Tratamentos naturais para reparar o cabelo

· 15 de janeiro de 2019
Além de aplicar estas máscaras para revitalizar o cabelo, é muito importante nutri-lo de dentro para fora através de uma alimentação saudável. Também não é bom abusar das tinturas, secadores e chapinhas.

Quando o cabelo está profundamente danificado é possível identificar sintomas tais como ressecamento, fragilidade, opacidade e, pior ainda, pontas abertas e quebradiças. Muitas podem ser as causas dessa deterioração, desde o uso excessivo de secadores e pranchas, até a má hidratação ou longas horas de exposição ao sol.

No geral, o cabelo danificado torna-se opaco e sem vida, e mesmo que seja difícil reparar um cabelo maltratado, não é impossível fazê-lo.

Às vezes, quando utilizados os tratamentos adequados, o cabelo recupera a força, a vitalidade e principalmente o brilho. A seguir, apresentaremos alguns tratamentos para recuperar o cabelo. Aproveite!

Máscara de babosa e cerveja para reparar o cabelo

Caso seu cabelo esteja desidratado, gorduroso, sem brilho e muito danificado, esse remédio natural ajudará muito a restabelecê-lo.

Ingredientes

  • Meio copo de cerveja
  • Duas folhas de babosa
  • Azeite de oliva

Preparo

  • Simplesmente, misture a polpa da babosa com meio copo de cerveja e uma colher de sopa de azeite de oliva.
  • Assim que obtiver uma pasta uniforme, aplique-a no cabelo, pegando desde a raiz até as pontas e fazendo massagens no couro cabeludo.
  • Por fim, deixe que o produto atue por pelo menos trinta minutos no cabelo.

Máscara de abacate

tratamento natural para reparar o cabelo

Esse grande remédio caseiro é ideal para mulheres que sofrem com o efeito frizz no cabelo, pontas abertas e quebradiças.

Em suma, as diversas vitaminas do abacate o transformam no ingrediente natural excelente para nutrir e reparar o cabelo danificado.

Ingredientes

  • Banana madura
  • Óleo de gérmen de trigo
  • Abacate
  • Preparo

Preparo e uso

  • Primeiramente, amasse a polpa do abacate junto com a banana.
  • Em seguida, adicione uma colher de sopa de gérmen de trigo.
  • Assim que a mistura estiver pronta, aplique no cabelo, deixando que umedeça por uma hora.

Máscara à base de maionese

Essa máscara é perfeita para recuperar o brilho, fortalecer, e devolver a umidade natural do cabelo. Para utilizá-la basta aplicar maionese em todo o cabelo quando estiver úmido e deixar que atue por trinta minutos. Por fim, enxágue com água morna e lave como de costume.

Óleo de amêndoas

máscara para reparar o cabelo

Por seus potentes hidratantes naturais, é muito eficaz para reparar o cabelo danificado, fortalecendo-o, ajudando a combater o ressecamento, prevenindo sua queda e o nutrindo da raiz as pontas.

Para utilizá-lo, basta aplicar diretamente no cabelo ou misturá-lo antes com um pouco de mel.

Enxágue capilar com vinagre de maçã

Essa é uma ótima opção para reparar o cabelo, já que o vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH, confere brilho e ajuda na eliminação da caspa. Basta diluir o vinagre em água e aplicá-lo em todo o cabelo.

Saiba mais: Segredos de beleza com vinagre de maçã

Manteiga de cacau

Graças às suas altas propriedades de hidratação, é ideal utilizá-la no cabelo quando os fios estão danificados. Nesse sentido, basta esquentar ½ xícara de manteiga de cacau no micro-ondas e depois untá-la no cabelo aplicando bastante nas pontas.

Em seguida, deixe atuar por dez minutos. Por fim, basta enxaguar e lavar com o shampoo de sua preferência.

O óleo de argan

É um excelente remédio natural para os cabelos maltratados, e dará resultados incríveis. Por ser um poderoso hidratante, consegue reparar o cabelo de forma rápida. Adicione-o a seus produtos ou aplique-o diretamente no cabelo.

Shampoo de alecrim para o cabelo

Shampoo de Alecrim para o cabelo

O alecrim é ideal para o cabelo sem vida, ajudando a combater sua queda. Para utilizá-lo basta misturar 20 ml de shampoo neutro com 5 gotas do óleo de alecrim e uma gema de ovo, em seguida, bater até obter uma pasta cremosa.

É recomendável preparar o produto cada vez que for utilizá-lo, ou seja, nunca preparar e armazenar.

Leia mais: Benefícios do alecrim para o cabelo

Lembre-se

Esses são alguns dos tratamentos mais efetivos para restaurar ou recuperar o cabelo. Além disso, é possível implementar massagens naturais que darão vida e brilho ao cabelo, além de fluidez e componentes essenciais para a saúde.

Lembre-se que manter um cabelo saudável, brilhante, sedoso e sem caspa não é uma tarefa fácil, para isso é necessário ter esses cuidados e se alimentar de forma saudável, principalmente, incluindo na dieta alimentos ricos em vitaminas A e B, cálcio, sílica, ferro, proteínas e ácidos graxos.

  • Hermes, V. C., Machado, L. E. M., Benitez, L. B., Silva, F. K. B. D., Muller, C. R., & Silva, C. D. M. D. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS UTILIZANDO ÓLEO DE ABACATE. Seminário de Iniciação Científica, 67.
  • França, E. L. B., & Silva, D. P. D. (2016). Utilização do argan no setor de cosméticos: uma prospecção tecnológica. Anais do VIII SIMPROD.
  • Delsin, S. D., & Campos, P. M. (2015). Hair care formulations containing argan oil: development, stability and texture profile.
  • Eshun, K., & He, Q. (2004). Aloe vera: a valuable ingredient for the food, pharmaceutical and cosmetic industries—a review. Critical reviews in food science and nutrition44(2), 91-96.