4 sopas para aliviar os sintomas da gripe

· 31 de janeiro de 2015
Além do calor reconfortante das sopas, os ingredientes que incluímos podem nos ajudar a eliminar o cansaço e a mucosidade. Escolha os que mais se adaptem ao seu caso.

Quem não gosta de uma sopa quando começa a sentir os sintomas da gripe, de um resfriado ou qualquer mal-estar? As sopas são ideais para dias frios e quentes, já que se escolhermos bem os ingredientes são um verdadeiro alimento medicinal que nos fornece as vitaminas e os minerais que o corpo precisa.

Neste artigo mostramos algumas receitas para preparar sopas saudáveis e deliciosas que te ajudarão a combater os sintomas da gripe: febre, mucosidade, cansaço, fraqueza, etc..

Sopas para aliviar os sintomas da gripe

Sopa de cebola

A sopa de cebola é uma receita clássica. É servida, inclusive, em restaurantes, mas neste caso vamos prepará-la de forma leve para que o corpo a digira facilmente e nos ajude, principalmente, a eliminar a mucosidade e as toxinas saturando o organismo.

Além disso, temperaremos a sopa com uma pitada de pimenta caiena que, se a ingerimos em pequenas quantidades, também nos fornece calor e nos ajuda a desfazer e eliminar a mucosidade.

  1. Refogue uma cebola com bem pouco óleo e uma pitada de sal tampando a panela para que solte bem a água. Quando estiver macia, adicione um copo de caldo vegetal e uma pitada de pimenta caiena.
  2. Você pode bater um pouco a sopa para que fique mais cremosa.

Como curiosidade, quando você começar a ter mucosidade, se colocar meia cebola na mesa de cabeceira de noite enquanto estiver dormindo, pela manhã notará uma grande melhoria.

Leia também: Praticar esporte com gripe ou descansar?

Sopa de cebola para aliviar os sintomas da gripe

Sopa de alho, milho e algas

Esta sopa tem um sabor delicioso e é bem medicinal.

O alho é um antibiótico natural que aumenta nossas defesas.

O milho é o único cereal alcalinizante. É bem digestivo e nos ajuda a combater a acidificação que ocorre no organismo quando estamos doentes.

As algas nos fornecem muitos minerais e nos ajudam a tratar o cansaço e a fraqueza característicos da gripe. Você pode escolher entre as algas nori, wakame ou espaguete do mar, por exemplo.

  1. Refogue três dentes de alho em um pouco de óleo e adicione dois copos de caldo, duas colheres de sopa de milho e as algas.
  2. Deixe cozinhando por 45 minutos.

Sopa de aipo, cenoura e gengibre

Estes três ingredientes são bem depurativos e nos ajudarão a baixar a febre e eliminar as toxinas. Além disso, é uma sopa muito reconfortante para quando sentimos frio em todo o corpo.

  1. Corte o aipo e a cenoura em pedaços bem pequenos e coloque-os para cozinhar com um copo e meio de água e uma pitada de sal.
  2. Adicione duas rodelas de gengibre fresco ou também meia colher de chá de gengibre em pó.

Esta receita é uma sopa bem leve que você pode ir tomando ao longo do dia. Se você quiser uma sopa mais consistente, pode adicionar um pouco de arroz integral ou aveia.

Também pode te interessar: Grandes propriedades da cenoura para a saúde

Dicas de sopas para aliviar os sintomas da gripe

Sopa de tomilho e ovo

Esta receita é um antigo remédio e também uma receita tradicional da Catalunha. Lá, ela é servida nos restaurantes preparada com caldo de carne, pão e queijo.

Neste caso, não usaremos estes ingredientes, já que queremos uma receita muito leve que o corpo possa digerir com facilidade.

O tomilho tem a grande vantagem de, além de ser uma planta medicinal, também é uma planta culinária, pois dá um sabor delicioso e caseiro aos nossos pratos. No caso da gripe, o tomilho nos ajuda a aumentar as defesas. Além disso, possui propriedades antissépticas e nos ajuda a acalmar a tosse.

  1. Refogue um dente de alho e meia cebola. Se tiver, você também pode adicionar alguma hortaliça (couve, nabo, cenoura, etc.). Adicione dois copos de caldo vegetal e alguns ramos de tomilho fresco ou seco.
  2. Quando estiver tudo bem cozido, opcionalmente, você pode adicionar um ovo cru à sopa e mexer bem para que se desfaça. Isto deve ser feito somente no caso de você preferir uma sopa mais consistente e de você não se encontrar em um momento crítico da gripe.

Esta sopa é muito aromática e reconfortante. Quando você estiver bem de saúde, você pode adicionar uma torrada com queijo.

Para finalizar, essas sopas devem ser tomadas quentes.

Imagens: Cortesia de Alan Levine, Chris Campbell y lablascovegmenu