5 remédios naturais para tratar o pé de atleta

Embora esses remédios sejam muito eficazes no tratamento do pé de atleta, devemos ter muito cuidado para que a infecção não se espalhe para outras partes do corpo.

Saiba como tratar o pé de atleta, um problema de saúde muito comum, mas que constrange a todos que o têm. Os fungos geralmente encontram no pé o lugar perfeito para crescer, então pode ser difícil se livrar deles.

Existem muitos tratamentos que incluem produtos químicos, mas algumas pessoas preferem os remédios naturais. Estes são mais econômicos e muitas vezes mais eficazes. Neste artigo, mostraremos alguns deles.

O que é o pé de atleta?

É uma doença causada por um fungo na pele que geralmente se aloja entre os dedos dos pés. Isso ocorre porque, graças aos sapatos, cria-se um ambiente úmido e escuro que ajuda o fungo a crescer.

As áreas próximas a piscinas, chuveiros, banheiros ou vestiários armazenam esses fungos. Como são locais frequentados por atletas, eles costumam ter esse fungo em seus pés. Daí o nome da doença.

Pé de atleta

Como saber se você tem pé de atleta?

É fácil saber quando você tem pé de atleta. Geralmente a pele fica seca, apresenta descamação, coceira, e aparecem bolhas que racham a pele. Há também dor, inchaço e vermelhidão na área. 

  • O pé de atleta geralmente começa entre os dedos ou nas unhas, mas se não for tratado a tempo, pode se espalhar para as solas dos pés.
  • As axilas ou a virilha também podem contrair o problema se entrarem em contato com o fungo.
  • Como esse tipo de fungo sobrevive por longos períodos, existe o risco de infecção em outras áreas do corpo pelo contato com roupas ou outros objetos contaminados.

Quais remédios naturais podem ser usados ​​para tratar o pé de atleta?

Os remédios naturais são geralmente a opção mais econômica e eficaz no tratamento dos fungos, desde que sejam usados ​​a tempo.

Muitos dos itens que temos em nossa cozinha são muito úteis, não apenas para preparar comida, mas também para tratar doenças tópicas como essa. Alguns dos remédios que você pode aproveitar são:

Alho

As propriedades antibióticas e antifúngicas do alho fazem dele um perfeito aliado para combater o pé de atleta.

Alho e azeite

O que fazer?

  • Para usar suas propriedades, corte vários dentes de alho em pequenos pedaços e mergulhe-os em um recipiente com água.
  • Introduza os pés e deixe-os de molho por cerca de 20 minutos.
  • Depois, seque bem com uma toalha.

Outro método é criar uma pasta com alho esmagado e um pouco de azeite e aplicá-lo nas áreas afetadas.

Vinagre de maçã

O vinagre é muito eficaz porque, graças à sua acidez, altera o pH da pele. Isso é muito útil no combate ao fungo nos pés e em outras partes do corpo.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • 2 xícaras de vinagre (500 ml)

O que fazer?

  • Para preparar o remédio, um litro de água e meio litro de vinagre de maçã devem ser colocados em um recipiente grande.
  • Em seguida, os pés devem ficar de molho por 20 minutos, depois ser lavados com sabão neutro e água. Finalmente, você precisa secá-los bem.
  • É melhor repetir esse procedimento ao menos duas vezes ao dia. Para uma maior prevenção e melhores resultados, despeje essa mistura no banheiro. Desta forma, você evitará futuras infecções.

Folhas de orégano

orégano tem vários usos medicinais, e tem propriedades curativas graças aos seus ácidos ursólicos e oleanólicos que proporcionam alívio natural quando se está sofrendo com o pé de atleta.

Ingredientes

  • 5 xícaras de água quente (1250 ml)
  • 2 colheres de sopa de orégano (30 g)

O que fazer?

  • Para aproveitar os benefícios, você deve colocar água quente e orégano em um recipiente.
  • Quando esfriar, mergulhe os pés nessa mistura por 30 minutos. Repita o procedimento ao menos duas vezes por dia.

Aloe vera

Aloe vera para o pé de atleta

Não é um segredo que o aloe vera tem muitos benefícios para a saúde. Ele possui propriedades antifúngicas e antissépticas que, além de proteger a pele, aliviam a irritação e a coceira, ajudando a prevenir futuras infecções.

O que fazer?

Usar o aloe vera pode vir a ser o método mais simples, uma vez que apenas a polpa da planta deve ser usada. Esfregue suavemente sobre a área afetada ao menos duas vezes por dia.

Para um maior conforto e alívio, recomenda-se preparar várias porções da sua polpa e armazená-las em um recipiente dentro da geladeira.

Extrato de semente de toranja

A toranja ou pomelo tem propriedades antibacterianas e desinfetantes benéficas para o corpo. Seus efeitos são melhores se aplicados à pele, embora possam ser administrados por via oral.

O que fazer?

  • Para usá-la como um remédio, você deve aplicar cinco gotas do extrato na região infectada.
  • O procedimento deve ser repetido ao menos três vezes por dia, durante uma semana.
Recomendados para você