Limão congelado: uma terapia boa para a saúde

· 27 de julho de 2015
Já falamos aqui, e com muita frequência, dos grandes benefícios da água morna com limão pelas manhãs, mas será que você já conhece os benefícios medicinais do limão congelado? Trata-se de uma técnica muito popular por meio da qual é possível aproveitar ao máximo todas as propriedades que essa fruta tão saudável pode nos oferecer.

O principal segredo da terapia com limão congelado é poder aproveitar, do modo mais simples e delicioso possível, a parte do limão que pode fazer muito por nossa saúde: a casca.

Quer saber como? Explicaremos a seguir.

Por que o tratamento com limão congelado é tão benéfico?

Em primeiro lugar, iremos explicar tudo sobre a “terapia” com limão congelado. Muitas pessoas doentes de câncer costumam utilizar este remédio como “complemento” das suas sessões de quimioterapia.

A razão disso se baseia em seu poder antioxidante, que serve para combater as células malignas, e em sua capacidade de proteger as defesas naturais dos pacientes oncológicos.

Assim, é significativa porque, como já sabemos, esses pacientes são submetidos a um dos tratamentos mais agressivos que ataca gravemente o sistema imunológico. Dessa forma, é um tratamento muito adequado nesses casos.

Contudo, não podemos falar desta terapia como um remédio anticâncer 100% eficaz, pois, como dissemos, trata-se de um tratamento complementar que pode ajudar nesses casos a prevenir tumores e a compensar os efeitos da quimioterapia.

Além disso, o poder anticancerígeno do limão congelado não é sua única virtude. Saiba mais a seguir!

1. Um tesouro natural de vitaminas

A casca do limão tem até 10 vezes mais vitaminas que o próprio suco!

É realmente interessante saber que é na própria casca desta fruta medicinal onde se escondem seus melhores benefícios, que geralmente perdemos quando não consumimos esta parte preciosa ao extrair apenas seu suco.

Você quer saber quais tipo de vitaminas pode obter com a terapia do limão congelado? Estas são as mais importantes:

  • Peptina.
  • Vitamina C.
  • Flavonoides, como a tangeritina.
  • Mais de 22 compostos diferentes, capazes de frear a oxidação celular.

Leia também: 30 alimentos ricos em flavonoides para combater a ansiedade

2. Protege e reforça nosso sistema imunológico

É maravilhoso! A terapia com limão congelado pode combater muitas das doenças quotidianas às quais somos expostos, como, por exemplo, resfriados, infecções, gripes, etc.

Muitas pessoas preparam deliciosas infusões com a casca do limão para combater essas doenças. Mas é importante saber que ao cozinhá-la perdemos até 40% de suas propriedades.

Em contrapartida, se a congelarmos, conservaremos todos os seus benefícios e será mais fácil de consumir, além de ser deliciosa!

3. Limão congelado para emagrecer

Como a maioria das pessoas já sabe, o limão é uma ótima fruta para depurar o organismo. Além disso, combate a presença de lipídios que dão origem ao colesterol ruim e que se armazenam em nosso corpo na forma de gorduras.

Leia também: Dieta eficaz para combater o colesterol ruim

De acordo com a explicação dos nutricionistas, é conveniente consumir 75 gramas de limão por dia para ir perdendo peso de forma saudável, acompanhando esse consumo sempre de uma dieta adequada.

Como preparar o limão congelado?

limão congelado

Preparar sua terapia com limão congelado é tão simples que você não poderá abrir mão desse remédio natural em seu dia a dia.

Isso não apenas pelo fato de ser fácil de preparar. Mas também por seu sabor e pelos pratos originais que será possível fazer a partir dela.

Ingredientes

  • 2 limões.
  • 1 ralador.

Modo de preparo

É fácil! Basta colocar os dois limões no congelador e deixar durante um dia todo. Não tem segredo.

Algumas pessoas preferem cortá-los em duas ou três partes antes de congelar para poder ralar depois com mais facilidade. Contudo, o mais recomendável é congelar as frutas inteiras.

Como consumir os limões congelados?

limão congelado

Você pode optar por incluir o limão congelado e ralado em sua primeira refeição do dia, ou seja, no café da manhã.

Como já comentamos antes, o ideal é consumir 75 gramas de limão congelado por dia. Para isso, devemos ralar a fruta completamente para depois consumir.

De imediato, você notará a fragrância natural da fruta. Além disso, terá a oportunidade de incluí-la em seus pratos para dar um toque original e delicioso.

Veja alguns exemplos simples de como pode consumir o limão congelado:

  • Inclua 25 gramas de limão congelado ralado em um iogurte natural sem açúcar.
  • 25 gramas de limão congelado ralado em sua salada do almoço, que deve conter também espinafre, nozes, queijo fresco, pedacinhos de salmão e tomatinhos cherry.
  • Adicione limão congelado ralado a qualquer infusão fresca, como um chá verde gelado ou uma bebida natural de morango gelada, ideais para o meio da tarde.
  • O limão congelado também combina de forma excelente em qualquer salada de frutas. Assim, uma opção saborosa, por exemplo, é preparar uma porção com uma rodela de abacaxi, três morangos, meio kiwi, uma noz em pedaços e 25 gramas de limão congelado ralado por cima.

A técnica do limão congelado nos ajudará a aproveitar os benefícios da casca que geralmente jogamos fora. Lembre-se que, a partir de agora, não há mais desculpas.

Sua família e você vão dispor de uma saúde “de ferro” graças a esse remédio tão eficaz. Coloque hoje mesmo dois limões no congelador e aproveite!