Os testes de gravidez caseiros funcionam?

Existem dois tipos de testes de gravidez com o aval da ciência, mas o mais popular é o teste caseiro. Descubra se ele é confiável.
Os testes de gravidez caseiros funcionam?

Última atualização: 31 Maio, 2021

Um teste de gravidez funciona por meio da detecção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), que o corpo produz quando um óvulo fertilizado se fixa à parede do útero no início da gravidez. Idealmente, os testes de gravidez caseiros são feitos com a primeira urina do dia. No entanto, geralmente se recomenda um exame de sangue para confirmar a existência da gestação.

Os exames de sangue são feitos em um consultório médico e detectam pequenas quantidades do hormônio. Por isso, eles conseguem dizer rapidamente se você está grávida ou não. Em geral, as mulheres procuram a consulta depois de terem feito um teste em casa.

Esses testes caseiros são os mais populares e fáceis de fazer. Geralmente são baratos, podem ser encontrados em qualquer farmácia e são autoadministráveis. No entanto, será que eles são confiáveis?

Primeiros sintomas de gravidez

Sintomas iniciais da gravidez
Um dos sintomas mais famosos da gravidez é a náusea.

Uma mulher faz um teste de gravidez quando suspeita da sua existência. Para isso, ela deve sentir alguns dos primeiros sintomas que vão além do clássico atraso da menstruação, seja por alguns dias ou por um ou mais meses consecutivos.

Na verdade, de acordo com o Instituto Nacional de Salud da Espanha, a ausência de menstruação pode ser causada por outras variáveis, tais como diabetes, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios alimentares e até mesmo pelo uso de pílulas anticoncepcionais. Então, quais são os primeiros sintomas de gravidez?

Náuseas e/ou vômito

Esses sintomas tradicionais podem começar a qualquer momento entre a 2ª e a 8ª semana de gestação. Isso ocorre por causa dos efeitos da gonadotrofina coriônica humana (HCG), embora nem sempre aconteça e algumas mulheres tenham gestações sem vômitos.

De acordo com uma pesquisa sobre os sintomas de gravidez feita pela Associação Americana de Gravidez, 25% das gestantes indicaram que a náusea foi o primeiro sinal de gravidez que notaram.

Sangramento leve

O sangramento leve é conhecido como sangramento de implantação. Ocorre quando o embrião se implanta no útero de 6 a 12 dias depois da concepção. Algumas mulheres apresentam sangramento e cólicas, embora apenas 3% das mulheres entrevistadas tenham identificado o sangramento de implantação como o seu primeiro sintoma.

Testes de gravidez caseiros: faça um se tiver alterações nos seios

O aumento dos hormônios e a mudança na estrutura das mamas causam sensibilidade nos mamilos e nos seios em geral a partir de três ou quatro semanas após a concepção. Cerca de 17% das entrevistadas disseram que este foi o primeiro sintoma.

Micção frequente

Mulher com sintomas da gestação
A vontade frequente de urinar pode indicar uma gravidez.

A vontade de urinar é comum durante a gravidez. O HCG aumenta o fluxo sanguíneo para a região pélvica e também a vontade de urinar. Geralmente, isso ocorre entre a 6ª e a 8ª semana.

Fadiga ou cansaço

Por causa do aumento dos níveis de progesterona e do esforço do corpo para sustentar a gravidez, as mulheres relatam que se sentiram cansadas no início da gravidez. É algo que desaparece no segundo trimestre e que pode retornar perto do parto.

Dores de cabeça

As dores de cabeça são comuns durante o primeiro trimestre da gravidez. Suas principais causas são os hormônios, o estresse e a tensão no corpo por carregar peso extra.

Testes de gravidez caseiros

Em qualquer farmácia, você pode adquirir um teste de gravidez para fazer em casa. Esses exames de urina incluem uma tira reativa ou um recipiente para coleta; tudo depende da marca. Geralmente, é preciso seguir algumas etapas:

  • Colocar a tira sob o jato de urina durante 5-10 segundos. Caso haja um recipiente para coleta, urine dentro dele e insira a tira reativa no recipiente por 5 a 10 segundos. Após este tempo, será mostrado o resultado da reação entre o reagente da tira e o HCG; tudo depende de cada kit.
  • A tira reativa pode ter uma janela com um sinal de mais ou de menos, uma linha única ou dupla, ou outros sinais que indicarão se você está grávida ou não. Haverá instruções sobre como lê-lo.

Existem casos de falsos positivos; ou seja, o teste indica que você está grávida, embora isso não seja verdade. Isso pode acontecer se você tiver perdido o bebê logo após o óvulo fertilizado aderir ao revestimento do útero, ou se você fizer um teste de gravidez logo após um tratamento de fertilidade.

Também pode haver resultados equivocados por causa de uma gravidez ectópica, menopausa ou problemas ovarianos.

Apesar do exposto, se os resultados indicarem que você está grávida, marque uma consulta com o seu médico para confirmar a gestação com um exame de sangue ou, se não for o caso, para verificar o que está acontecendo com o seu corpo.

Caso você não tenha acesso a nenhum desses testes cuja veracidade seja comprovada cientificamente, existem vários testes que, de acordo com anedotas da cultura popular, funcionam quando a Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) reage com os compostos. Porém, não há nenhuma evidência científica a esse respeito.

Testes de gravidez caseiros
Embora existam falsos positivos, os testes de gravidez de farmácia são considerados muito confiáveis.

Xampu, um dos testes de gravidez caseiros populares

Colete a urina em um recipiente de plástico e, em outro, misture shampoo e água. Será criada uma mistura de sabão que você deve adicionar à urina e monitorar.

Se formar espuma, o resultado seria positivo. As pessoas afirmam que esse teste funciona porque o HCG reagiria com o xampu e o faria borbulhar, mas a ciência ainda não demonstrou nada disso.

Açúcar

Para usá-lo, coloque uma colher de sopa de açúcar em um recipiente de plástico e adicione também uma colher de sopa de urina. Se o açúcar formar grumos, o resultado seria positivo; caso contrário, se ele se dissolver rapidamente, seria negativo. Dizem que este teste funciona porque o hormônio da gravidez não permite que o açúcar se dissolva, mas não há evidências que confirmem esta crença.

Pasta de dente

Para usar a técnica da pasta de dente, coloque a pasta em um recipiente e então urine. A pasta deve ser branca porque a ideia é ver se ela fica azul. Caso isso ocorra, o resultado seria positivo. A cultura popular diz que este teste funciona porque o creme dental muda de cor quando entra em contato com o HCG.

O resultado dos testes de gravidez caseiros é confiável?

Mulher grávida segurando foto do ultrassom
Se o teste de gravidez caseiro der positivo, marque uma consulta com o seu ginecologista para confirmar a gravidez.

Claro que sim. Em geral, os resultados dos testes de gravidez caseiros comprados em farmácia são confiáveis. Apenas em certas situações, como as mencionadas acima, aparecem falsos positivos.

Por outro lado, os últimos testes explicados são suposições. A ciência respalda apenas a eficácia dos testes de gravidez caseiros comprados em farmácia e dos exames de sangue. Se você tiver algum dos primeiros sintomas de gravidez, o mais aconselhável é fazer um teste para tirar a dúvida e, certamente, consultar o seu médico de confiança.

Pode interessar a você...
5 mudanças durante a gravidez que você não conhecia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 mudanças durante a gravidez que você não conhecia

Mesmo que o seu médico faça todos os testes pré-natais para garantir que o bebê esteja em perfeitas condições, as mulheres grávidas sempre têm dúvidas.