4 tipos de cama para ter o quarto ideal

Qual é o seu tipo de cama preferido? Existem diversas variedades; basta olhar para o que você precisa e decorar seu quarto de acordo com a que escolher.
4 tipos de cama para ter o quarto ideal

Última atualização: 13 Julho, 2021

As camas são móveis usados ​​para dormir. Todos nós temos uma, seja de casal ou de solteiro. Independentemente dos tipos de cama, precisamos delas para o descanso e outras atividades.

O ideal por estilo, decoração, necessidade e espaço é que você escolha a certa para você. No entanto, há tanta variedade que você pode ficar confuso. Isso complica a decisão. Para facilitar a escolha, oferecemos várias opções dependendo das características que você está procurando.

1. Tipos de cama de acordo com as dimensões

Nesta classificação, existem apenas 3 tipos de cama. Devemos levar em consideração o espaço que temos disponível para podermos escolher adequadamente:

  • Cama de casal de 135-140 centímetros por 200 centímetros.
  • Queen size de 160 centímetros por 200 centímetros.
  • King size de 190 centímetros por 200 centímetros. Esta é a maior dimensão.
Decoração do quarto
As dimensões das camas variam de acordo com parâmetros comerciais, mas a decisão depende do espaço disponível.

2. De acordo com a estrutura

De acordo com a estrutura, temos a compacta, com gavetas e com estrutura leve. Descrevemos cada uma a seguir.

Compacta

As camas compactas são as que mais aproveitam o espaço. Estas, por sua vez, são divididas em vários subtipos:

  • Ocultas: os pés não ficam visíveis. Escondem-se em uma estrutura sólida conhecida como box spring, que é onde apoiamos o colchão.
  • Beliches: são camas que aproveitam bem o espaço ​​porque ficam uma em cima da outra.
  • Cama de embutir: essas camas geralmente ficam em um armário. Podemos integrá-las em qualquer cômodo.
  • Cama modular: cama principal com uma auxiliar corrediça embaixo. Por ser retrátil, é ideal ​​para economizar espaço.
  • Altura média: é uma estrutura inovadora. Fica em uma altura média, rodeada por 2 ou 3 degraus. Por baixo da cama, normalmente existe um espaço que podemos utilizar para colocar uma escrivaninha ou armário.

Com gavetas

Nesse caso, elas possuem um sistema de armazenamento ao redor da sua estrutura. Não fica um espaço entre o colchão e os móveis. Em vez disso, ele é usado como gaveta.

Estrutura leve

Os subtipos desta variedade são os seguintes:

  • Com pés: é o estilo mais clássico e simples.
  • Flutuantes: são ancoradas à parede com a cabeceira da cama, ou uma pequena estrutura é colocada por baixo para dar a impressão de que está flutuando.

3. Cama com dossel

Esta é uma estrutura histórica. As camas de dossel têm quatro pilares que se elevam sobre os cantos e se unem com barras laterais.

As cortinas ou tecidos que servem de forro e cobertura são os dosséis. Antigamente, eram as camas dos nobres, que serviam para se aquecer e se proteger dos insetos.

Para ter este tipo de cama deve-se considerar um cômodo amplo, um teto alto e a harmonia com os demais móveis. Elas podem ser feitas de vários materiais, como madeira ou ferro. Basta escolher de acordo com o seu gosto.

4. Cama ao nível do solo

Sim, essas camas existem. São só um colchão, o lençol, os travesseiros e o cobertor. No entanto, para escolhê-la, você deve levar em consideração o quão complexo pode ser para o corpo na hora de se levantar e o que seus ossos podem sentir.

Este estilo de cama pode funcionar para os mais jovens. Não é uma boa ideia para quem tem dores lombares.

Tipos de cama com gavetas
As camas com gavetas permitem que você aproveite o espaço para armazenar roupas ou brinquedos.

Importância dos tipos de cama na decoração do quarto

A cama é mais do que um elemento de descanso. Na verdade, é a razão de ser de um quarto. A estrutura com o companheiro inseparável que é o colchão é o que lhe dá o nome de quarto.

Além disso, o tamanho, a cor e o material dos outros móveis do quarto giram em torno da cama. Poderíamos dizer que é a estrela entre nossas quatro paredes. A decoração do quarto deve ser relaxante e confortável.

Além de ser a peça central da decoração, o colchão é quem vai garantir o máximo descanso. ASOCAMA garante que um colchão novo pode reduzir a dor nas costas em 63%.

Lembre-se também de que, como tudo, os colchões se desgastam. Portanto, devemos trocá-los a cada 8 ou 10 anos para evitar que seus componentes prejudiquem a saúde e o descanso. Segundo Álvarez, 7% dos problemas de sono são decorrentes de colchões desconfortáveis.

Assim, além de ser uma importante peça de decoração e que dá vida ao quarto, a cama é o seu suporte para descansar e passar uma noite agradável.

Pode interessar a você...
Como mobiliar um quarto infantil
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como mobiliar um quarto infantil

O quarto das crianças vive bagunçado? Existem alguns truques na hora de decorar um quarto infantil que nos ajudarão a mantê-lo sempre arrumadinho.



  • ASOCAMA. Un estudio confirma la importancia de utilizar un colchón nuevo. 5 de noviembre de 2008 [Consultado 20/02/2021]. Disponible http://www.asocama.es/pdf/NPinformeEBIAKlahoma.pdf
  • Álvarez A. Importancia del entorno ambiental. Rev Neurol 2016; 63 (Supl 2): S1-S27