Cuidado com os pés: remédios caseiros que ajudarão

· 10 de março de 2014
Para fortalecer seus pés, não hesite em fazer rotações com o tornozelo e andar descalço ou na ponta do pé pela casa. Para massagear a região e melhorar a circulação, utilize uma bola de borracha.

Costumamos cuidar dos cabelos, das mãos e rosto, esquecendo que o cuidado com os pés é fundamental.

Além disso, são os mais afetados por todas as atividades de locomoção ou pelos exercícios físicos; além de sofrerem, por exemplo, com os sapatos apertados.

Em suma, isso pode ser um problema. Além da estética, cuidar dos pés evita dores mais graves no futuro. E, por que não exibi-los mais bonitos nas sandálias durante o verão?

Os pés, nossas raízes

Muitos dizem que os pés são a parte mais importante do nosso corpo, nos sustentam e permitem o nosso deslocamento. Ademais, são fortes e resistentes;  no entanto, sofrem e muitas vezes são rachados, calejados ou ficam com bolhas.

Para além de pintar as unhas, combinando-as com o maiô, é fundamental que ter cuidado com os pés. Com certeza, pensará primeiro no cabelo, depois no rosto e, em terceiro lugar, nas mãos. Dessa forma, os pés ficarão, talvez, relegados ao quarto lugar.

Cuidado com os pés

Exibir pés esplêndidos exigirá uma rotina de cuidados e manutenção regular, isso também pode demandar um pouco de tempo.

No entanto, considere que trará bem estar geral, que será notado até nos gestos faciais.

Leia mais: 5 remédios naturais para tratar o pé de atleta

Dicas para cuidados com os pés

Para ter pés perfeitos, como os de uma modelo, sem calos ou calcanhares rachados, reserve um pouco de tempo toda cada semana, seguindo as seguintes dicas:

  • Semanalmente, faça um escalda-pés quente e com sal grosso por meia hora, ao assistir a TV ou ao pintar as unhas das mãos.
    Isso os deixará mais relaxados e descansados, principalmente em caso de imobilidade ou posição sentada prolongada no trabalho.
  • Quinzenalmente, realize um banho de água quente por alguns minutos e depois um de água fria para melhorar a circulação dos pés.
    Ademais, acrescente algumas gotas de limão para eliminar o mau cheiro.
  • Sempre que possível, use pedra-pomes, uma rocha vulcânica muito porosa e pouco densa, vital para o cuidado dos pés.
    Pode ser adquirida em qualquer loja de cosméticos ou supermercado. Logo após o banho quente, raspe suavemente as calosidades, principalmente nos calcanhares.
  • Todas as noites antes de dormir, massageie os pés suavemente com movimentos circulares usando hidratante ou óleo essencial. Isso relaxará e evitará calos.

Dica de cuidado com os pés

Mais dicas para o cuidado dos pés

  • Ande descalço, gire os tornozelos e ande na ponta dos pés pela casa para fortalecer os pés. Além disso, massageie e melhore a circulação da planta, parte inferior, rolando uma bola debaixo dos pés.
  • Seque bem os pés após o banho, inclusive os espaços entre os dedos para evitar fungos. Use talco se transpirar profusamente.
  • Use palmilhas acolchoadas, evitando o uso diário de sapatos muito apertados ou com saltos.
  • Corte as unhas retas para evitar que se encravem, se deformem ou enfraqueçam. Se for ao salão de beleza para fazer a sua manicure, assegure-se da boa qualidade e da ausência de oxidação dos itens usados, uma vez que podem causar infecções.
  • Caso goste de medicina alternativa, a reflexologia é uma opção. Essa estimula as defesas do corpo e ajuda a eliminar toxinas, pressionando os pontos estratégicos das plantas dos pés ligados ao sistema nervoso.

Saiba mais: Dicas para ter pés saudáveis

Cuidado com os pés: remédios naturais perfeitos

Além das dicas anteriores, os seguintes remédios farão maravilhas para exibir pés lindos o ano todo:

  • Esfolie os pés com creme especial. Basta acrescentar duas colheres de sopa de açúcar ao hidratante que costuma usar e massagear os calcanhares, removendo as células mortas por fricção.
  • As bananas são ótimas para o cuidado com os pés. Bata duas no liquidificador até formar uma pasta e aplique nos calcanhares após o banho. Deixe a pasta repousar por 10 minutos e enxague com água morna. Realize esse procedimento uma vez por semana.

Remédios naturais para cuidado com os pés

  • Óleo vegetal para cuidado com os pés: a sensação pode não ser prazerosa no início, mas o óleo é muito eficaz para pés secos ou rachados. Uma vez bem lavados e secados, introduza os pés em recipiente com óleo hidrogenado. Cubra-os depois com meias grossas durante a noite. As células mortas serão removidas. Faça isso até três vezes por semana.
  • Após lavar os pés, aplique a mistura de suco de limão e vaselina, um remédio maravilhoso para pés secos e rachados.
  • Misture dois punhados de sal com três colheres de sopa de óleo de abacate e duas gotas de óleo de hortelã-pimenta, massageie os pés por três minutos e, em seguida, mergulhe-os em água morna para remover completamente a pasta. Serve para eliminar calos e mau cheiro.

Imagens cortesia de Pacdog, Derek Gavey, Aussiegall, Tobias Lindman, Courtney Rhodes.

  • Carvalho, R. D. P., Carvalho, C. D. P., & Martins, D. A. (2010). Aplicação dos cuidados com os pés entre portadores de diabetes mellitus. Cogitare Enfermagem15(1).
  • Nunes, J. C., Marcelino, J., & Novotny, V. R. As principais causas das fissuras os pés. Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí–UNIVALI.