As melhores dicas para evitar o brilho no rosto

Se você tiver a pele oleosa e estiver cansada de ter um brilho excessivo no rosto, certamente está falhando em sua limpeza ou maquiagem. Nós diremos o que você poderá fazer na sua rotina diária para evitar isso.
As melhores dicas para evitar o brilho no rosto

Última atualização: 31 Janeiro, 2021

Nem sempre é fácil evitar o brilho no rosto, principalmente quando o tipo de pele tem tendência a produzir mais oleosidade, independentemente de estar calor ou de estar realizando exercícios ou não. Portanto, é preciso aprender a conhecer o tipo de pele, suas necessidades e as melhores formas de cuidar bem dela no dia a dia.

Para isso, além de seguir as orientações do dermatologista, você pode aplicar as dicas que comentaremos abaixo.

É comum ter excesso de brilho no rosto?

O excesso de brilho no rosto é um problema muito comum. Na verdade, muitas pessoas consideram que é normal ter esse brilho em algum momento da vida e em algumas áreas específicas do rosto, como na famosa zona T.

A pele oleosa e com tendência a acne é a que tem maior probabilidade de sofrer com o excesso de brilho do rosto. No entanto, elas não são as únicos. Existem outros tipos de pele que podem ser excessivamente brilhantes.

Dicas para evitar o brilho no rosto

Se você quiser manter uma pele impecável e invejável, não hesite em colocar em prática as dicas a seguir para evitar aquele excesso irritante de brilho no rosto. 

Limpeza e higiene diária

É muito importante que você mantenha uma boa higiene do rosto com produtos adequados. Esse é o primeiro passo e a chave para o sucesso. Nesse sentido, para saber qual é o seu tipo de pele e o que é melhor para ela, é melhor consultar o seu dermatologista.

Você pode precisar usar um sabonete neutro todos os dias e que não seja perfumado.

Depois de lavar o rosto, você pode aplicar um tônico facial para proporcionar uma hidratação extra à pele e prepará-la para aplicar um hidratante adequado.

Esfoliar o rosto

Nem toda pele precisa ser esfoliada com a mesma frequência. Portanto, você deve perguntar ao seu dermatologista qual a frequência que sua pele necessita. Se você não fizer isso e esfoliar semanalmente, pode danificar sua pele e expô-la a problemas maiores do que excesso de brilho ou impurezas.

Depois de saber a frequência mais adequada para você, é bom que você se informe sobre qual seria o melhor esfoliante para limpar a pele em profundidade. 

Você também pode ler: Máscara de iogurte e mel: conheça seus benefícios para a pele e o cabelo

 

Maquiagem livre de óleo

Não é recomendável tentar diminuir o brilho usando maquiagem, pois isso só obstrui os poros e dá origem ao aparecimento de impurezas. Não ajudará a remover o brilho, mas o promoverá ainda mais.

Se quiser usar maquiagem, o melhor é procurar produtos de acordo com seu tipo de pele e de preferência, que não tenham uma base oleosa, porque com eles sua pele ficará muito mais brilhante.

Outras dicas que você pode ter em mente:

  • Tente escolher as opções fosca ou em pó, que realmente aderem à pele e absorvem as gotículas de óleo.
  • Aplique a maquiagem com o auxílio de uma esponja ou pincel. Ao fazer isso com a ponta dos dedos, sua pele ficará mais oleosa.

Termine com papel absorvente

Depois de terminar de se maquiar, aconselhamos usar um pedaço de papel absorvente ou papel de arroz para aplicar alguns toques suaves no rosto para tirar o excesso do produto e o brilho do rosto.

Concentre-se na zona T, ou seja, testa, nariz e queixo; o triângulo onde a gordura é mais frequentemente acumulada.

Você também pode ler: Removedores de maquiagem caseiros para a pele seca, oleosa e sensível

Últimas dicas

É muito importante levar em conta estas dicas, para que a sua limpeza e higiene diária sejam mais eficientes. Além disso, elas também são muito fáceis de seguir.

  • É fundamental que você mantenha sempre uma hidratação adequada para que sua pele possa desempenhar suas funções. Para conseguir isso, tente beber mais de 4-6 copos por dia
  • Proteja sua pele do sol. Não é só nos meses de verão que você deve usar protetor solar, mas deve fazê-lo ao longo do ano.
  • Não negligencie a hidratação tópica da sua pele. Para fazer isso, aplique regularmente hidratantes compatíveis com seu tipo de pele.
  • Tenha sempre um lenço de papel limpo ou kit de papel de arroz à mão para remover o excesso de brilho (quando você não tiver acesso a uma pia com água e sabão). Não hesite em fazer um retoque sempre que julgar necessário, assim garantirá que está bem e confortável.

Consulte seu dermatologista sobre como controlar o brilho do rosto

Como você pode ver, é muito fácil controlar o brilho do rosto com bons hábitos e uma boa rotina de cuidados e limpeza da pele. O segredo é conhecer muito bem o seu tipo de pele e as suas respectivas necessidades.

De vez em quando, você pode recorrer a alguns tratamentos caseiros para complementar as indicações do dermatologista. Por exemplo, você pode preparar uma máscara com amido de milho e água; uma vez removido do rosto, aplique um pouco de água de rosas. Isso ajudará a secar a pele e a mantê-la desinfetada.

Sempre tenha produtos de qualidade em mãos. A pele do rosto é muito sensível e qualquer alteração pode deixar marcas ou manchas. Siga essas dicas e compartilhe com a gente se você conhecer algum truque diferente que valha a pena ser comentado.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tônicos faciais caseiros naturais para uma pele limpa e luminosa

Ao escolher tônicos faciais caseiros devemos levar em consideração o tipo de pele para não sofrermos com reações adversas após a aplicação.



  • Evaluate before you exfoliate. (2015).
    aad.org/media/news-releases/evaluate-before-you-exfoliate
  • How to safely exfoliate at home. (n.d.).
    aad.org/public/skin-hair-nails/skin-care/exfoliation
  • Abels C, et al. (2011). A 10% glycolic acid containing oil‐in‐water emulsion improves mild acne: a randomized double‐blind placebo‐controlled trial.
    10.1111/j.1473-2165.2011.00572.x