Urticária: como acalmá-la com remédios naturais

· 27 de abril de 2019
A urticária é uma das doenças mais comuns que existem. Aparece quando entramos em contato com um agente alergênico ou por exposição ao calor ou ao frio. Por isso, o ideal é que você saiba como acalmá-la com 3 remédios naturais.

A urticária é um frequente problema dermatológico que surge com manchas avermelhadas, inflamadas e pruriginosas. A coceira que produz faz com que procuremos remédios para acalmar essa moléstia de forma urgente.

O tratamento farmacológico da urticária costuma ser a aplicação de cremes com corticoides ou anti-histamínicos. Entretanto, o uso destes remédios é limitado e em muitos casos podemos acalmar a urticária empregando remédios naturais aproveitando as propriedades de algumas plantas.

A seguir, neste artigo, contamos para você com detalhes tudo sobre as possíveis causas da urticária e como acalmá-la.

O que é a urticária?

A coceira provocada pela urticária

A urticária é uma doença da pele que se caracteriza por lesões cutâneas devido ao contato com agentes alergênicos, e que dependendo da sua gravidade pode durar até mais de 6 semanas.

A urticária constitui um grupo heterogêneo de enfermidades e se apresenta como uma lesão elementar comum: as pápulas. Uma pápula consiste em uma área edematosa central, de tamanho variável, rodeada quase sempre por uma zona avermelhada periférica, os vergões, e se caracteriza por aparecer de forma rápida.

Quais são as causas

  • A primeira é uma reação alérgica a algum alimento, medicamento como a penicilina ou compostos como o nitrato e nitrito de sódio que, entre outros alimentos, encontra-se nos embutidos e carnes enlatadas.
  • A segunda causa é provocada pelo frio, pelo calor, pela sudorese, pelo contato da roupa com a pele ou pelo exercício físico. Apesar de que também pode ocorrer devido a infecções virais.
  • Em muitos casos, a urticária surge de forma desconhecida ou sem causa aparente. O estresse ou determinados hábitos podem desencadear o problema.

Tratamento da urticária

Existem grande variedade de remédios da medicina convencional para tratar este tipo de lesões na pele, desde pomadas e géis até comprimidos com componentes específicos, como corticosteroides ou anti-histamínicos.

Entretanto, muitas vezes nosso organismo gera defesas e nos imuniza contra os componentes dos medicamentos que tomamos para controlar a urticária e, assim, minimizam os seus efeitos.

Então, os remédios naturais, apesar de que demoram um pouco mais em fazer efeito, devem considerar-se porque não são invasivos e não ocasionam efeitos colaterais. Logicamente, se o problema da urticária for grave e prolongado, você deve procurar o médico e talvez, complementar o tratamento com estas técnicas. Então, tome nota!

Não deixe de ler: Teste de sensibilidade: quando é usado e com quais medicamentos

Como acalmar a urticária com remédios de origem natural

Vitamina C para problemas de pele

Alguns especialistas recomendam o consumo de vitamina C para controlar e evitar as úlceras que aparecem nas enfermidades como a urticária. Isso se deve aos altos níveis de histamina em sua composição.

A laranja é uma das frutas com maior conteúdo deste tipo de vitamina que você pode conseguir. Prepare um suco concentrado e tome-o pela manhã e pela tarde. Você somente terá que cortar as laranjas (pelo menos duas grandes) pela metade. Retire as sementes e esprema todo o seu suco.

Mas, além dos cítricos, existem outras frutas que aportam altas quantidades de vitamina C, como o morango, a goiaba, o mamão e o kiwi.

Isso também pode interessar você: Creme de vitamina C: antioxidante e regenerador cutâneo

2. Banho com chá de manjericão

O manjericão é uma das especiarias mais utilizadas na nossa cozinha. Entretanto, a medicina oriental não tradicional, garante que os banhos com chá de manjericão é um excelente antídoto para a urticária.

Por quê? Isso porque ajuda a que as úlceras desapareçam em muito pouco tempo, além de brindar uma sensação de frescor na pele. Para este remédio precisaremos:

  • 4 colheres bem cheias de folhas de manjericão e 1 em pó
  • 1 garrafa de água (preferivelmente de 1 litro)

Preparação

  1. Primeiramente coloque na água uma colher do manjericão em pó.
  2. Tampe e agite bastante para que se dissolva.
  3. Coloque essa preparação em uma panela a fogo médio. Quando começar a ferver, acrescente as folhas de manjericão.
  4. Mexa muito bem para que as folhas liberem todos os seus componentes.
  5. Logo depois, retire do fogo e deixe esfriar.
  6. Tome um banho com o chá de manjericão e ponha especial atenção às regiões afetadas.

3. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã para acalmar a urticária

O vinagre de maçã é um tempero que normalmente utilizamos nas nossas saladas. Mas, se você não sabia, ele também contém propriedades anti-histamínicas. Elas diminuem a vermelhidão da pele, a coceira e o ardor.

Para acalmar a urticária você só vai precisar aplicar uma compressa utilizando um pano limpo e molhando-o com o vinagre de maçã. Depois disso, coloque o pano na zona afetada e deixe que atue por aproximadamente 15 minutos. Se a região for muito extensa e estiver muito irritada, o melhor será que você aplique o vinagre diretamente sobre a pele.

Você já utilizou alguma das receitas mencionadas? Sendo assim, conte para gente como foi sua experiência.

E não deixe de ler os próximos artigos porque temos mais dicas para a sua saúde e bem-estar.