Como usar a vaselina na saúde e na estética
Como usar a vaselina para beneficiar sua saúde e seus aspectos físicos? Primeiramente, é preciso saber que ela é uma mistura derivada do refino de petróleo, e é utilizada tanto na cosmética quanto na indústria farmacêutica.
Sua composição é variável, de acordo com o procedimento usado no momento de fabricá-la. Porém, a mais popular dentre as vaselinas é a mais refinada. Ela é usada para produzir cremes, lubrificantes e ingrediente em várias preparações no ramo da estética. Saiba mais!
Características da vaselina
Os benefícios da vaselina são muitos, abrangendo desde a saúde até a estética, e a maioria das pessoas os conhecem. Porém, poucas pessoas sabem sobre a origem ou procedência do produto.
Mas, é fato, a vaselina é um dos derivados do petróleo que usamos atualmente. É obtida através de sua mistura com vapor e filtragem em altas temperaturas. Isso quer dizer que é uma mistura purificada de hidrocarbonetos semi-sólidos, procedentes dos fósseis.
Claro que pode soar um pouco estranho… Como usar a vaselina, um dos derivados do petróleo, para cuidar da pele ou da saúde? Mas, apesar disso, ela tem boas qualidades protetoras para o organismo. Isso pode ser constatado no fato de que ao iniciar um tratamento com esse composto, se feito da forma correta, não teremos problemas em termos de saúde.
Leia também: 7 truques de beleza com vaselina
Devido a sua consistência espessa ela é muito boa para cuidar da derme, principalmente nas áreas mais sensíveis, como os lábios, por exemplo. Por sua vez, ela é muito utilizada como ingrediente natural. Assim, serve para preparar unguentos, é utilizada tanto no verão quanto no inverno, e uma ótima protetora contra o sol, o frio e o vento.
É por isso que é considerada um dos elementos básicos de beleza. Assim que, todas as mulheres devem ter em casa ou às mãos. Ademais, tem uma infinidade de usos. E o melhor, é mais econômica do que qualquer produto de beleza geralmente vendido em lojas.
Como usar a vaselina para beneficiar seus aspectos estéticos e sua saúde
Excelente bálsamo labial
Se quiser saber como usar a vaselina para substituir um batom, aplique um pouco nos lábios em qualquer época do ano e consiga suavizá-los. É uma opção excelente para quando estão ressecados ou rachados, seja por causa do frio ou da exposição ao sol. Além desse benefício, você também conseguirá lábios mais brilhantes.
Um bom creme para os pés e para as mãos
E como usar a vaselina para suavizar e umectar calcanhares rachados, mãos ásperas, pés ressecados, etc? Primeiramente, aplique um pouco nas mãos ou nos pés e faça uma massagem com movimentos circulares. Depois coloque luvas ou meias para maximizar os efeitos. Deixe atuar por quinze minutos para que a pele a absorva. Enxágue, se for necessário, com água morna. Assim ajudará a manter a pele mais suave e sedosa.
Para remover a maquiagem
A vaselina também serve para tirar inclusive rimeis à prova de água, além de ajudar a aliviar irritações causadas por maquiagens em regiões sensíveis, como os olhos.
Como usar a vaselina como loção umectante
Aplique vaselina no corpo logo após o banho para desfrutar de uma pele mais suave e hidratada.
Como usar a vaselina como esfoliante
Se misturar um pouco de vaselina com duas colheres de sopa de açúcar ou de sal é possível criar seu próprio esfoliante caseiro.
Além disso, ele servirá tanto para o corpo quanto para o rosto. Também é bom para retirar as células mortas dos lábios. Aplique com massagens circulares e deixe atuar por alguns minutos, depois, utilize uma escova de dente que já esteja inutilizada ou uma luva esfoliante para deixar a pele ainda mais suave.
Para suavizar a pele depois da depilação
Não importa se você utilizou cera ou lâmina de barbear, a pele da perna sempre fica muito ressecada, rachada. Para minimizar o problema é possível aplicar um pouco de vaselina (uma fina camada) e deixar se secar sozinha. A pele ficará mais suave e hidratada.
Como usar a vaselina para “corar” a pele
Misture um pouco de vaselina com lápis labial e conseguirá um produto capaz de corar os lábios, resistente ao tempo e às atividades diárias.
Para manter as fragrâncias por mais tempo
Antes de borrifar um perfume, aplique uma pequena película de vaselina na região. Desse modo, o aroma permanecerá por mais tempo.
Para proteger o couro cabeludo do ataque da tinta para cabelo
Aplique um pouco ao redor da linha do cabelo (onde se encontram as raízes, na parte frontal, na nuca, orelhas, etc.) assim, evitará manchas oriundas das tintas e reações alérgicas aos produtos químicos contidos na composição dessas.
Outras formas de usar a vaselina
- Pode ser utilizada como condicionador: depois de lavar o cabelo com o shampoo habitual, aplique um pouco de vaselina couro cabeludo e deixe atuar por alguns minutos antes de enxaguar.
- Para esconder as pontas duplas: ao aplicar um pouco de vaselina nas extremidades do cabelo é possível disfarçar esse problema tão antiestético.
- Como alternativa aos bronzeadores: é uma ótima opção aplicar um pouco de vaselina nas regiões que costumam ser mais ressecadas antes de aplicar o bronzeador.
- Como aliada para as sobrancelhas e os cílios: no primeiro caso, a vaselina serve para hidratar e no segundo, para tornar os cílios mais largos e grossos. Logo, aplique em ambas antes de dormir.
- Para deixar as cutículas mais bonitas: aplique várias vezes por dia nessa região tão “esquecida” das unhas.
- Para massagear: serve para relaxar o corpo e ao mesmo tempo, hidratá-lo. Aplique uma quantidade pequena e massageie a região desejada fazendo movimentos circulares desde os pés até a cabeça.
- Aplique nas pálpebras antes de usar uma sombra: isso fará com que a sombra dure por mais tempo e fique mais brilhante. Se usada sozinha, servirá perfeitamente para iluminar a região.
- Para retirar anéis que ficam presos nos dedos: basta aplicar um pouco para que deslize mais facilmente sem machucar ou precisar de força.
- No que diz respeito à saúde, sabemos que a vaselina serve para a cicatrização de feridas e é uma aliada nos pós-operatórios. Também é utilizada para proteger a pele quando fazemos algum tipo de tatuagem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jayakumar KL, Micheletti RG. Robert Chesebrough and the dermatologic wonder of petroleum jelly. JAMA Dermatology. 2017.
- Gooch JW. Petroleum Jelly. In: Encyclopedic Dictionary of Polymers. 2011.
- Bekker M, Louw NR, Jansen Van Rensburg VJ, Potgieter J. The benefits of Fischer-Tropsch waxes in synthetic petroleum jelly. Int J Cosmet Sci. 2013;
- Sethi A, Kaur T, Malhotra SK, Gambhir ML. Moisturizers: The slippery road. Indian Journal of Dermatology. 2016.