Torta do pastor: uma receita deliciosa

Neste artigo te ensinaremos a preparar em casa uma requintada torta do pastor. Não perca!
Torta do pastor: uma receita deliciosa

Última atualização: 17 janeiro, 2022

A torta do pastor é um prato com alta densidade energética e nutricional que pode ser incluída na dieta alimentar para evitar déficits que condicionam a saúde. Essa é uma preparação feita a partir de ingredientes frescos, que pode ser preparada em casa de forma simples. Na verdade você descobrirá que essa é uma receita que não demora muito para ficar pronta e com a qual poderá desfrutar ao máximo.

Lembre-se de que a variedade é um dos pilares essenciais de uma dieta saudável. Obviamente é conveniente priorizar a presença de alimentos frescos em detrimento dos ultraprocessados. Estes últimos concentram em sua composição uma grande quantidade de aditivos e outros compostos com capacidade oxidativa e inflamatória que prejudicam o funcionamento normal do nosso organismo.

Ingredientes da torta do pastor

Torta do pastor: uma receita deliciosa
A torta do pastor é um prato nutritivo e fácil de preparar em casa.

Se você quiser preparar uma deliciosa torta do pastor, precisará dos seguintes ingredientes:

  • Purê de batatas.
  • 400 gramas de carne picada ou carne de soja (para uma versão vegetariana).
  • 1 cebola.
  • 2 cenouras.
  • 100 gramas de champignons.
  • 1/4 de um quilo de tomate amassado.
  • Algumas folhas de manjericão.
  • Orégano seco.
  • Queijo ralado.
  • Azeite virgem extra.
  • Sal.
  • Pimenta.

Passo a passo

  1. Descasque e pique a cebola o mais finamente possível.
  2. Faça o mesmo com as cenouras e os champignons, após ter lavado bem esses dois ingredientes.
  3. Em uma frigideira refogue a cebola com azeite de oliva extra virgem por 8 minutos, até que ela fique transparente.
  4. Neste ponto, adicione a carne e cozinhe até que ela mude de cor.
  5. Adicione a cenoura e o tomate à frigideira.
  6. Lave e pique o manjericão enquanto os ingredientes continuam a cozinhar na frigideira e acrescente os champignons quando a água do tomate tiver evaporado.
  7. Depois de 5 minutos, tempere e polvilhe as ervas.
  8. Deixe cozinhar com a panela tampada e em fogo médio por mais 15 minutos.
  9. Depois de algum tempo, coloque a preparação de carne em uma travessa de vidro própria para forno.
  10. Prepare um purê de batata seguindo as instruções do fabricante ou da forma tradicional e cubra totalmente a carne com o auxílio da parte de trás de uma colher.
  11. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno com o grill até que a superfície fique dourada.

Benefícios da torta do pastor

A inclusão regular da torta do pastor na dieta gera uma série de benefícios à saúde. No entanto, ela precisa ser incluída no contexto de uma dieta variada e equilibrada para realmente apresentar um efeito positivo. Caso contrário, pode haver um déficit de micronutrientes essenciais que causaria um mau funcionamento do organismo.

Melhora a saúde muscular

A torta do pastor contém uma grande quantidade de proteínas de alto valor biológico. Elas têm todos os aminoácidos essenciais e uma boa condição de digestibilidade. Por isso são excelentes para atender às necessidades diárias desses nutrientes, que são estimadas em pelo menos 0,8 grama de proteína por quilo de peso corporal por dia em pessoas sedentárias.

Deve-se notar que uma ingestão ideal de proteínas, juntamente com a prática regular de exercícios de resistência provou ser uma das melhores maneiras de prevenir a sarcopenia. Esta patologia típica dos idosos provoca um catabolismo da massa muscular associada a uma perda significativa de força, o que afeta negativamente a funcionalidade da pessoa e o estado de saúde dela.

Torta do pastor: uma receita deliciosa
A torta de pastor fornece proteínas de alto valor biológico, além de energia.

Fornece energia de qualidade

Os tubérculos são uma fonte de carboidratos de cadeia longa. Esses elementos são o substrato energético preferido para atividades físicas de alta intensidade, como exercícios de força e potência. Dessa forma garante-se que os estoques de glicogênio estejam cheios antes do exercício, o que é decisivo para retardar o aparecimento da fadiga.

Por outro lado é importante destacar que os açúcares complexos também são necessários para iniciar processos de recuperação após a prática esportiva. No entanto, para obter o melhor efeito no nível de ressíntese de glicogênio recomenda-se que eles sejam combinados com proteínas de alto valor biológico, de acordo com um estudo publicado na revista Nutrients. Felizmente, a torta do pastor fornece esses dois nutrientes.

Pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de patologias complexas

Além dos macronutrientes citados, essa receita contém uma quantidade significativa de fitoquímicos com capacidade antioxidante, como o licopeno presente no tomate. Esse elemento pode ajudar a reduzir o risco cardiovascular, desde que seja introduzido no contexto de uma alimentação balanceada, conforme afirma uma pesquisa publicada na revista Atherosclerosis.

Por outro lado, esse flavonoide também pode contribuir para a redução na incidência de vários tipos de câncer, pois neutraliza a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do organismo. Por este motivo, recomenda-se a presença regular de tomate e muitos outros vegetais na dieta alimentar.

Gera saciedade

Essa é uma receita energética, mas também com um grande poder de ativar os mecanismos de saciedade. Isso se deve ao conteúdo de proteínas, carboidratos de cadeia longa e fibras. Todos esses elementos retardam o esvaziamento gástrico e ajudam a modular os níveis de glicose no sangue, o que impede o apetite e a ansiedade para comer.

Prepare uma torta do pastor em casa de maneira simples

Como você pode ver, não é difícil preparar em casa uma deliciosa torta do pastor. Essa receita que pode fornecer uma grande quantidade de nutrientes, por isso a presença dela na dieta é recomendada. Obviamente será necessário controlar as porções para não quebrar o balanço energético ao longo do dia, o que pode gerar um ganho de peso gordo.

Por fim, lembre-se que é fundamental aliar uma série de bons hábitos de vida quando o objetivo é manter um correto estado de saúde ao longo dos anos. É importante praticar exercícios físicos no dia a dia, enfatizando as atividades de força muscular. Ter no mínimo 7 a 8 horas de sono de qualidade todas as noites também pode fazer a diferença, ajudando a reduzir os níveis de inflamação.

This might interest you...
Torta de alho-poró: receita passo a passo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Torta de alho-poró: receita passo a passo

Vamos ensinar você a preparar uma receita de torta de alho-poró. Este é um prato fácil de fazer e cheio de antioxidantes e nutrientes.



  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253
  • Cheng, H. M., Koutsidis, G., Lodge, J. K., Ashor, A., Siervo, M., & Lara, J. (2017). Tomato and lycopene supplementation and cardiovascular risk factors: A systematic review and meta-analysis. Atherosclerosis257, 100–108. https://doi.org/10.1016/j.atherosclerosis.2017.01.009