dos ossos, necessária para fortificar os ossos e torná-los resistentes a doenças como a osteoporose que afeta muitas mulheres que estão atravessando a fase de menopausa.  Portanto, recomenda-se que pessoas com alto risco de sofrer doenças ósseas consumam alimentos ricos em vitamina K.

Importante para aqueles que sofrem com o câncer

Algumas pesquisas, como por exemplo a que foi publicada por Osada, S., Tomita, H., Tanaka, Y., Tokuyama, Y, et al. demonstraram que a vitamina K é muito importante como complemento no tratamento do câncer.

Por isso recomenda-se, aos pacientes que iniciaram alguns tratamentos para combater a doença, que consumam alimentos que ricos deste composto orgânico, entre os mais mencionados estão o espinafre e o brócolis.

Indicamos também a leitura: Deliciosa vitamina de banana e cúrcuma para depurar o fígado

Ideal para a pressão arterial

Para as pessoas que sofrem de pressão arterial alta, consumir alimentos que contenham suficiente vitamina K pode melhorar notavelmente seus sintomas. Além disso, será possível observar a pressão voltando aos níveis normais.

Melhora a visão

Como todos sabemos, a cenoura é um dos alimentos essenciais para melhorar a visão. Mas, poucas são as pessoas que conhecem os benefícios que a vitamina K traz para a saúde dos olhos, sobretudo, na prevenção de doenças que afetam esses órgãos tão delicados e importantes.

Fortalece o cérebro

A vitamina K é muito importante quando nos referimos ao bom funcionamento cerebral, ter uma boa memória, motricidade e concentração. Para ter um cérebro saudável, precisamos manter uma boa e saudável alimentação, rica no composto orgânico K.

Tratamentos para dores estomacais

Se você sofre com frequentes dores de estômago, seguramente precisa aumentar o consumo de vitamina K. Procure buscar uma variedade de vegetais que a contenha e prepare seus alimentos baseados nela. Isso ajudará a melhorar sua saúde.

Indicamos também a leitura: 10 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

Lista de alimentos ricos em vitamina K

abacate, bem como o aipo e o brócolis são alimentos ricos em relação a esse composto orgânico. Além deles, temos também as carnes magras, ameixas, couve (tanto de bruxelas quanto o lombarda) e os aspargos.

Ainda temos exemplos como o espinafre, fígado, figos, kiwi, leite, alface, lentilhas, nabos e até mesmo tomates e uvas.

Depois de saber a importância da vitamina K para nosso organismo, o mais inteligente será aumentar o consumo de todos os alimentos que a contêm, dessa maneira, poderemos prevenir um número grande de doenças e curar as que já existem.

Além disso, é muito importante recordar que uma alimentação rica em frutas e verduras nos ajuda a manter a saúde e a energia.

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Alimentação adequada para cuidar das articulações: o que você precisa saber

É conveniente adotar um plano de alimentação para cuidar das articulações diante das doenças e o desgaste. Como deve ser planejado? Veja.



  • Hamidi MS., Gajic-Veljanoski O., Cheung AM., Vitamin K and bone health. Journal of Clinical Densitometry, 2013.
  • Ishizuka M, Kubota K, Shimoda M, Kita J, Kato M, Park KH, Shiraki T. Effect of menatetrenone, a vitamin k2 analog, on recurrence of hepatocellular carcinoma after surgical resection: a prospective randomized controlled trial. Anticancer Res. 2012 Dec;32(12):5415-20.
  • Nimptsch K, Rohrmann S, Linseisen J. Dietary intake of vitamin K and risk of prostate cancer in the Heidelberg cohort of the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC-Heidelberg). Am J Clin Nutr. 2008 Apr;87(4):985-92